Início » Internet » Novas contas no Gmail não forçam mais a criação de perfis no Google+

Novas contas no Gmail não forçam mais a criação de perfis no Google+

Emerson Alecrim Por

Seria precipitação afirmar que o Google está se desfazendo do Google+, mas é notável que a empresa já não dá à rede social a mesma prioridade de outrora. No movimento mais recente, a empresa deixou de condicionar o acesso a alguns de serviços, com destaque para o Gmail, à criação de um perfil no Google+.

Desde o início de 2012, a inscrição em uma nova conta no Google levava, invariavelmente, à formação de um cadastro no Google+. O usuário podia não utilizá-la, mas a conta estava lá, exibindo pelo menos o seu nome.

Recentemente, no entanto, alguns usuários notaram que a associação de contas novas ao Google+ deixou de ser obrigatória. O cadastro ainda permite a criação de um perfil na rede social, mas quem não quiser tê-lo pode simplesmente clicar em "No, thanks" ou equivalente em outro idioma.

"Não, obrigado" ou "Criar seu perfil"

"Não, obrigado" ou "Criar seu perfil"

O Google implementou a mudança com o máximo de discrição. A empresa sequer liberou uma nota à imprensa, mas ao menos confirmou a alteração ao blog WordStream e a outros veículos: "atualizamos a experiência de cadastro no início de setembro", disse um porta-voz da companhia.

A desobrigação de um perfil no Google+ também vale para outros serviços, como já informado, mas alguns permanecem dependendo de uma conta na rede social para dar acesso a determinadas funcionalidades. O sistema de comentários do YouTube é um exemplo.

Mesmo assim, a sensação de perda de relevância é eminente. O primeiro sinal de que as prioridades foram repensadas surgiu em abril, quando o Google anunciou a saída de Vic Gundotra, criador do Google+. A recente alteração no cadastro só reforça esta hipótese.

E tem mais: se os rumores estiverem certos, a próxima e mais impactante mudança pode ser a transformação do álbum de fotos do Google+ em um novo serviço.

Mas perda de importância não significa importância nenhuma. O Google+ pode não ter tantos adeptos quanto o Facebook, por exemplo, mas possui uma base de usuários grande o suficiente para ser mantido.

No final das contas, o Google pode simplesmente ter percebido que adotar medidas para “forçar” a adesão de usuários não é uma estratégia das mais inteligentes.

Com informações: CNET

Mais sobre: ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Rio Peliculas
Assim fica melhor pois só faz quem quer. http://www.riopeliculas.com.br/orcamento-rio-peliculas/
Gabriel Reynard
Até que enfim hehe, era muito ruim criar um e-mail no Google e ser obrigado a ter um G+. Eu me sentia invadido toda vez que tinha que fazer isso. --- Gabriel Reynard Co-fundador do elaele http://www.elaele.com.br
Daniel Andry
Eu morro de rir desse pessoal que fala mal do G+ sem conhecer kkkkk Estão perdendo a melhor rede social do momento!
Mauro
Sinto G+ morrendo com essa ação!
robsonc
Eu já não comento no youtube há anos por conta dessa atrelação forçada. Vai continuar assim enquanto não mudar. Mas pelo nível da coisa lá, não to perdendo nada né...
Kazz
O povo não leva o G+ a sério, mas para comunidades de desenvolvedores, ele é a melhor rede social que tem, tem muitas comunidades de TI e linguagens em geral de onde saem discussões interessantíssimas (geralmente os grupos do facebook só tem pirralho pedindo como fazer um hello world).
Dereck Bolsanelo
Gosto bastante de lá também, fiz vários amigos, e foi la que notei que meus amigos offline só postam porcaria hahahaha
Sérgio Carvalho
Também gosto do Hangout, uso muito ele, principalmente pq tenho em meu PC, e se a pessoal receber a mensagem e não estiver com o celular provavelmente, vai receber no Gmail ou em outro serviço Google, também gosto das Comunidades do G+, só não gosto da maneira que ele mostra o conteúdo, acho muito confuso.
Welington Souza
Cara, também uso o Google+ dessas formas! As comunidades do Google+ são bem melhores do que os grupos do Facebook, pelos motivos já expostos pelo Wendel. E as informações ficam mais organizadas no geral, na minha opinião!
Anayran Pinheiro
Hangouts >>>>>>> fb messenger.
Wendel Schelhan
Grande parte do meu grupo principal de pessoas usa, daí não preciso instalar nenhum lixo do Facebook no meu celular.. As pessoas vem que ao usar o app do Google o celular não trava ou drena 70% da bateria e acabam vendo vantagem..
Hugo Cardoso
Qm das pessoas q vc conhece pessoalmente q usa o hangoust? Pq eu não conheço pessoalmente ninguém e olha q 100% das pessoas que eu conheço usam android.
Wendel Schelhan
Bem queria eu trabalhar no Google, já que é uma das melhores empresas para se trabalhar, mas enfim... Só usando pra ver mesmo. Você tem muito mais controle de o que aquelas pessoas são (parentes, amigos, conhecidos) e consequentemente menos lixo aparece na sua linha do tempo. As comunidades são tão boas quanto um fórum de discussão e tem alguns recursos como organização em tópicos que os grupos do Facebook não tem e por isso são uma bela zona (menos o do Tecnoblog, por conta da moderação e do próprio público-alvo). E o Hangouts dá uma surra no Facebook Messenger no sentido de integração do Android com PC..
Hugo Cardoso
Qm das pessoas q vc conhece pessoalmente usa o hangoust? Pq eu não conheço pessoalmente ninguém.
Hugo Cardoso
Huuum... A forma como eles lidam com o conteúdo... huuum as comunidades ...huuum o hangousts .... hum.....vc é funcionário do google+ ... pareceu resposta de um robô.
Wendel Schelhan
Eu entro todo dia e é muito interessante a forma que ele lida com o conteúdo. As comunidades estão lá, são muito boas e ainda tem o Hangouts...
Hugo Cardoso
eu devo ter entrado no meu google+ umas 5 vezes nesse século.