Início » Aplicativos e Software » Moto X Style e Moto X de 2ª geração começam a receber o Android 6.0 Marshmallow

Moto X Style e Moto X de 2ª geração começam a receber o Android 6.0 Marshmallow

Atualização chegará aos dois dispositivos por etapas, ao longo das próximas semanas

Jean Prado Por

Se você tem um Moto X Style ou um Moto X de 2ª geração, já pode comemorar: David Schuster, que comanda as atualizações de software na Motorola, anunciou nesta quinta-feira (12) que esses dois dispositivos receberão o update para o Android 6.0 Marshmallow por etapas aqui no Brasil, durante as próximas semanas.

Ainda segundo Schuster, a Motorola já iniciou o processo de atualização para dispositivos seletos e, se você estiver com sorte, não precisará esperar muito para testar o Marshmallow no seu smartphone. Até agora, nenhum dispositivo da empresa recebeu update para o Android 6.0 ao redor do mundo; o Brasil e a Índia foram priorizados.

motorola-play-style-abre-alt

Há alguns meses, a fabricante havia anunciado a lista completa de smartphones que terão atualização para o Marshmallow. São estes:

  • Moto X Play;
  • Moto G (3ª geração);
  • Moto G (2ª geração);
  • Moto G (2ª geração com 4G);
  • Moto Maxx.

Outros dispositivos ficaram de fora, como o Moto X e Moto G de 1ª geração, assim como o Moto E de 2ª geração, que foi lançado este ano.

Dentre as novidades do Marshmallow, há a opção de expandir a memória interna do dispositivo. Isto é, caso você use o Moto X Style e tenha um cartão microSD, será possível usar o cartão como parte da memória interna, armazenando aplicativos e jogos em mais alguns gigas de memória. Se você fizer a atualização já com um cartão inserido, ele não será integrado à memória. Mas essa página ensina como fazer a integração.

Outra novidade é o modo Doze, que reconhece quando o dispositivo está descansando e faz o smartphone “dormir” para não gastar muita bateria em standby. Também foi implementado um novo sistema de permissões para evitar que o usuário aceite alguma permissão suspeita sem ler (isso também adiciona uns pontos na segurança).

Now on Tap

A atualização também inclui o Now on Tap. Com essa função, o Google Now exibe uma informação contextual que se relaciona com o que você está vendo. Por exemplo: você está ouvindo Twenty One Pilots no Spotify e pergunta para o Google “quem é o cantor principal?”, sem explicitar a banda. A resposta vem logo a seguir: Tyler Joseph.

Outro destaque do Marshmallow é o backup automático dos aplicativos para o Google Drive e, por conta disso, remove o aplicativo Motorola Migrate, que faz basicamente a mesma coisa. A fabricante também decidiu não incluir o Moto Connect, serviço de espelhar SMS para o Chrome, alegando que ele era pouco usado.

Atualizações menores, como melhorias no compartilhamento, controles de volume e Android Pay também chegarão para todos os dispositivos listados acima. Para conferir a lista completa de novidades do Android 6.0 Marshmallow, é só clicar aqui.

Instruções de atualização

Se você ainda não teve sorte de receber o Marshmallow automaticamente, não se preocupe: é possível forçar a atualização oficial. Como o update por OTA (over-the-air) basicamente baixa um arquivo no seu dispositivo e faz a atualização, alguns usuários extraíram a versão final e disponibilizaram na internet.

atualizacao-moto-x

Vale notar que as instruções abaixo valem apenas para o Moto X de 2ª geração, uma vez que o arquivo do Moto X Style ainda não foi extraído (algumas pessoas já receberam a atualização, no entanto). Este post será atualizado quando o arquivo de atualização do Moto X Style for disponibilizado.

Importante: nem todos os modelos do Moto X de 2ª geração podem fazer a atualização por este método. Ele deve se encaixar dentro desses requisitos:

  • Ter um software retail (ou seja, sem vínculo com operadoras). Para descobrir se você pode atualizar, basta ir em Configurações > Sobre o telefone. Sua versão do sistema deve terminar com “en.BR.retbr”.
  • Ter feito a última atualização do Android, que é aversão 5.1 com correção para o Stagefright. Assim, o campo “Número da versão” em “Sobre o telefone” deve exibir “LPE23.32-14.2”. Se a sua for “LPE23.32-13”, deverá fazer esta atualização antes.
  • Estar com a bateria devidamente carregada (acima de 50% pelo menos) e deixar o celular na tomada durante a atualização.
  • Não ter root ou alguma modificação no sistema, como recovery modificado.

Caso você se encaixe em todos os requisitos, já é possível atualizar. É só fazer o download deste arquivo e seguir os passos abaixo:

  1. Transfira o arquivo na extensão *.zip para a raiz da memória interna do seu dispositivo. É importante que ele não seja extraído nem colocado dentro de uma pasta;
  2. Vá em Configurações > Sobre o telefone > Atualização do Sistema para checar por atualizações;
  3. Se tudo der certo, aparecerá um aviso semelhante à imagem acima e é só confirmar para começar a atualização;
  4. Agora é só  esperar. E esperar mesmo. Até a tela inicial ficar acessível, o processo demorou uma hora para mim.

Se você não conseguiu passar do item 2, não se preocupe. Também é possível fazer a atualização manualmente, aplicando o *.zip pelo menu recovery. Abaixo estão as instruções (obrigado, Moto X Brasil!).

  1. Transfira o arquivo na extensão *.zip para a raiz da memória interna do seu dispositivo. É importante que ele não seja extraído nem colocado dentro de uma pasta;
  2. Desligue o seu dispositivo;
  3. Pressione o botão de diminuir o volume mais o botão power durante cinco segundos;
  4. Essa é a tela de fastboot. Pressione o botão de diminuir o volume até chegar na opção Recovery e aperte o botão de volume para cima para confirmar;
  5. Não se assuste se você se deparar com o boneco do Android. É só pressionar o botão de energia e depois tocar no botão de volume para cima para aparecer o menu de atualização;
  6. Selecione a opção Install zip from sdcard, procure pelo arquivo Blur_Version.24.11.18.victara_retbr.retbr.en.BR.zip e confirme usando o botão de ligar;
  7. Quando a atualização terminar, é só selecionar a opção Reboot system now.

Se tudo deu certo, seu Moto X de 2ª geração já deve estar rodando o Android 6.0 Marshmallow sem maiores problemas.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

KATIA REGINA

meu aparelho é moto G (2º geração) mas tenho dúvidas pq toda hora aparece dizendo que tem uma nova atualização, porém o android já está em 6.0, e a versão do sistema é 24.41.34, qdo clico pra atualizar e fazer o download, dá erro e trava meu aparelho, alguém pode me ajudar a identificar o que está acontecendo.

KATIA REGINA
meu aparelho é moto G (2º geração) mas tenho dúvidas pq toda hora aparece dizendo que tem uma nova atualização, porém o android já está em 6.0, e a versão do sistema é 24.41.34, qdo clico pra atualizar e fazer o download, dá erro e trava meu aparelho, alguém pode me ajudar a identificar o que está acontecendo.
Marcus Soares

Algum meio de fazer o mesmo com o Moto Maxx? Recebi a msg de atualização hj, mas no meio do processo de download eu cancelei sem querer. Aí agr qnd vou checar por atualizações aparece q não há.

Mikael Espínola

Pessoal. Estou pra comprar um Moto X 2014 pela Oi, e no post disse que não poderá atualizar pro Android M caso o aparelho tenha vínculos com alguma operadora. Ou seja, não vou ter o 6.0 por conta disso? Me expliquem isso por favor. Desde já, agradeço.

Hendrix
moto x primeira geração tem como receber essa versão?
Alvaro Souza
Olá amigos, há mais ou menos 4 semanas baixei a versão do android 6.0 e notei que a partir de então o meu aparelho Moto G XT1069 c/ TV, passou a ficar mais lento ao inicializar, perder a carga de bateria com mais rapidez e não abre mais nenhum video, nem os novos que recebo, nem os antigos que fiz com a própria câmera dele. O que posso e devo fazer para normalizar meu aparelho????
Fábio
O moto x2 é um aparelho muito potente... n vai sofrer danos com a atualização.
Márcio

Pela lógica ele pararia no 6.0 msm... Mas será que a moto faria isso? Ele aguenta o trampo tranquilo. Acabei de comprar o meu... Tava doido pelo Android N.

Pablo Schmidt
Não baixem! Meu moto g2 deu pau por causa desse download ai!, não baixem, agora ele tá travado na tela de reboot, e não é nada de "nenhum comando" ele NÃO SAI MAIS DA TELA DE REBOOT!
Raffa EL Oliveira
tenho um moto x play e atualizei o meu ontem .. e hoje meu aparelho n quer carregar mais somente mantém a carga ..troquei tomadas testei outros carregadores e nada ... acredito que tenha sido por causa dessa merda de atualização !!!! foi a primeira e a ultima que atualize meu android !!!!!
christ dias
Galera tenho moto x play e ele está na versão 5.1 Como faço para que ele atualize para o 6.0 Vou em configurações> sobre o telefone> atualização do sistema mais fala que meu dispositivo já está atualizado mais não aparece pra vir pró 6.0
Daíza Lacerda
Mal recebi o Moto X Play e a primeira coisa que fiz foram as atualizações. Porém, houve uma demora descomunal nas recargas (mais de quatro horas para uma carga completa!), totalmente oposta ao que vem sendo prometido para o aparelho. Como não testei antes do update, esse pode ter sido um efeito colateral da atualização para o Android 6 ou deve ser defeito mesmo? Alguém teve esse problema?
Thiago Xavier
Meu moto x play apareceu uma atualização, nessa terça feira dia 05, para versão 6.0, então realizei a atualização do software, porém algumas coisas não está funcionando , tipo: Ao mecher o celular não abre a câmera, As notificações não aparecem, O botao 0 no meio do aparelho não funciona, Isso que não testei tudo, não sei o que fazer, já procurei em vários site para arrumar aessa situação, o que posso fazer pra arrumar isso alguém pode me ajudar? Será que consigo colocar o sistema anterior? Meu email para resposta é [email protected], Fico no aguardo de uma solução. Grato Att, Thiago xavier
Marcos Mello
po mano o meu ta lento pakas to quase dando um reset de fabrica
Wesley Renato Stifller
o meu moto g3 atualizei hoje e parou de carregar, bugou geral, e agora acabou a bateria nem liga mais, oque eu faço ? apareceu que tinha uma att ai fui atualizar tava carregando e quando ja estava instalando as atualizaçoes 130/100(e pocos nao lembro ao certo) eu tirei da tomada que precisava sair, ligou o celular e apareceu que ainda estava carregando, depois disso nao carregou mais, OQUE EU FAÇO ?
Exibir mais comentários