O iPad chegou às lojas dos Estados Unidos no sábado, dia 3 de abril. De acordo com a Apple, já vendeu 300 mil unidades e parece ser um grande sucesso (é isso o que a Bia Kunze, colunista do TB, afirma no post “O iPad já é um sucesso”). As fabricantes de aplicativos correm para produzir versões para iPad e, nesse cenário, o Google sai na frente: a empresa apresentou durante o fim de semana sua versão do Gmail para o dispositivo.

O melhor de tudo é que donos de iPads não precisarão instalar nenhum programa adicional para visualizar suas mensagens num modo diferenciado e criado especificamente para o tablet da Maçã. Bastará acessar o gmail.com normalmente para ver a interface. E se você não tem um iPad, confira abaixo captura de tela do e-mail do Google no aparelho.

Gmail no iPad.
Gmail no iPad.

Para criar tal interface, o Google só precisou se aproveitar da ideia da Apple de manter sempre duas colunas em aplicativos de conteúdo. Ou seja, do lado esquerdo temos a lista de mensagens. Já no lado direito aparece as mensagens relacionadas à conversação selecionada. Mais fácil seria impossível.

Quem tem um iPhone ou iPod Touch, no entanto, vai reparar que os gráficos do Gmail para iPad não são muito diferentes daqueles encontrados no smartphone da Apple. A única diferença é que agora há duas colunas, como eu já bem disse no parágrafo anterior. E se você nunca viu o Gmail no iPhone OS, lá vai:

Gmail no iPod Touch.
Gmail no iPod Touch.

O próprio Google admite que dispositivos touchscreen com telas maiores ainda são uma novidade e que, portanto, novas implementações podem ser feitas. Nada é definitivo.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados