WhatsApp usa criptografia de ponta a ponta para suas mensagens no Android

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 2 semanas
whatsapp-logo

A Open Whisper Systems, mais conhecida pelo aplicativo seguro de mensagens TextSecure, anunciou que fechou uma parceria com o WhatsApp para permitir que os usuários enviem mensagens criptografadas de ponta a ponta. A novidade já está disponível na versão mais recente do aplicativo do WhatsApp para Android.

A criptografia de ponta a ponta significa que apenas os usuários envolvidos na conversa terão acesso às mensagens, já que para descriptografá-las é necessário possuir uma chave particular, que somente eles possuirão. Teoricamente, nem o Facebook, nem o WhatsApp e nem o Obama podem ler suas mensagens.

De acordo com o The Verge, o WhatsApp está se baseando no código do TextSecure para implantar a criptografia. Segundo a Open Whisper Systems, as empresas trabalharam juntas nos últimos seis meses para incluir o recurso no WhatsApp — esse tempo foi necessário porque, embora a tecnologia esteja “pronta”, foi necessário adaptá-la para um serviço enorme que tem mais de 600 milhões de usuários.

Por enquanto, apenas a versão mais recente para Android do WhatsApp tem suporte a criptografia de ponta a ponta. Ainda não há previsão para que o recurso chegue ao iOS; uma versão para iOS do TextSecure foi prometida em março de 2013 e até agora não foi lançada.

Embora esta seja uma boa notícia para quem usa um dos maiores aplicativos de mensagens do mundo, os mais céticos ainda não estão satisfeitos — diferente do TextSecure, o WhatsApp possui código fechado, e não é possível verificar livremente se o aplicativo realmente está fazendo o que promete fazer.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados