Handwriting Input é o nome do app para Android que o Google lançou nesta quarta-feira (15). Trata-se de uma ferramenta de reconhecimento de escrita à mão que aparece como uma alternativa aos teclados virtuais disponíveis para a plataforma.

Com a novidade, você pode escrever na tela do dispositivo usando a ponta do dedo ou, de preferência, uma stylus. O Google Handwriting Input reconhece a escrita quase que instantaneamente e converte as palavras em texto digital, não importa se a inserção for feita com caligrafia cursiva ou letra de forma.

Quando o app for executado pela primeira vez, você será instruído a baixar os pacotes dos idiomas utilizados. Depois, é só começar a usar. Talvez você tenha que definir o Handwriting Input como padrão nas configurações do Android para usá-lo nos aplicativos que não permitem escolher o método de entrada.

Nos testes que fiz para este post, o Handwriting Input reconheceu corretamente quase todas as palavras – em torno de 90%, eu diria (o que é muita coisa se considerarmos que a minha letra é de causar inveja em médicos).

A função de reconhecimento também funciona com símbolos. Se você desenhar um coração, por exemplo, verá várias opções de emojis correspondentes.

O Google oferece ainda a opção de reconhecimento online. Para ativá-la, basta clicar no botão com símbolo de nuvem na barra inferior do aplicativo. Ao fazê-lo, o Handwriting Input passa a utilizar os servidores do Google para reconhecer a escrita. A companhia ressalta que a ativação do modo ajuda no aperfeiçoamento da tecnologia.

Handwriting Input

Esse lançamento deve ajudar usuários que não se dão bem com os teclados virtuais convencionais, ainda que a escrita à mão tenha as suas limitações – é pouco prático usar a mesma mão para escrever e segurar o aparelho, por exemplo.

Mas os maiores simpatizantes da ferramenta devem ser os usuários de línguas que não utilizam o alfabeto latino. É o caso dos japoneses e dos chineses.

O Handwriting Input já está disponível no Google Play. O app funciona tanto com tablets quanto com smartphones, desde que o dispositivo rode o Android 4.0.3 ou superior.

Com informações: Android Central

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados