Início » Celular » Galaxy Alpha é o novo smartphone ultrafino da Samsung com bordas de metal

Galaxy Alpha é o novo smartphone ultrafino da Samsung com bordas de metal

Paulo Higa Por

galaxy-alpha

Quem reclama dos smartphones de plástico da Samsung provavelmente se interessará pelo Galaxy Alpha. Anunciado oficialmente nesta quarta-feira (13), o aparelho possui um novo design com bordas metálicas chanfradas. O smartphone chega às lojas em setembro e, mesmo com design mais sofisticado, coloca o pé no freio na corrida das especificações técnicas.

Apresentado como a "evolução do design Galaxy", o Galaxy Alpha talvez agrade a quem estiver procurando um Android com design premium. Mas a carcaça não foge do que estamos acostumados em smartphones da Samsung: o botão físico de início, a grade prateada no alto-falante frontal e o acabamento texturizado na traseira mostram, de longe, que este é um smartphone feito pela sul-coreana.

galaxy-alpha-bordas

galaxy-alpha-inferior

Além das bordas metálicas chanfradas, outra característica do Galaxy Alpha é o corpo extremamente fino e leve, com 6,7 mm e 115 gramas. Isso nos leva a outro ponto: provavelmente, para economizar espaço, a Samsung precisou diminuir alguns componentes, e obviamente o mais afetado foi a bateria, que tem apenas 1.860 mAh, capacidade significativamente menor que a de outros topos de linha da marca.

galaxy-alpha-traseira

Outro ponto que destoa dos Androids caros é a tela, com tamanho de 4,7 polegadas, painel Super AMOLED e resolução de 1280x720 pixels — nada de Full HD ou Quad HD como os concorrentes, o que, pelo menos de acordo com a minha experiência, não faz a menor diferença na prática. Com isso, a definição da tela ficou em 312 pixels por polegada.

No resto, temos um conjunto padrão: chip quad-core de 2,5 GHz, 2 GB de RAM, 32 GB de armazenamento interno (sem entrada para microSD), câmera de 12 megapixels com filmagem em 4K, leitor de impressões digitais e sensor de batimentos cardíacos. Em alguns mercados, o Galaxy Alpha será lançado com processador Exynos octa-core; não se sabe qual virá para o Brasil.

Com bordas metálicas chanfradas, carcaça fina e leve, tela não muito grande e com resolução menor, bateria de pequena capacidade e ausência de entrada para cartão de memória, o Galaxy Alpha acabou me lembrando outro smartphone bastante conhecido. Mas, para evitar polêmicas antes mesmo de finalizar o texto, vou deixar que vocês mesmos façam a comparação nos comentários, se for o caso.

O Galaxy Alpha será lançado em 150 países a partir de setembro, nas cores preta, branca, dourada, prateada e azul. A data exata de lançamento e o preço sugerido para o mercado brasileiro ainda não foram divulgados pela Samsung.

Atualizado às 11h19 com informações da Samsung Brasil.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Luidy Damaceno
A Apple deve estar dando iPhones para esses caras lamber ela. #SóAcho
Henrique Lima
Quando chegara dourado no Brasil mesmo?
bernardo
Nem sempre desing é tudo
Thiago Sabaia
Copiaram o design do iPhone e deixaram o aparelho uma merda. Não tem USB 3.0, Bateria de Longa Duração, Tela Full HD....
Hiagoo
Hahahah, verdade também uso um 820, estou prestes a pegar um 930...
Antonio Neto
Gostei. Só eu que não achei parecido c/ iphone?
Allan Luiz
kkkkkkkkkkkkkk Mr. Mobilon King of Zoeira.
Renan Oliveira
Win!!
Rodrigo Cerqueira
Falei da bateria que é muito tosca. As demais specs continuam dentro do padrão dos smartphones Android.
Daniel Lopes
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk... Boa, Mobilon!!
Pokemon Fudido
Eita ... nem disfarçam mais.
Soldier
Essa bateria junto com a TouchWiz vai ser drenada em minutos
Thalles Ferreira
O cara não escreveu specs toscas, escreveu BATERIA tosca. E essa bateria HOJE é regredir em usabilidade. Vai durar menos que o S3.
Felipe Chagas
É você, Galaxy S2?
NananRe
UAU!! Com uma bateria de 1.860 mAh.....vc consegue mandar uns 3 torpedos, usar o leitor de digitais umas 2 vezes, tirar uma foto e pedir 1 pizza...
Thiago Mobilon
Isso. Posso estar te ajudando em alguma coisa, senhor?
Dante Marchi
Samsung Alpha o celular que fica em pé, ou seja um peso de mesa. (foi a mensagem que pareceu transmitir sem escutar o audio)
Alexsander Rodrigues
Vc. é dono da apple?
Theus
Primeiro iPhone com Android.
@AntonioVeras
Fazer o que né? Uso um Nokia N8 e um Lumia 820. E já anunciaram o Lumia 930 que me deixou com água na boca.
Rodrigo Gomes
Os intermediários já estão batendo de frente com meu praticamente obsoleto (para o Google) Nexus 4. Maldito mercado que né faz querer trocar algo que me atende bem...
Bruno Brito
A Nokia fez um aparelho com bordas de metal e traseira de plástico infinitamente mais bonito - e não precisou copiar ninguém. pelamor né gente... essas bordas aí são iPhone sim, doa em quem doer.
Victor
Eu nao achei parecido com o iPhone
Rafael Ocaña
Muito bonito, se a parte traseira fosse lisa e plana, seria lindo
Renan Fogaça Portocarrero
Existe uma justificativa, que pra mim é bem furada, mas que pode fazer sentido pras fabricantes. Quando há slots MicroSD, os cartões de memória tem de ser formatados em FAT32 para manter a compatibilidade com o resto do mundo. O problema é que a patente para escrever arquivos com nomes maiores que 8 caractéres em FAT32 é da M$ e eles obrigatóriamente pagam royalties por cada unidade vendida. Sem microSD, o sistema interno é formatado em Ext e não se fala em gastos :) Mas plmdd, me cobre 50 reais a mais mas me deixe usar um cartão de memória!
Olinda
www.dhermobela.com.br
Gabriel Tadeu
O que mata os celulares da Samsung é a versão zicada do Android com mil apps inúteis. Pode vir com o processador que for, ainda vai ter gargalo.
Waguneru Firuho
Na verdade o Google sempre afirmou que entrada pra cartão sd prejudicava a performance do aparelho. É por isso que os Nexus e o Moto X e G (enquanto na tutela do Google) não tinham entrada pra cartão.
Lucas Corrêa
Tá, está bem iPhone mesmo, mas ficou muito bonito.
Thiago Mobilon
Apple para Samsung: "pode ficar com o design do iPhone, vamos mudar em setembro, mesmo..."
JeronimoPW
4 mil no Brasil, 600 dólares la fora!
caio
Se a questão for um celular fino e com design legal, prefiro um v3.
Antony PS
Specs toscas? Me diz um aplicativo ou jogo que esse conjunto não rode? O problema é que todo mundo acha que tem que estar sempre com o último ultra top poderoso processador, e esquece que ainda nem tem aplicativos preparados pra isso.
Antony PS
Sério mesmo que você acha que um celular com Gingerbread ainda vai ter atualização oficial, seja de qualquer fabricante?
Luiz Romagnoli
Isso, usa quem quer. Só acho importante o usuário ter a opção.
Brunosh
É que a samsung já nem esforça para esconder a cópia aos iPhones. Tá na cara!
Paulo Higa
Provavelmente não, principalmente no Moto G, que depois ganhou uma versão com 4G e... slot para microSD! Tem aquela história de que cartão de memória é bem mais lento que a memória interna do aparelho, o que prejudica a experiência de uso — mas, no final, usa quem quer.
Isaac Dias Santana
Samsung loves Apple 4ever!
Luiz Romagnoli
Nesses casos faz bastante sentido. Fico pensando nos motivos para que Moto X, G e Nexus 5, por exemplo, também não tenham a entrada pro cartão. Mas parece que não existe uma justificativa geral, né? Obrigado pela resposta!
Paulo Higa
No caso do iPhone dá para entender, porque a Apple ganha rios de dinheiro com os aparelhos de alta capacidade — aumentar de 32 GB para 64 GB custa só uns 20 dólares para a Apple, mas 100 dólares para o consumidor (ou 400 reais no Brasil). Nesse caso específico do Galaxy Alpha (que só tem modelo de 32 GB), meu palpite é a economia de espaço. Fizeram um aparelho absurdamente fino e sacrificaram até a bateria para isso, então não duvido que tenham feito o mesmo com o slot para microSD.
Rodrigo Cerqueira
As duas primeiras imagens estão fodas! Mas aí vem a terceira e.... esse fundo tosco.. :/ Junto com a foto vem as specs e.... essa bateria tosca! :/ Se toca Samsung, Xiaomi na sua cola!
Thiago Marins
Acho que agora a samsung vai comecar a entrar numa crise de design e inovação, porque isso foi um tiro no pé, que venha os concorrentes!
Weslley Rocha
iPhone.. é vc??? Serio... A Samsung deveria parar de lançar um aparelho a cada semana (estou sendo generoso...) e começar a atualizar os que ainda estão na versão 2.3.. Aquela conversa de o Jelly Bean não funciona neles caiu quando a Google lançou o Kit Kat...
Luiz Romagnoli
Não entendo porque muitos celulares recentes não tem entrada pra cartão de memória. Por que isso? Baratear? Realmente faz tanta diferença assim? Não consigo entender.
Hudson
Bordas do iphone 5 / 5S... Quanta criatividade...