As franquias de consumo de dados, comuns nos planos de internet móvel, estão chegando ao Vivo Internet Fixa, antigamente conhecido como Speedy. Os novos contratos da conexão ADSL oferecida em velocidades de 200 kb/s a 25 Mb/s estão vindo com uma cláusula que estabelece o bloqueio ou redução de velocidade após o limite ser atingido pelo cliente.

O limite mensal de consumo estabelecido no contrato varia entre 10 GB e 130 GB, dependendo da velocidade da banda larga contratada pelo usuário. Estas são as franquias de cada plano:

  • Banda Larga Popular 200 kb/s: 10 GB
  • Banda Larga Popular 1 e 2 Mb/s: 10 GB
  • Vivo Internet 4 Mb/s: 50 GB
  • Vivo Internet 8 e 10 Mb/s: 100 GB
  • Vivo Internet 15 Mb/s: 120 GB
  • Vivo Internet 25 Mb/s: 130 GB

O contrato estabelece que a franquia será “promocionalmente” ilimitada até 31 de dezembro de 2016. Após o período, “poderá ocorrer o bloqueio ou redução da velocidade”, segundo o texto.

vivo-campus-logo-marca

O esquema já era adotado por outras empresas de banda larga, como a NET, com a justificativa de que a prática ajuda a manter a rede bem dimensionada para todos os assinantes. O Vírtua, por exemplo, estabelece franquias de 30 GB (no plano de 2 Mb/s) a 500 GB (no plano de 500 Mb/s) no contrato de prestação de serviço. Quando o limite é atingido, a velocidade da conexão do cliente pode ser reduzida até o final do mês.

Procurada pelo Tecnoblog, a Vivo confirmou que os novos clientes do Vivo Internet Fixa, com tecnologia ADSL, estão sujeitos ao limite de franquia. Quem assinou o serviço antes da última sexta-feira (5) mantém as condições contratuais já existentes, segundo a operadora. De acordo com a empresa, as franquias citadas acima “são apenas referências e poderão ser ampliadas”.

“Promocionalmente, não haverá cobrança pelo excedente do uso de dados até 31 de dezembro de 2016. À medida que isto vier a ocorrer no futuro, a empresa fará um trabalho prévio educativo, por meio de ferramentas adequadas, para que o cliente possa aferir o seu consumo”, diz a nota.

Tecnocast.zip 001 – Do not, my friends, become addicted to the internet

Gravamos uma edição especial do Tecnocast para discutir os limites na banda larga fixa. O modelo de negócio das operadoras está em risco, pois todos os seus serviços estão deixando de existir e migrando para dentro da internet. É fato que o usuário não pode pagar o pato, mas também não existe almoço grátis. O que fazer? Dê o play!

zip

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Carlos Veber
Robson P. Santos
Vc ta no lucro Luiz Ferrer eu pagava 70. Ainda bem que uma pequena empresa chamada rede spirit veio pra cá e agora me oferece 5 megas por 80 reais. Com um serviço infinitamente melhor tive 2 problemas com essa rede e voltou em questão de horas sem eu nem ligar pro suporte.
Ueritom Ribeiro Borges
o chato foi o cara que "criticou" o meme...
Fernando Gedeon
claro, você está usando serviço pirata lá!
Hallison Siqueira
eu era gvt e tinha internet de 25mb ilimitada.... se isso mudar agora q é vivo, pode esperar processo e vai perder clientes em Londrina ja q sercomtel n vai aderir a fanquia.... Vivo retrocesso , lixo. Prefiro uma internet de 5mb da sercomtel sem franquia do q 25mb com franquia
Viviane Priscila Silva Santos
Essas empresas não tem é respeito pelo consumidor. O que fazem com seus lucros exorbitantes que não investem em infraestrutura, é óbvio que ia faltar banda, aumentam o número de clientes exponencialmente e investem quase nada. Agora querem diminuir nosso uso por causa disso. Vergonha.
Lucas Nicoloso
12 horas de download são suficientes para estourar a banda.
Murilo
Os "espertalhões" que possui fibra acham que se safaram. Esta é a parte divertida. VAI TER FRANQUIA PRA FIBRA SIM! Ops, já tem (pelo menos em contrato)! Pode por fibra, que está lascado. Procurando bem no site da vivo em "Contratos e Regulamentos Vigentes" Plano de Serviço = Vivo Fibra 300 Mbps Número do Plano = PSABL/047/POS/SCM Franquia de Consumo de Dados¹ = 300 GB Velocidade de Download = 300 Mbps Velocidade de Upload = 150 Mbps ¹. Cada Plano de Serviço disponibiliza uma quantidade mensal de Megabytes (MB) para transferência de dados. Com este Plano de Serviço o cliente está contratando as características da tabela acima e, após atingir o limite mensal de Megabytes contratados, ou seja, após o consumo total da franquia de dados, o acesso à internet será bloqueado, sendo reestabelecido no ciclo de faturamento seguinte. A Franquia de dados possui periodicidade mensal e deve ser consumida dentro do ciclo de faturamento vigente. A Franquia de dados não consumida no ciclo anterior não é cumulativa para o ciclo de faturamento seguinte. Fonte: http://www.vivo.com.br/consumo/groups/public/documents/documentopw/contrib_102070.pdf?_ga=1.20429752.1230621851.1476156977 Acessado Dia 03/11/2016 O que significa: Se você baixar usando sua velocidade máxima sem parar, em menos de 2h30 (2,22) horas você acabara com sua franquia, no plano fibra 300 Mb e ficará sem internet até o próximo mês. Sobre a matéria: "O modelo de negócio das operadoras está em risco". Discordo. Antes as empresas telefonicas recebiam um pouco por assinaturas mensais, outro pouco por pulsos (ligações locais) e outro pouco por DDDs. Com o passar do tempo, migrou de telefonia fixa para plano de internet. Resumindo, hoje em dia temos linha fixa apenas para ter internet. A empresa passou a lucrar menos com o telefone fixo, nada com DDD e muito com plano de internet. Agora, além do plano de internet podem lhe vender o plano de TV a cabo. A infra-estrutura já está instalada (para sua internet), então poderia ser mais barato. Não existe o custo de uma infraestrutura exclusivo para TV. Acho que algumas operadoras estão com o olho muito grande, querem lucrar ainda mais, apenas isto. Acho que estão dando um tiro no pé. Porque se a internet ficar muito cara, ai o pessoal para de usar-la (cancela a linha fixa e a internet) e a TV deixa de ser "vantajosa". Logo que as operadoras comessem a cobrar pela franquia, queria que entrasse uma operadora exclusiva de acesso a Internet, sem franquia com valores competitivos. Pegaria grande parte dos clientes, poderíamos jogar fora o telefone fixo, o netflix não mostraria apenas filmes velhos, e todos nós (menos as operadoras) seriamos mais felizes.
Wede
Bastava esses picaretas de Brasília abrir as porteiras para grandes empresas de telecomunicações investirem justamente nessa demanda de clientes insatisfeitos com essas operadoras, principalmente a Vivo, pra acabar com essa farra dessas operadoras que vendem gato por lebre, o sujeito tem a pior internet do mundo, paga 2MB e recebe só 1MB, isso quando recebe as vezes recebe muito menos, são milhões de reclamações com uma Anatel que defende mais os interesses das operadoras do que do consumidor, a Vivo na minha região não vai investir em fibra óptica por causa da baixa demanda, ou seja se não é do interesse da operadora, caso ela não tenha o lucro projetado em suas expectativas o cliente consumidor que se dane, fica reclamando com a Anatel pro resto da vida ou fique sem internet, por que não tem concorrência e só a Vivo que detém o maior número de antenas e consequentemente o de melhor sinal em determinadas áreas do Brasil, estamos entregues as baratas, enquanto em alguns países já começaram os testes do 5G e a internet normal é de 20MB pra cima, aqui mal conseguimos ter acesso a um serviço decente, pagamos caros e fortunas em impostos e pra quê, para políticos picaretas luxarem com nosso dinheiro, as operadoras fazem o que bem entendem, só quando se fizer a limpa em nossa política e tomarem as decisões corretas e não as corruptas, é que nóis consumidores teremos qualidade de vida de acordo com o que nos é devido pelo o que pagamos nesse país, até lá sobreviveremos no atraso, no descaso, e nos sonhos utópicos.
Luis Oliveira

Eu vou cancelar minha internet.As pessoas deveriam se unir e cancelar a internet.Prefiro ficar sem internet do que limitarem o uso de dados.120 GB pra mim não é nada;Estou passando raiva com a vivo.Não estou conseguindo fazer downloads direito.Tem uns 15 dias.Os atendentes atendem muito bem.Fazem o reset no modem.Sendo que depois de 20 minutos.Tem quedas constantes de conexão.Não consigo baixar as atualizações na PSN do PS4.O jeito vai ser cancelar.Em dezembro não vou renovar o contrato com a VIVO.Prefiro ficar sem internet.Quando tiver a LIVE TIM em minha cidade eu contrato o serviço.Pelo PC as vezes dar problema para baixar.

Kálio Barbosa
Bom, minha internet residencial é a antiga GVT e a tenho por quase 4 anos; infelizmente agora é vivo...desde a compra da GVT pela vivo, a internet está PÉSSIMA, horrível mesmo! Fui baixar atualização para o Office 365 recentemente e não conseguia, pois já falava de limitação de dados de internet. Isso pode acontecer? Que eu saiba essa resolução de limitar a velocidade só pode acontecer próximo ano...(se atualmente já está assim, imaginem se decidirem limitar mesmo) Assisto seriados e filmes online, e os sites ficam fora do ar muitas vezes e não carregam os vídeos, internet cai direto. Estou olhando artigos diariamente para ver o andamento de como isso vai ficar, tudo que vejo são notícias de abril. Poderiam lançar algo recente? como está essa coisa de limitação pelas operadoras? Será, que mais uma vez, nossos direitos como consumidor serão esmagados e não vamos fazer nada a respeito?
Nalmir Parreira

Vivo ta um LIXO! Conseguiu acabar com a Internet fixa comprando a GVT.

Martim Moreira
Olá caros amigos internautas, gostei muito desde debate, gostaria de deixar meu comentario tentando solucionar esse problemas das Teles. Exemplo historia Problema Revolução industrial:Grandes Empresas europeias fabricavam produtos e vendiam produtos a preços Altos achando que o Lucro seria Maior. Com estudo de Metodos foi visto que fabricando em forma de processos se faz mas produtos e com a venda em loga escala, de milhares de produtos o lucro e muito maior pois aumenta o nicho de clientes, classe A - B - C. Problema Atual Crise Na Forma De Negocio Teles- Solução em Vez de Agrengar Maior Preço a Produto estão Tentado Reiventar a Roda. Poderiam Simplesmente Definir Um Padrão na Quantidade Fixa de Velocidade de Interne Fixa, exemplo: tenho um amigo que tem 10 mega de internet Fixa GVT, ele configurou o Notebook dele para Usar 9 megar e Deixa 1 mega disponivel Wi Fi. Que tem 5 usuarios no wi fi 1 mega = 1000 mb dividido por 5 pessoas velocidade para usar 200k por usuario visitante. Padronização seria minha Ideia "Chave" Venda- Wi fi 10 Mega Velocidade, valor de pagamento real 100 reais. Dividindo 10 mega por 6 pessoas valor Produto por Pessoa Valor R$ 16,66 centavos - Valor Bem Justo Na minha Humilde Opinião Com Otima Qualidade de Serviço, Ajuste anual do Valor Baseado na Taxa Selic, aumento que referi a inflação anual do Moeda Brasileira. Para utilizar internet Atravez protocolo IP Definir Usuarios Cadastrados Junto Ao Contratante, Maior Segurança da Rede E sem prejuizos a Empresa que vende o Serviço, Pois o que vende esta recebendo. Wi fi não seria Gratuito pra qualquer aparelho desvantagem para empresas que utilizam serviço em larga escala de Graça Wi fi Vantagem para Familias de residencia Classe A - B - C --> Melhoria de Qualidade Serviço Fim de problema Cliente com internet vivo += Cliente Familia Padronização internet Rede Corporativa Vivo Empresas "Venda" Wi Fi Implantação de rede interna na impresas cadastros de maquinas da Empresa por "Chave Protocolo ip", Calcular padrão de internet padrão para empresa igual empresas de venda tipo Windows, Antivirus, Canal Fechado. Problema existe para haver solução. Conheço as TEles e ainda não acredito como até hoje nenhum brasileiro Observou que, antigamente se FAlava Voçê tem um "Bonus" de internet de 1GB, Agora o eslogam e plano "Mensal" MEga POwer---> Com internet de 1 GB ??? OOOpps como assim não existe plano de internet Mensal, como as pessoas ainda não percebem que estão pagando por 1 Fração de internet instantânea por um alto preço igual nissim miojo. Exemplo: E a mesma coisa de eu vender um produto de venda para Supermercado e falar que pode utilizar meu programa Mensal Entretanto Quando voçê Usar 1 Hora O produto Vai Aparecer 1 Chave de Segurança Solicitando que Pague novamente o Valor Mensal para Renovar Serviço o Seu Cliente vai esperar? bem e a mesma coisa só que o assinante que fica sem o produto e tem Prejuizos Espero ter ajudado
Ismael Guimarães AJ
Importa informar que, atualmente, sou cliente Vodafone Fibra.
Lazaro Menezes
Tem que abrir o mercado nacional para novas empresas de internet.
Exibir mais comentários