Início » Internet » Firefox pode ganhar versão para iOS em breve

Firefox pode ganhar versão para iOS em breve

Por
4 anos e meio atrás

Em um evento realizado recentemente nos Estados Unidos, a Mozilla sinalizou para uma novidade há muito tempo esperada por vários usuários do iOS: uma versão do Firefox para iPhone e iPad pode, finalmente, estar a caminho.

É de se estranhar que um software disponível para os mais importantes sistemas operacionais da atualidade ainda não tenha marcado presença na plataforma móvel da Apple. A explicação está em um conjunto de exigências por parte desta última.

Essencialmente, a Apple permite que terceiros disponibilizem navegadores para o iOS, desde que estes aplicativos utilizem implementações específicas do WebKit, que é a base do Safari. Diante da impossibilidade de utilizar o seu próprio motor de renderização, a Mozilla decidiu não disponibilizar versões do Firefox para o iOS.

Firefox - iPhone

Mas esta decisão foi manifestada há mais de um ano. Neste meio tempo, muita coisa foi modificada na Mozilla (inclusive o CEO da organização), o que explica esta mudança de postura.

Ainda não é possível afirmar se a Mozilla irá mesmo utilizar alguma versão do WebKit. É muito pouco provável, mas pode ser que a organização tenha conseguido um acordo de exceção com a Apple, por exemplo.

Ao menos a Mozilla deu a entender, em seu blog, que tem mesmo intenção de levar o Firefox ao iOS, apesar de não ter fornecido detalhes técnicos, tampouco previsão de lançamento: “estamos apenas começando os experimentos, por isso, vamos atualizá-los quando tivermos mais informações para compartilhar”.

Esta não é a primeira vez que a Mozilla tenta se aventurar na plataforma móvel da Apple. Em 2010, a organização lançou o Firefox Home, um app de sincronização de abas, favoritos e históricos entre o Firefox para desktop e o Safari para iOS. O projeto foi descontinuado dois anos depois.

Com informações: TechCrunch

Mais sobre: , , ,
Participe das conversas do Tecnoblog

Leia o post inteiro antes de comentar
e seja legal com seus amiguinhos.

Carregar Comentários Conheça nossa política de comentários aqui.