Depois do sucesso do How-old.net, site que tenta adivinhar a sua idade a partir de fotos, a Microsoft disponibilizou mais um experimento com potencial para se tornar viral: o TwinsOrNot.net, que compara imagens de duas pessoas para saber quão “gêmeas” elas são.

Katy Perry e Zooey Deschanel

Katy Perry e Zooey Deschanel: 98% gêmeas

O funcionamento é simples. Basta entrar no TwinsOrNot.net, clicar no único botão que tem ali e fazer upload de duas imagens. Você pode entrar no site para saber qual o seu nível de semelhança com um artista, por exemplo. Ou então para comparar fotos de famosos e brincar de “separados no nascimento”.

O TwinsOrNot.net parece ser mais preciso que o How-old.net. Nos testes que fiz, o site apontou índices de semelhança baixos entre pessoas com características físicas muito diferentes e porcentagens altas para indivíduos realmente parecidos.

Katy Perry e Zooey Deschanel, por exemplo, registraram índice de semelhança de 98%. As atrizes inglesas Megan Prescott e Kathryn Prescott tiveram 100%. Luciano Huck e Rogério Ceni, 89%. Para Will Smith e Jackie Chan o site deu 15%.

Megan Prescott e Kathryn Prescott

Megan Prescott e Kathryn Prescott

Rogério Ceni e Luciano Huck

Rogério Ceni e Luciano Huck

Will Smith e Jackie Chan: 15% de semelhança

Will Smith e Jackie Chan

Coerente, não? Talvez 98% seja exagero para Katy Perry e Zooey Deschanel, mas é inegável que elas são muito parecidas. Para Megan Prescott e Kathryn Prescott o TwinsOrNot.net foi certeiro: elas são gêmeas, de fato.

Como você deve ter imaginado, a precisão depende de vários fatores: resolução da foto, tonalidades, distância e por aí vai. Como o TwinsOrNot.net utiliza conceitos de aprendizagem de máquina, o site deve apresentar mais acertos à medida que é usado.

Mas, no final das contas, a intenção da Microsoft nem é essa. O TwinsOrNot.net foi criado por Mat Velloso, desenvolvedor da companhia, para mostrar como é fácil (para quem já é da área, é claro) criar aplicações usando a plataforma para serviços nas nuvens Azure.

Em seu blog, Velloso explicou que, após se inscrever na plataforma e obter uma chave para APIs de reconhecimento de faces do Project Oxford (conjunto de APIs da Microsoft baseado em aprendizagem de máquina), levou apenas quatro horas para tornar o TwinsOrNot.net funcional.

Com informações: Neowin

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Flavinha 76%
eai acharam parecida comigo ? bom o site dis q sim !!! 100 % :O
Rafael Santana de Brito
pensei que fosse assim
Marcvs Antonivs
Eu e George Clooney somos definitivamente parentes. Eu já sabia disso…
Matth

Sim, assim como o 'How Old' já havia previsto que o 'problema' seriam questões de copyrights principalmente (assim como questões relevantes a privacidade). Acho que tudo poderia ser resolvido com um claro - e de preferência resumido ToS.
Existem outros sites que incluem tal ferramenta, eis o motivo o qual citei que seria ideal se este também o fizesse (até por que claramente é uma das primeiras ideias que surge na cabeça de alguém que ouve falar da proposta do site - além de claro, ser a mais legal!).

Matthews Barbosa
Sim, assim como o 'How Old' já havia previsto que o 'problema' seriam questões de copyrights principalmente (assim como questões relevantes a privacidade). Acho que tudo poderia ser resolvido com um claro - e de preferência resumido ToS. Existem outros sites que incluem tal ferramenta, eis o motivo o qual citei que seria ideal se este também o fizesse (até por que claramente é uma das primeiras ideias que surge na cabeça de alguém que ouve falar da proposta do site - além de claro, ser a mais legal!).
Pedro

Não pode ser.

Pedro Santiago
Não pode ser.
Mat Velloso
Olá. A API tem esse recurso mas como foi dito, existem implicações como privacidade, direitos autorais das fotos, etc. Estamos tentando encontrar uma forma de oferecer mais features como essa sem causar nenhum problema. Fique atendo que vamos fazer melhorias no site. Obrigado :)
Bruno Vieira
O problema nisso seria que o site guardaria as fotos numa base de dados, e isso desencorajaria muitos usuários em potencial. E os websites que a Microsoft tá criando agora são mais pra mostrar pra todo mundo o quanto avançada está a API de reconhecimento facial e de objetos deles.
R0gério
Quando li o título da matéria, imaginei que teria essa função.
¯\_(ツ)_/¯

Verdader seria muito legal.

TiagoDJ7
Verdader seria muito legal.
¯\_(ツ)_/¯

Até que fim. O de idadei diziar que tinha 46 anos. Esse acertou.

TiagoDJ7
Até que fim. O de idadei diziar que tinha 46 anos. Esse acertou.
Luis Henrique Torres
Depois do fiasco daquele da idade nem quero testar esse. Capaz de falar que sou parecido com o Ronaldinho Gaúcho.
Exibir mais comentários