Início » Aplicativos e Software » Google revela Android 5.0 Lollipop

Google revela Android 5.0 Lollipop

Avatar Por

Junto com o anúncio dos novos Nexus, o Google anunciou hoje a nova versão de seu sistema operacional móvel: é o Android 5.0, que, seguindo a tradição de nomes de doces, foi batizado de Lollipop.

Lollipop Forest

De acordo com o post em que fala das novidades, o Lollipop é o Android mais ambicioso até agora, com o maior número de APIs (são mais de 5 mil) e o mais customizável para o usuário.

Será possível, por exemplo, escolher as notificações que são exibidas em determinados momentos, como durante reuniões. As mais importantes são mostradas diretamente na tela de bloqueio, eliminando algumas etapas para saber o que aconteceu. E , falando em tela de bloqueio, ela poderá ser liberada também ao se aproximar de outro aparelho cadastrado ou um carro com Smart Lock, além dos tradicionais PIN, senha ou padrão desenhado.

Outra novidade é que será possível ter múltiplas contas em um único aparelho, além de um modo visitante para que suas coisas permaneçam privadas mesmo com outra pessoa mexendo no seu smartphone ou tablet. Também há melhorias no reconhecimento de voz e novas interações possíveis, facilitando mexer no dispositivo sem tocar nele.

O Lollipop também promete rodar em todos os seus aparelhos, sincronizando tudo – músicas, fotos, documentos e até buscas devem estar disponíveis em todos os seus dispositivos Android imediatamente. Essa sensação de unidade também está presente no design, que foi reformulado para que o usuário tenha uma experiência semelhante em diversas plataformas, e ganhou novas cores, mais vivas, segundo o The Verge.

A bateria também foi otimizada, com a possibilidade de ter até 90 minutos a mais de carga nos dispositivos graças às melhorias no sistema operacional.

Parte das novidades pode soar repetida para quem acompanha os lançamentos de tecnologia, como as múltiplas contas em um único dispositivo, o modo visitante ou notificações personalizadas. No entanto, isso tudo era, até agora, fruto da personalização do Android pelos fabricantes.

O Android 5.0 virá com os Nexus 6, 9 e Player assim que forem lançados. Nas próximas semanas, chegam ao Nexus 4, 5, 7, 10 e do Google Play. Sobre a chegada em outros dispositivos, ainda não há informações.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

YanGM
Claro, e isto lhe torna um doutor no assunto. O Dr. Eu-usei-um-Moto-G-e-um-Galaxy. "Foi por essas e outras que larguei o Android. Apple e Nokia são outra coisa." Porque o Google é o vilão da história. Ou você tem uma memória muito ruim e se esqueceu do incidente do Windows Phone 8. E não consegue enxergar o possível incidente do Windows 9. E também não tem capacidade de observar a obsolescência programada do iOS (iPhone velho só recebe API nova e queda no desempenho, caso não tenha percebido ainda). Se for pra procurar problemas no android pra justificar a fanboilisse, pelo menos tenha a decência de usar um Nexus
Antônio Cesar Moraes
Não falo mal do Android só por causa da Samsung, falo porque USEI dois telefones com Android - e nem eram da Sanguessuga. E também não precisa baixar o nível ou usar palavras de baixo calão apenas porque eu não concordo contigo. "Imbecil"? Olha, se eu fosse falar tudo o que eu sou a mais do que você, ficaríamos aqui até 2050. Começando pelo meu nível, que parece ser bem mais alto que o seu.
Yan Gabriel Minário
Mais um imbecil que fala mal do android pelas merdas da Samsung. Mamai não ensinou a separar o joio do trigo não?
Yan Gabriel Minário
O que foi noticiado acima não é nem a ponta do iceberg.
Antônio Cesar Moraes
Opa, confundi com o S3. Mas, ainda assim, é ridículo. O S3 tem um hardware de Moto G, mas o software parou no passado. Samsung é uma joça. Foi por essas e outras que larguei o Android. Apple e Nokia são outra coisa.
txyago
Nem deveria, Google deveria dificultar bastante a vida dessas empresas que modificam o Android. Adicionar funcionalidades é uma coisa, alterar todo o design que o Google passa séculos planejando é foda viu, sem falar na perda de performance.
abraaocaldas
Já recebeu faz tempo... acho que você que está com lag...
Douglas Santos de Arruda
Não, comento apenas no que foi noticiado acima.
Dids
Na época que o Android era ruim (quem teve algum motorola com Android 2.1 sabe como era.), eu era macaco velho nas roms. O Defy, Milestone 3 (palavras não são suficientes para descrever meu ódio por esse aparelho) e Razr foram exemplos que e não vivia com a versão de fabrica. Mas durante meu breve tempo com o Nexus 4, passei a ter uma preguiça em colocar Cyanogens da vida. Hoje não vejo muita vantagem. Da muita dor de cabeça.
Thiago
Recebeu sim: http://www.gsmarena.com/samsung_i9500_galaxy_s4-5125.php
Thiago
O G2 com Cyanogen fica um avião! Pena que perde alguns programas da LG que são bem interessantes (uso bastante o Quickmemo para tirar print da tela), além de não poder instalar a câmera para gravar 4k e filmar em câmera lenta, que só funciona em ROMs rooteadas baseadas na stock.
Marcelo
G3? Interface que a LG coloca em cima dos seus aparelhos é super modificada, mesmo sendo mais leve agora com os recentes lançamentos. Deve ser isso, cara. Já vi gente falar sobre isso.
Gabriel
O Google já deu uma data pra liberar o download ou vai ser igual à história do KitKat?
Dids
Eu tenho o G2 e minha mãe o Moto G (2014). Não se engane, a customização da LG pode ser relativamente leve, mas nada, *NADA*, bate o Android padrão. Quando usei o motorola da minha mãe, constantemente eu me obrigava a me lembrar que meu celular é melhor que o dela. É incrível como o aparelho dela é bem mais fluido que o meu.
Adriano Garcez
Eu já acho que mudou muito e, provavelmente, não irei gostar do sistema de cards. Me pareceu um bocado bagunçado.
Exibir mais comentários