Se você é usuário do transporte público de São Paulo, eis uma boa notícia: a SPTrans, entidade que regulamenta o sistema na cidade, liberou o uso de um aplicativo que permite recarga e consulta de saldo do Bilhete Único a partir de smartphones Android equipados com NFC.

O app em questão foi desenvolvido pela Rede Ponto Certo, empresa que controla parte dos quiosques de recarga instalados na capital paulista. A ferramenta vem sendo testada há alguns meses, mas somente agora foi homologada pela SPTrans.

App para recarga de Bilhete Único

O modo de funcionamento é simples: assim que abrir o app, o usuário precisa informar seu CPF e e-mail para se identificar. Em seguida, deve aproximar o Bilhete Único da parte traseira de seu smartphone e esperar a leitura do cartão.

Se o procedimento for bem sucedido, o app mostrará o saldo do Bilhete Único e botões para recarga de vale-transporte (fornecido por empregadores a seus funcionários) e para compra de crédito. Neste último, é necessário informar o número do cartão. Normalmente, o app consegue obter esta informação automaticamente, mas há campos para que o usuário o faça caso isso não ocorra.

O passo seguinte consiste em informar o valor da recarga – mínimo de R$ 10, máximo de R$ 100. Na sequência, basta escolher o modo de pagamento. Por enquanto, somente boleto bancário está disponível, mas a Rede Ponto Certo promete liberar a opção de cartão crédito a partir de 4 de agosto, o que permitirá a obtenção dos créditos na hora (o pagamento do boleto demora pelo menos um dia para ser confirmado).

Por fim, o usuário deve fazer login no sistema da loja para concluir o pedido. Se ainda não tiver cadastro, é possível criá-lo dentro do próprio aplicativo. O boleto é exibido no app e também enviado por e-mail.

O redator do Tecnoblog Lucas Braga testou a ferramenta no último mês de maio e mostra no vídeo a seguir como o procedimento é realizado:

Infelizmente, o app não é compatível como todo e qualquer aparelho com NFC. Segundo a Rede Ponto Certo, dispositivos equipados com chips NFC da Broadcom podem não funcionar. É o caso de modelos como Nexus 4, Nexus 5, LG G2 e Galaxy S4.

Entre os smartphones com compatibilidade comprovada estão: Moto X, RAZR D3, Xperia L, Xperia ZL, Xperia SP e Galaxy S3.

O app já pode ser baixado no Google Play.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Edson Oliveira
Se não recarrega na hora não adianta nada. Falsa técnologia só se for.
André Oliveira
No meu aifone 8 funciona corretamente. Inclusive, foi possível inserir créditos infinitos
Denis Barbosa
O Galaxy A5, também não é compatível, como foi dito abaixo, logo mais, se a pontocerto não abrir os olhos, se tornará um app obsoleto.
Higor Martins
Daqui uns ANOS esse app vai falir , pq a maioria dos aparelhos estão vindo com nfc Broadcom que e mais atualizado . moto x 1 pega já o 2 não , gálax s5 pega já o s7 não . telefones atualizados podem esquecer kk
André Feliciano Vascontim
NÃO FUNCIONA no meu Moto X. Dá a mensagem: "Este modelo de celular NÃO TEM tecnologia NFC COMPATÍVEL com a leitura de Bilhete Único." COMO ASSIM? Que tecnologia NFC que o meu celular não tem que não é compatível? EDIT: Só funciona com o NFC da NPX. Depois de pesquisar melhor e entender as diferenças da tecnologia NFC (existem duas fabricantes: NPX e Broadcom) e apesar de não ter encontrado a especificação da versão do meu Moto X XT1097, concluí que é da Broadcom, por isso não funciona. Muitas pessoas estão passando pelo mesmo sem entender isso. Infelizmente não há muito o que fazer. A única forma seria a Rede Ponto Certo começar a fabricar cartões para os dois tipos de leitura NFC, porém, acredito que seja totalmente inviável.
edu.pavan
O NFC do Asus também é incompatível... Porcaria igual tudo que tem origem em estatal !
Maicol Oliveira
Além do Ponto certo, o aplicativo Moovit desenvolveu dentro do APP uma possibilidade de fazer recarga automática, sem precisar ter NFC. Veja mais detalhes no artigo: http://www.maicololiveira.com.br/recarga-de-bilhete-unico-com-o-aplicativo-moovit/
Alex Szymanski
Que porcaria de aplicativo, pois é muito restrito, boa parte de celulares simples e até mesmo, alguns intermediários não contam com tecnologia NFC, sem contar as restrições (mesmo os que já contam com essa tecnologia). Além disso, não lançaram versões para desse aplicativo para IOS (Iphone) e Windows Phone, o restringe ainda mais a utilidade desse aplicativo. Deveriam desenvolver um sistema mais simples, que te alguma forma identificasse o cartão do usuário sem a tecnologia NFC, além de lançarem versões para outras plataformas (que são a minoria, mas ainda sim, representativas).
Jullyana Alves
Moto x 2° geração reconhece o bilhete só de encostar e já direciona pró aplicativo, aí chega lá o bonito diz que é incompatível, aah faz favor! Essa sptrans tem que fazer algo para todos!
Danilo Macedo
Moto x 2014 sempre dá serviço indisponível e fecha o app
Thais Ribeiro
o meu também, uma bosta
Mayara
Verdade da incompatibilidade no moto x 2 geração.
Adilson dos Santos Luna
Moto X (2 geração) da incompatibilidade
anderson moutinho
esta porcaria não pega em tablet...
daniel ferreira mazzon
Henrique como voce fez para funcinar no seu nexus 4 .. tenho um tambem mais nao funciona de jeito nenhum
Exibir mais comentários