Firefox chega ao iPhone e iPad como alternativa para navegar na web

Lucas Braga
Por
• Atualizado há 2 semanas
firefox-ios

Diferente do Android, o iOS é uma plataforma na qual os usuários possuem dificuldade para encontrar navegadores web de terceiros. Há algum tempo, o Google lançou o Chrome, a Opera disponibilizou Opera Mini e, juntamente com o Safari, esses eram os principais navegadores disponíveis na App Store. Agora é a vez do Firefox, que finalmente ganhou uma versão para iOS.

Disponível para iPhone e iPad, o Firefox promete ser uma alternativa interessante. A interface não foge muito do que se espera de um navegador, mas é bem eficiente, principalmente quanto à alternância entre as abas abertas. Um dos pontos chaves é a sugestão de busca em múltiplos serviços, podendo usar o Google, Bing, Yahoo, Twitter e Wikipedia para encontrar resultados. Também está presente a navegação privada, mas apenas para quem utiliza dispositivos com iOS 9 ou superior.

Embora o iOS não permita que você defina aplicativos padrão, o Firefox conseguiu “driblar” isso ao incluir o ícone do navegador na folha de compartilhamentos. Ou seja, você pode abrir um link a partir de qualquer aplicativo que permita o compartilhamento do endereço por outros aplicativos. Embora isso não seja muito prático, pode-se dizer que a gambiarra funciona.

Na plataforma móvel da Apple, o Firefox utiliza o motor WebKit, que é o padrão do sistema operacional e se opõe ao padrão Gecko, presente na versão para desktop do panda-vermelho. Na prática, não existe muita diferença de performance entre o Chrome e o Firefox — por restrições da Apple, o motor de renderização não possui acesso direto ao processador, algo que coloca o Safari em vantagem.

O Firefox pode ser útil para quem já o utiliza no ambiente desktop e quer manter suas abas, favoritos e histórico de navegação sincronizados, mas quem quer prefere um desempenho melhor deve continuar optando pelo Safari. O aplicativo é gratuito e já está disponível na App Store.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Relacionados