Dois meses depois de ter sido disponibilizado como software experimental nos canais Dev e Canary, a primeira versão de 64 bits do Chrome para Windows chegou à fase beta. A novidade está disponível para qualquer usuário que utilize as versões 7 e 8 do sistema operacional (desde que 64-bit, obviamente).

Ao contrário da versão Canary, o Chrome beta de 64 bits não pode coexistir com uma instalação de 32 bits. Em outras palavras, se você decidir testar a nova versão, deve estar ciente de que a instalação anterior será substituída, com histórico, favoritos e dados relacionados sendo transferidos à nova.

Na condição de software não finalizado, é evidente que a nova versão está mais sujeita a falhas ou instabilidades. Felizmente, os primeiros testes apontam para uma melhora significativa de desempenho em relação ao Chrome de 64 bits Canary.

Chrome para Windows

De acordo com o Google, a expectativa é a de que nova versão consiga ser até 25% mais rápida no carregamento de páginas e até 50% menos suscetível a falhas de renderização. Neste aspecto, o mérito provavelmente não caberá apenas à performance do processador, mas também ao melhor aproveitamento da memória em computadores com mais de 4 GB de RAM, por exemplo.

O Google também acredita que a versão de 64 bits do Chrome será mais segura, em parte, pela compatibilidade com o ASLR (Address Space Load Randomization) do Windows, um recurso que atribui endereços de memória aleatórios a bibliotecas, executáveis e afins, dificultando a localização destes dados para ataques ou infiltração de softwares maliciosos.

O Google não informou quando a primeira versão estável do Chrome de 64 bits será finalmente disponibilizada, mas como o desenvolvimento do navegador progrediu bastante, é provável que o lançamento aconteça ainda neste trimestre.

O Chrome beta pode ser baixado no site oficial.

 

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Magnosama
Vou experimentar, Arthur.
Arthur Estevam
Já deu uma olhada no Opera? Eu andei usando ele durante um tempo que o Chrome estava de teimosia comigo. É o meu navegador preferido após o Chrome.
Gustavo Sant'Anna
Olha, ele tem um desempenho melhor, de fato. Mas nao é algo muito perceptível a todos ainda, como é beta pode melhorar mais, irei acompanhar.
Magnosama
por essas e outras ainda insisto com ele, estou muito adaptado, o Safari no MAC, dizem, está muito melhor mas só trabalho no windows, então, não sei pra onde correr.
Joaomanoel
Eu já testei vários e não me adaptei a nenhum. O que eu mais achei bizarro é que, nos meus testes, o Firefox conseguiu ser mais pesado que ele devido às frescurinhas que ele tem.
Magnosama
pois é, e foi exatamente essa leveza e rapidez que me conquistaram, o problema é que já estou a tanto tempo com o Chrome, e tão dependente dos serviços do Google, que acabo resistindo a mudança. Mas cedo ou tarde acabo largando essa encrenca.
Pablo Alfonso
E pensar que, na sua infância, a sua promessa era de ser um navegador leve e tão rápido quanto o Firefox da época. Por alguns anos até foi mas, para mim, depois que colocaram aqueles recursos de Loja e integração com conta(s) Google... fudel tudo. =/
Magnosama
O Chrome tem se tornado muito pesado e instável, um verdadeiro trambolho... espero que esta versão corrija parte destes problemas.
Rogério
Ja arr%mba a minha memoria até 4GB, imagina isso. rç -q
Lucas
Desse jeito o Chrome vai fazer o Firefox comer poeira. E olhem que o Firefox teve a oportunidade de fazer, até tentou, mas largaram a mão. Espero que assim eles obriguem a Mozilla a fazer a versão 64bits, pois o Waterfox que é 64bits é aquém do Firefox.
celsofpinto
Alguma previsão para Mac?