Início » Antivírus e Segurança » O Linux da Coreia do Norte é meio paranoico

O Linux da Coreia do Norte é meio paranoico

RedStar OS é a distribuição usada nos computadores norte-coreanos

Paulo Higa Por

A distribuição Linux usada nos computadores da Coreia do Norte parece refletir bem o regime totalitário do país. O RedStar OS, que possui uma interface imitando o OS X, tem uma penca de modificações para tornar o sistema operacional mais seguro e permitir que o governo controle as informações que saem do país.

Em julho, pesquisadores de segurança descobriram que o RedStar OS coloca automaticamente um serial (baseado no hardware da máquina) em arquivos que entram em contato com o sistema operacional — eles não precisam ter sido abertos pelo usuário. Isso vale para documentos do Word e fotos em JPEG, por exemplo. Dessa forma, um norte-coreano que tentar enviar um arquivo para fora do país pode ser descoberto pelo governo.

redstar-os

Neste domingo (27), os pesquisadores Florian Grunow e Niklaus Schiess fizeram uma apresentação, detalhada pelo Motherboard, explicando algumas partes obscuras do RedStar OS. A distribuição tem como base o Fedora 11 (lançado em 2009) e roda sobre uma versão antiga do kernel Linux, de quatro anos atrás. Tudo é modificado, inclusive o navegador, que é baseado no Firefox, mas se chama Naenara e só acessa a intranet do país, a Kwangmyong (que não tem Facebook nem Twitter, claro).

Há um programinha escondido no RedStar OS que possui uma lista com os hashes MD5 dos arquivos do sistema. Assim que ele detecta alguma alteração, a máquina é imediatamente reiniciada. Dependendo do arquivo, o computador fica ligando e desligando em loop infinito, então nem tente fazer alterações no sistema (que, até onde sei, deveria ser de código aberto).

redstar-kcna

Até a criptografia do RedStar OS é única: para manter os dados protegidos, os norte-coreanos se baseiam em algoritmos conhecidos (como o AES) e fazem pequenas modificações para criar uma especificação personalizada para a Coreia do Norte — afinal, o AES também é usado pelo governo dos Estados Unidos, e a gente sabe que eles não se dão muito bem com os norte-americanos.

O Linux da Coreia do Norte possui ainda um firewall pré-instalado e até um antivírus próprio (?) com interface gráfica, mas não foi possível descobrir que tipo de malware é bloqueado pelo antivírus (ou não é bloqueado) porque os servidores que hospedam as vacinas só podem ser acessados de dentro da Coreia do Norte.

Se estiver interessado em descobrir mais, é possível baixar o RedStar OS 3.0 nesta página. Só não conecte nenhum pendrive ao computador e evite acessar a rede enquanto estiver utilizando o sistema. Isso se você conseguir usá-lo, claro, já que o RedStar OS só está disponível em coreano.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Bruno Rocha Pessoa
Só tem louco defendendo ditadura comunista
Tiago Celestino
Encomendei o meu já - http://www.amazon.com.br/Fuga-do-campo-Blaine-Harden-ebook/dp/B009M85J66/ref=sr_1_1?ie=UTF8&qid=1452083687&sr=8-1&keywords=fuga+do+campo+14
Tiago Celestino
Deixei de ler o MeioBit muito tempo atrás por causa de boçalidade de muitos.
Pedra Pomes do Amor
Hahaha, não, sem polarizar aqui. um ser não implica no outro não ser. :)
Keaton
"alguns". aahh... ok. O principal problema do Meio Bit são certos editores tóxicos (no plural) que tinham/tem atidudes lastimaveis, principalmente na sessão de comentários. (Não são todos, mas também não era apenas aquele certo attention whore travestido de editor.) A toxidade existente no Meio Bit é uma coisa totalmente desnecessária, que não deveria existir. Porém o Meio Bit incentivava esse tipo de coisa. A sessão de comentários tinha virado um poço de imbecilidade sem limite. Eu não preciso, nem quero, frequentar sites que gostem de discussões daquele nivel. O que é uma pena, tinha alguns escritores bons: Fabiane, Gilson e Dori, por exemplo. Tinha alguns com futuro, mas que a toxicidade acabou meio que afundando.... o Yeltsin por exemplo. (Lembro que eu também o criticava, mas também dava para ver que ele tinha futuro. Mas o que o Meio Bit fez? Avacalharam ele até o ultimo e ele acabou por desistir.) Também tinha editores sérios como o Faoro, Luiz Eduardo, Laguna e o Bicalho. (Acho que desses, só o Laguna que continua lá.)
Lissandro
tirando o tom um tanto infantil de alguns textos, não é diferente do Tecnoblog
Keaton
Ah... o que faz do Tecnoblog... petralhablog? Perae... isso não tem a menor lógica.
Keaton
Me recuso a ler a ler qualquer coisa que seja escrito pela turma do Meio Bit. (o Dori Prata e o Gilson Lorenti eram os dois unicos que prestavam lá.)
corvolino
"então nem tente fazer alterações no sistema (que, até onde sei, deveria ser de código aberto)." Ninguém reclama do Google quando ele faz isso né? ps: Não estou defendendo a Coreia, antes um um acéfalo venha falar chorume.
Pedra Pomes do Amor
Vulgo CoxinhaBit
Geraldo Lopes
. Sabe nada... inocente!!! .
Lissandro
"piadinha" do meio bit http://meiobit.com/333837/red-star-os-sistema-operacional-oficial-da-coreia-do-norte-monitora-dados-sensiveis-dos-usuarios-privacidade-zero/ ps.: não sei o que deu aqui, cada palavra que eu digitava aparecia um comentário novo
Lissandro
Cara, você não está no Meio Bit
Lissandro
http://meiobit.com/333837/red-star-os-sistema-operacional-oficial-da-coreia-do-norte-monitora-dados-sensiveis-dos-usuarios-privacidade-zero/
André Machado
A quem estiver interessado, há um site chamado North Korea Tech que retrata - sei lá como - como é o cotidiano tecnológico daquele país. É interessante. www . northkoreatech . org
brunocabral
Melhor??? Não quero nem imaginar como deve ser a pior!!!
leoleonardo85
Instalando no meu computador aqui no HUE eu terei acesso a essa rede fechada do governo Norte Coreano?
leoleonardo85
Na verdade é bem fácil achar textos assim na Internet, é difícil sair do país, mas alguns poucos conseguem.
Keaton
Melhor Coreia? Achei que essa era a do Sul...
Keaton
Seria interessante, mas pelo que tentaram o sistema reinicia na primeira detecção de modificação dos arquivos do sistema.
BassVix
Vai é para o povão que vota, não é para o Tecnoblog. ;)
Raphael Ribeiro Silva®
Flango....?
Thiago
Ops! Você errou a página! Aqui não é o G1... Apaga que eu acho que ninguém viu seu comentário além de mim... Vou me esforçar e esquecer aqui rapidão!
Diego Modolo Ribeiro
Se puder leia um livro chamado "Fuga do campo 14", vai te dar uma noção do que passa um norte-coreano ao entrar em contato com o restante do mundo. Vale muito a pena, é uma ótima leitura.
Comediante
Pois é. Uma nação inteira desprovida de "apt-get update" mas diz que tem bombas capazes de destruir o imperialismo norte-americano. "Drogas, parei. Agora sou ditador no lugar do papai." - kin. Sobre o experimento, seria o live action do Mito da Caverna de Platão haha.
Comediante
Natural cara. Você acha que a Melhor Coreia usaria sistema proprietário dos imperialistas e monstros do mundo mau além-fronteiras?
BassVix
Vai votando no PT, vai....
Carlos Pacheco
Isso é tenso :
Vagner "Ligeiro" Abreu
Sim, é mesmo complicado falar sobre isso. Mas minha desconfiança é que parte da população faz parte do exército, meio que vira um "big brother" da forma mais pura, já que todos lá são fiscais de todos. Pelo que tinha lido em uma matéria, o serviço militar lá é obrigatório, e parte dos 15 anos de idade.
Carlos Pacheco
Ih, até o hardware os caras copiaram!!! huehuehuehue
Carlos Pacheco
Todos os que são contrários ao regime são isolados (são presos, assassinados ou levados para campos de trabalho escravo). Estes dados você encontra com depoimentos de pessoas que fugiram do país, pois, oficialmente não temos nada (acho que esse vídeo fala alguma coisa https://www.youtube.com/watch?v=ufhKWfPSQOw :)... Eles não temem perder o território, temem pela vida mesmo... Lá, o líder supremo foi reeleito com 100% de aprovação. Quem vai encarar a faca? É um debate complicado... :
Carlos Pacheco
Sabe o que esse coreano vai dizer? "Sei que sou pobre". E não estou defendendo a Coreia do Norte... Deixei um documentário neste post, você assiste aí, se achar interessante. Nele mostra uma moça brincando com um tablet e um guia brincando com um Zune (se não me falhe a memória). Vai responder sua dúvida. Nós não levamos a sério este país... Representam um perigo, para nós e eles mesmos. https://www.youtube.com/watch?v=oULO3i5Xra0
brunocabral
Não é o meu não! Se for pra usar Linux, eu já o uso aqui no ocidente desde 2005.
brunocabral
Deus me livre! Quero a Coreia bem longe de mim, e do Linux também. Já bastam uns sem noção pra queimar o filme do Linux, agora essa???
flammerdrox
Higa esqueceu que o nome certo é A VERDADEIRA Coreia, a outra é a FALSA Coreia, assim é o termo certo, já caiu esse lance de Norte e Sul. Vida longa ao Supremo líder universal Kim Jong-Un e seu conselheiro Dennis Rodman.
Vagner "Ligeiro" Abreu
Eu tenho uma teoria mental. Na verdade, imagino que os próprios norte-coreanos saibam mais ou menos o que ocorre no "ocidente". Lembremos que há de alguma forma fugitivos do sistema, o turismo hoje é semi-aberto por lá, além do fato de que há alguns ativistas tentando fazer mudanças na cultura norte-coreana. E há norte coreanos que já estão no "Mundo democrático". Vide esta história por exemplo: http://www.gazetadopovo.com.br/mundo/centro-ensina-refugiados-norte-coreanos-a-viver-no-capitalismo-do-sul-eahse6wpv7f8rnrops4qflxe6 (ou pesquise por "refugiados norte-coreanos" no seu buscador favorito). O que imagino que acontece são as seguintes condições: - O "Eterno presidente" deles na verdade é uma fachada. Quem dá as cartas é o exército. - Não sei de números, mas suspeito que grande parte da população é anexada ao exército, fora a população também ser dependente totalmente do governo - é este que regula e provê quase tudo aos cidadãos. - A população teme perder seu país para a Coréia do Sul ou para o Ocidente, isso provavelmente é algo enraizado já na cultura. Ou temem que em caso de aceite de um novo sistema democrático, percam seu conforto atual. - Voltando ao que falei na primeira suspeita, imagino que em caso de uma revolta popular para destituir o "eterno presidente", isso teria problemas sociais gravissimos. O exército iria reagir com violência, restando apenas o próprio exército como cidadãos do país, sem mais populares que não sejam militares. A exceção pode ser dada se o próprio exército se rebelar com o sistema criado por eles.
Alisson Silva
Pois é, poder falar mal do presidente talvez surpreenderia mais do que um iPhone.
Supersonic
Eles já tem smartphones com 3g mas acessa somente a intranet deles, obviamente não dá para falar coisas negativas do "líder".
Rafael Schueng
"Já na do sul eles fazem o melhor S.O DO MUNDO !!!" -- Narrador da Hyundai naquele comercial pega trouxa(Sim pega trouxa, porque um Hyundai nunca será uma BMW).
Lucas Corrêa
Viver na Coreia do Norte é o sonho de qualquer nerd.
Leonardo Caldas
Também ficaria curioso em ver isso... Mas convenhamos que o uso de um iPhone em 2015 não chegaria a ser o ápice de uso de tecnologia que o nosso norte-coreano poderia fazer, né. ;)
Leonardo Caldas
Não deixa de ser irônico o fato de que o download de um arquivo como este seja feito de um site chamado "Opening up North Korea". :)
Comediante
Esse Linux é tão modificado que se rodar o comando "sudo pstl -flng" sai um pastel de flango do drive de disquete.
Comediante
Nah.... Linux com cara de iOS é melhor baixar logo o ElementaryOS.
Comediante
Na Melhor Coreia todo ano é O Ano Do Linux!
Alisson Silva
A Coreia do Norte só está nesta situação de hoje por causa dos anos de isolamento. Criou-se na sociedade de lá uma visão de mundo que não existe, onde a Coreia do Norte é a maior Nação do mundo, onde o bizarro líder coreano é um semideus e onde o que há de mais moderno na tecnologia é um Linux de 2011. São algumas gerações perdidas, que morrerão sem saber como é o mundo real. Queria ver um experimento em que um norte coreano fosse apresentado pela primeira vez às maravilhas da democracia e do mundo moderno, onde, através de um iPhone ele escrevesse coisas negativas sobre o presidente.
Raphael Ribeiro Silva®
Kkkkkkkkk...agora "acredito" naqueles adeptos do SO do pingüim, quando falam que é "seguro"! ______ esses "coréias"... ?
Chicken Little
Imagino o cara pegando um vírus/malware que modifica alguns arquivos do sistema e envia arquivos para um servidor externo... Aí o dono é fuzilado
Rodrigo Chagas
Excelente matéria!
Robson da Silva Fonseca
Baixei a iso do Red Star quando vazou na internet há um tempo atrás. Testei em uma maquina virtual e não peguei milhões de vírus espiões e nem minha maquina explodiu. Fiquei surpreso pela aparência, é bonito e muito parecido com o OSX. Funcionou perfeitamente aqui, só não consegui abrir algumas coisas porque não dava pra entender coreano. Testem e se surpreendam.