Início » Aplicativos e Software » Evernote lança versão beta de novo layout e anuncia apps para chat e notícias

Evernote lança versão beta de novo layout e anuncia apps para chat e notícias

Por
5 anos atrás

O serviço de notas online mais popular da atualidade ganhou um visual totalmente renovado em sua versão web. Sim, estou falando do Evernote. A mudança faz com que o acesso via browser funcione bem tanto em PCs quanto em dispositivos móveis. E tem mais: ferramentas de chat e recebimento de notícias estão a caminho.

Segundo Phil Libin, CEO da Evernote, a mudança de interface visa livrar o usuário das distrações que tanto afetam a produtividade. Para tanto, o serviço oferecerá um layout tão limpo e minimalista que, na primeira olhada, pode causar a impressão de que alguma coisa está faltando.

Mas não está. O menu na lateral esquerda continua lá, dando acesso às funções do serviço (atalhos, lista de notas, etiquetas e assim por diante). A diferença é que a barra ficou bem mais discreta.

Novo Evernote web

Durante a criação de uma nota, esta passa a ocupar toda a página. O menu à esquerda só aparece depois que o post estiver concluído. Para formatar um parágrafo ou uma palavra, por exemplo, basta selecionar o conteúdo para que um balão com as opções correspondentes apareça.

Novo Evernote web

Novo Evernote web

Como usuário frequente do Evernote, eu gostei das mudanças. O novo layout é mais leve e responsivo, ou seja, se adapta até mesmo a telas de smartphones, como sugerido no início do texto. Mas quem preferir a versão antiga pode utilizá-la ainda por um bom tempo: a nova versão web do serviço está em fase beta e só aparecerá se você ativá-la (uma caixa oferecendo esta opção deverá surgir quando você acessar a sua conta no navegador).

O Work Chat faz parte das outras novidades. Trata-se de um aplicativo que permitirá conversas via mensagens instantâneas e a realização de tarefas colaborativas no Evernote. Você pode, por exemplo, compartilhar uma nota e, por meio de uma foto, identificar a pessoa que a lê. Ao clicar sobre a imagem, é possível então iniciar o chat.

Por fim, o pessoal do Evernote anunciou o Context. Com o aplicativo, o usuário receberá notificações e notícias de várias fontes. The Wall Street Journal, Fast Company e LinkedIn estão entre elas.

Evernote Context

O conteúdo é oferecido automaticamente com base nas notas já existentes ou em produção. Se você estiver reunindo dados sobre o dólar, por exemplo, pode ser interessante receber notícias e outras informações a respeito de variação cambial.

Ainda não é possível testar estes serviços, mas não será preciso esperar muito: tanto o Work Chat quanto o Context deverão ser lançados até o final do ano. Haverá apps de ambos para iOS, Android e Windows.

Com informações: The Verge, CNET

Mais sobre: , ,