foursquare-1

O Foursquare era conhecido como uma rede social de check-ins. Apesar de ainda ser sinônimo disso, é objetivo da empresa desassociar essa imagem de todo mundo. Os check-ins agora estão concentrados no Swarm, e o Foursquare passa a ser um aplicativo de busca de locais. E essa divisão ficou bem legal.

Ajudando o Foursquare a te ajudar

Tudo mudou. Desde o nome até a forma de usá-lo. Mesmo que você seja um usuário pré-existente do Foursquare, terá que passar  por um novo processo de informar ao app sobre o que você gosta. Em uma extensa lista de itens, que vão desde a Cachorro Quente até Foie Gras, o usuário irá selecionar tudo que lhe interessa e deixará de fora o que não gostar.

Os tópicos não são exclusivamente sobre comida, apesar destes serem maioria. Parques, shoppings, atividades ao ar livre e outros estão lá e você receberá sugestões de lugares que se enquadram nesse assunto, caso selecione. É possível personalizar os interesses depois e, quanto mais interesses você adicionar, mais dicas de lugares receberá.

Além das palavras-chave pré-definidas, você pode utilizar a busca para encontrar o que quiser. Numa busca por “Batata Frita”, você encontrará dicas dentro de lugares próximos que contenham o termo, por exemplo.

Encontrando lugares

A tela inicial do aplicativo é bem inteligente. Sugestões são feitas com base em horários. Estou escrevendo esse post às quatro da tarde, uma hora bem propícia para um lanche rápido em uma cafeteria. A sugestão, portanto, é de cafeterias por perto da minha localização.

foursquare-2

Se você quiser almoçar ou jantar às quatro da tarde, não tem problema: basta deslizar o menu azul para uma das opções selecionadas que lugares abertos naquele horário serão sugeridos, tudo baseado em proximidades e boas avaliações. Nesse mesmo menu azul, é possível encontrar bons lugares para compras, diversão e vida noturna.

O jogo é avaliar lugares

Na era dos check-ins, a disputa entre amigos era algo bastante levado a sério. A chegada do Swarm acabou com esse tipo de disputa: as badges viraram stickers e a prefeitura passou a ser contabilizada apenas entre seus amigos – não há um prefeito geral de um determinado local. O novo Foursquare trouxe a gamification para algo que pode ser realmente útil: quem mais avalia lugares de um mesmo tipo passa a ser considerado Expert.

foursquare-3

Para ser um Expert, no entanto, não basta sair avaliando lugares. Além do número de dicas para uma determinada categoria ou região, é contabilizado também quantas curtidas e salvamentos e salvamentos de cada uma delas. É melhor ter duas dicas com 50 likes do que ter 50 dicas com dois likes, por exemplo.

A ênfase em avaliar lugares é grande. O Foursquare se integra ao Swarm, e o aplicativo exibe todos os lugares que você fez check-in para que você possa avaliá-los. Ao contrário do Yelp, as dicas podem ser curtas e efêmeras, uma vez que é possível selecionar o espaço de tempo para que a dica seja útil. Isso é ideal para avaliar produtos sazonais, como os sanduíches comemorativos do McDonald’s para a Copa do Mundo, por exemplo.

Vale lembrar que o Foursquare é completamente colaborativo. Os locais são todos adicionados por seus usuários, e, por isso, a base de dados de lugares é muito extensa. Além das dicas, também é possível encontrar informações úteis para cada lugar, como o aceite de cartões de crédito ou disponibilidade de rede Wi-Fi.

Muito mais social

Já que os check-ins ficaram no Swarm, não há mais aquela preocupação de privacidade em que você precisa decidir se fulano poderá ver seus check-ins ou não. Portanto, o Foursquare deixou de lado o conceito de amizade e passou a integrar seguindo e seguidores, exatamente como no Twitter ou Instagram. Ao seguir um perfil, você receberá as dicas postadas por ele na aba Seguindo, dentro da opção Dicas, que nada mais é do que uma linha do tempo com todas as dicas adicionadas por quem você segue.

foursquare-4

O novo Foursquare tem de tudo para ser bem utilizado por aqui. É certo que existem opções similares – como o Yelp, que chegou no Brasil no ano passado mas não parece ser tão popular como esperavam. As informações são colaborativas, porém com um bom grau de confiabilidade. Além disso, é uma rede com uma boa quantidade de usuários ativos e que impulsionam cada vez mais o uso. Não sei vocês, mas sempre que procuro sobre um lugar utilizo o Foursquare, desde a época onde o foco era em check-ins.

O aplicativo recebeu a atualização hoje na App Store (iOS) e Google Play (Android). Isso mesmo: nada de Windows Phone por enquanto.

Receba mais sobre Foursquare na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Relacionados