Início » Negócios » Tecnocast 037 – O futuro do dinheiro

Tecnocast 037 – O futuro do dinheiro

Thiago Mobilon Por

Você sabia que o dinheiro em papel representa apenas 5% da atividade econômica do planeta? Existe um consenso no mercado financeiro de que estamos prestes a encontrar na tecnologia, um substituto para o papel moeda. Não é à toa que tantas empresas tem se dedicado a desenvolver soluções para este mercado.

037

No episódio dessa quinzena conversamos sobre algumas dessas soluções e debatemos sobre a percepção de valor que temos em cima do papel moeda. Dá o play ali embaixo e vem com a gente!

Participantes

Caixa Postal

Mande a sua mensagem: [email protected]

Tecnogrupo

Participe da discussão! Acesse o grupo do TB no Facebook para debater sobre o tema desse episódio.

Edição e Sonorização

O Tecnocast é editado por Rádiofobia Podcast e Multimídia.

Arte da Capa

Arte da capa por Paulo Moraes.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Deilan Nunes
o bitcoin continua sendo o futuro, achei o pessoal meio cético em relação ao bitcoin... deveriam conhecer a xapo https://xapo.com/pt/ uma empresa que é uma carteira de biticoins porem eles tem um cartão de debito, você usa em qualquer loja do mundo que aceite cartão VISA e é debitado da sua carteira de bitcoin da xapo. Acho que o único problema do bitcoin mesmo é sua flutuação muito instável.
Deilan Nunes
e no final a solução é o bitcoin... não necessariamente o bitcoin em si, mas a estrutura dele. foi falado dos problemas para applepay, samsungpay, androidpay e etc de entrar aqui que era justamente as parcerias e os "sistema/progamas" incompatíveis... e o modelo de sistema do bitcoin poderia ser muito bem usado pelos bancos e empresas financeiras atuis,já que tem varias vantagens aos atuis sistema usados por elas...
Tet

No final, falaram do Bitcoin. O bitcoin atualmente tá numa crise "política" enorme! Eu só sei o básico, mas vamos lá:

A "blockchain", que é a plataforma onde todas as transações são checadas e autenticadas, funciona em blocos, que exigem grandes máquinas para "minerar" e autenticar novas transações. Atualmente, o tamanho dos blocos é de 1MB. Esse limite já foi alcançado, e para garantir que sua transação seja devidamente processada em tempo, você tem que pagar uma taxa maior. Do contrário, sua transação pode levar horas, como anda acontecendo esses dias. Como no post daquele desenvolvedor que saiu da equipe de desenvolvimento, tinha hora que a taxa era equivalente a 50 centavos de dólar ou mais.

Uma parte da comunidade tentou mudar isso, com o Bitcoin "Classic", uma versão em 2MB. O problema é que a "mineração" do bitcoin ficou tão centralizada, que eles não conseguem impor isso. Acabou acontecendo uma centralização, de certa forma, por parte dos mineradores de bitcoin, que são empresas, a maior parte chinesas. e alguns desenvolvedores do código bitcoin.

Muita gente está pulando desse barco, pois a ideia de decentralização acabou. Outro motivo é a censura dos que querem o Bitcoin Classic no bitcointalk e /r/bitcoin. Daí surgem o /r/btc e o subreddit que adoro ler, o /r/buttcoin.

Tem outras moedas digitais ganhando momento, mas eu nem consigo entender, como o Ethereum. Mas eu sei muito pouco sobre ela, e a Ethereum já tem suas polêmicas.

EDIT: Eu li mais ou pouco a respeito desse problema de blockchain no /r/Outoftheloop e aparentemente, esses tamanhos de blocos limitam a quantidade de transações/segundo no bitcoin.

Willian Tetsuo Shiratori
No final, falaram do Bitcoin. O bitcoin atualmente tá numa crise "política" enorme! Eu só sei o básico, mas vamos lá: A "blockchain", que é a plataforma onde todas as transações são checadas e autenticadas, funciona em blocos, que exigem grandes máquinas para "minerar" e autenticar novas transações. Atualmente, o tamanho dos blocos é de 1MB. Esse limite já foi alcançado, e para garantir que sua transação seja devidamente processada em tempo, você tem que pagar uma taxa maior. Do contrário, sua transação pode levar horas, como anda acontecendo esses dias. Como no post daquele desenvolvedor que saiu da equipe de desenvolvimento, tinha hora que a taxa era equivalente a 50 centavos de dólar ou mais. Uma parte da comunidade tentou mudar isso, com o Bitcoin "Classic", uma versão em 2MB. O problema é que a "mineração" do bitcoin ficou tão centralizada, que eles não conseguem impor isso. Acabou acontecendo uma centralização, de certa forma, por parte dos mineradores de bitcoin, que são empresas, a maior parte chinesas. e alguns desenvolvedores do código bitcoin. Muita gente está pulando desse barco, pois a ideia de decentralização acabou. Outro motivo é a censura dos que querem o Bitcoin Classic no bitcointalk e /r/bitcoin. Daí surgem o /r/btc e o subreddit que adoro ler, o /r/buttcoin. Tem outras moedas digitais ganhando momento, mas eu nem consigo entender, como o Ethereum. Mas eu sei muito pouco sobre ela, e a Ethereum já tem suas polêmicas.
pedroca
o editor tem um bom gosto para musicas
jaosnow
O Bitcoin é única forma de pagamento digital que fornece um nível de privacidade equivalente ao do papel-moeda. Tenho medo de um mundo em que a receita federal monitore todas as minhas transações em tempo real como os casters propuseram. 1984 feelings.
Relaxerelaxe
Ótima materia.