Início » Negócios » Chinesa Baidu compra controle do Peixe Urbano

Chinesa Baidu compra controle do Peixe Urbano

Emerson Alecrim Por

O grupo Baidu acaba de sinalizar mais uma vez que chegou ao Brasil para ficar: depois de lançar a versão brasileira de seu buscador - o mais popular da China -, a companhia adquiriu o controle do Peixe Urbano. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (9).

A intenção, obviamente, é aumentar a atuação do grupo no Brasil. O segmento de compras coletivas já não mobiliza o mercado como antes, mas a Baidu acredita que o Peixe Urbano ainda tem potencial para ajudá-la em sua expansão - o site é um dos poucos "sobreviventes" de um modelo de negócio que entrou em decadência rapidamente.

Um dos caminhos para este fim pode ser a integração do Peixe Urbano com o serviço de busca. Pelo menos é o que Johnson Hu, diretor geral de negócios globais do grupo chinês, dá a entender: "o investimento no Peixe Urbano permitirá ao Baidu acelerar seu crescimento na internet brasileira e desenvolver com maior velocidade parcerias com fornecedores de serviços que resultem em recursos avançados para nosso buscador em língua portuguesa".

Baidu + Peixe Urbano

Em seu comunicado, a Baidu informou que, mesmo se tornando o maior acionista, pretende manter o Peixe Urbano como um negócio administrado separadamente, preservando inclusive a marca e a atual equipe do serviço.

Os valores envolvidos no negócio não foram revelados. Mas, quando a versão brasileira do Baidu foi lançada, a companhia prometeu investir pelo menos R$ 120 milhões no país durante os próximos três anos. É possível que parte deste montante tenha sido direcionada à aquisição do controle do Peixe Urbano.

Apesar de o buscador ter sido lançado no Brasil em junho deste ano, a Baidu atua no país desde o último trimestre de 2013. Os primeiros produtos trazidos pela empresa são aplicativos como Hao123, Baidu Antivirus e PC Faster, todos muito criticados por serem distribuídos na forma de "crapwares" (como você, talvez por experiência própria, deve saber).

O Peixe Urbano, por sua vez, surgiu no início de 2010, e só conseguiu sobreviver ao declínio das compras coletivas por ter passado a se focar também na promoção de ofertas regionais.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

marcos_5000
Será que agora o Peixe Urbano vai vir junto com os crapwares do Baidu? O pior não é nem instalar esses negócios juntos, o pior é desinstalar.
Petter
Não, no caso que citei acima, você remove a flag para NÃO instalar o Baidu e o instalar simplesmente ignora e INSTALA o Baidu, isso não é capciosamente, isso é simplesmente mentir.
Caparroz

Sim tem a opção... Mas você já ouviu a expressão CAPCIOSAMENTE ou trocando em miúdos: "feladaputagem"? Coisa de gente ou empresa fuleira, mal caráter, faz a pessoa pensar que está aceitando o software que ela escolheu, principalmente quando está tudo em inglês!

Edenilson Caparroz
Sim tem a opção... Mas você já ouviu a expressão CAPCIOSAMENTE ou trocando em miúdos: "feladaputagem"? Coisa de gente ou empresa fuleira, mal caráter, faz a pessoa pensar que está aceitando o software que ela escolheu, principalmente quando está tudo em inglês!
Charles Buss
esses caras estao usando umas interfaces pra te fazer aceitar a instalar como se fosse a unica forma ou sem voce perceber! fui instalar um software aqui ele me pediu pra instalar o baidu se eu clicar em skip ele abre outra janela falando que se eu clicar em OK eu concordo em instalar e se eu clicar em Cancelar ele realmente cancela a instalação... qualquer um acostumado com esse padrão clicaria em OK pensando que estaria confirmando em nao instalar o Baidu mas acontece o contrario... Essa galera do Baidu por mim nao tem chance aqui no Brasil, todo dia pego maquina de cliente pedindo pra tirar essas porcarias do PC.
Petter
O UOL inventou a primeira forma de crapware quando fica enviando CD´s na década de 90...
Petter
Fera, o Izarc, durante a instalação tem a opção de não instalar o Baidu, se vc clicar em NÃO instalar o Baidu, VAI instalar da mesma forma o Baidu, HAO123 e AndroidDroid.... fala se isso é ético de ser feito!
Baidu feat MC Brinquedo

É o lusiano huque pô (era um dos maiores acionistas).

Quem sabe agora ele vai poder dar mais casas e carros em seu programa.

llllllllllll
É o lusiano huque pô (era um dos maiores acionistas). Quem sabe agora ele vai poder dar mais casas e carros em seu programa.
Baidu feat MC Brinquedo

Você já viu as artimanhas que esses programas usam pra pegar o seu 'aceite'?

llllllllllll
Você já viu as artimanhas que esses programas usam pra pegar o seu 'aceite'?
Guilherme C.
Programas do Baidu que fui contaminado (é essa a expressão mesmo) foi instalado sem minha autorização.
Keaton
Vixi, mais um site para o blacklist... embora eles já estivessem por me enviar spam de forma irritantemente continua.
Camila Vasconcellos
ai eu uso muito o peixe urbano ainda e torço pra que ele de certo ainda, espero que ele não instale a Baidu agora comprar oferta. rsrs
joaofla123
Ei, Baidu, vai tomar no $%....
Exibir mais comentários