O ano é 2050. A humanidade, já bastante evoluída, desenvolveu universos simulados com a ajuda da Inteligência Artificial. Mas diferente do que acontece nos games, essas simulações começaram a adquirir consciência própria e fazem questionamentos sobre a sua própria existência.

045

O que é real? Qual o sentido da vida? Será que somos apenas uma simulação em um programa de computador? Ou pior, será que somos uma simulação dentro de outra simulação? Sendo assim, quem criou o nosso criador?

Sente confortavelmente em sua poltrona executiva, dá o play e vem com a gente. 😉

Participantes

Links citados

Caixa Postal

Mande a sua mensagem: [email protected]

Tecnostore

post-lancamento

Novidade na Tecnostore: estamos trabalhando com novas opções de frete, que podem reduzir pela metade o valor da entrega. Aproveite para demonstrar o seu amor pelo programa, comprando uma de nossas camisetas personalizadas! 😉

Tecnogrupo

Participe da discussão! Acesse o grupo do TB no Facebook para debater sobre o tema desse episódio.

Edição e Sonorização

O Tecnocast é editado por Rádiofobia Podcast e Multimídia.

Arte da Capa

Arte da capa por Paulo Moraes.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

𝕵𝖆𝖈𝕶 ⚡𝖎𝖑𝖘𝖆𝖓

Deve ser pelo entendimento de que a mente é uma maquina virtual rodando em servidor dedicado, que é o cérebro.

Jack Silsan
Deve ser pelo entendimento de que a mente é uma maquina virtual rodando em servidor dedicado, que é o cérebro.
D' Carvalho
Imagine um futuro distante onde simulações são utilizadas das maneiras mais comuns possíveis. Uma simples entrevista de emprego seria resumida em "baixar" nossa mente, simular por algumas décadas tendo como resultado final um relatório sobre o nosso comportamento. Nosso juízo final seria um chefe do RH de alguma empresa.
Plinio de Andrade
Pessoal .. tem um filme chamado 13º Andar que trata de mundo simulado. É exatamente isso que falaram. http://www.adorocinema.com/filmes/filme-20356/
Willian R

Tecnocast mais doido de todos os tempos. Utópico.
Vai que @OCriador descobre e apaga da história?

Willian Rochadel
Tecnocast mais doido de todos os tempos. Utópico. Vai que @OCriador descobre e apaga da história?
Larissa Cavalli
Assunto interessante, mas acho mais coerente a teoria de universos paralelos.
acnn
Bom... escutando o podcast tive a vontade de me matar... na verdade perdi uma pessoa muito importante na minha vida recentemente... e faria tudo pra rever ela... e acho que a "morte" pode ser algo que nos revele algo ou nos liberte para alguma outra fase da "simulação"... Fato é que sempre penso em algo... na verdade uma coisa que intitulei como Teoria do Nada... se tudo tem um início e fim... pois sempre estamos mudando nosso estado atual... nunca somos iguais... pois nossos átomos mudam de lugar... nossos elétrons etc... então somos todos iguais... pois todos possuem um início e fim... mesmo o mais duro diamante tem um início e fim... sendo assim... tudo é igual... então se tudo é igual o valor de tudo é igual... desta forma não valemos teoricamente "nada" sendo assim somos todos "nada"...
Eddy

Não exatamente por este motivo, mas estou agora escutando o início do episódio e durante a explicação do Toad, enquanto eu tento acompanhar o raciocínio meu cérebro entra numa recursividade ou de perguntas e respostas extremamente rápido e aí fico meio zonzo e dá um pouco de falta de ar. Isso já aconteceu algumas vezes durante esses tipos de pensamentos, teorias, etc. Me sinto um maluco e vou ver uma coisa bem mais light para me sentir melhor, kkkk.
Mas de fato a compreensão humana está longe de poder entender coisas deste tipo.

_KJ
Não exatamente por este motivo, mas estou agora escutando o início do episódio e durante a explicação do Toad, enquanto eu tento acompanhar o raciocínio meu cérebro entra numa recursividade ou de perguntas e respostas extremamente rápido e aí fico meio zonzo e dá um pouco de falta de ar. Isso já aconteceu algumas vezes durante esses tipos de pensamentos, teorias, etc. Me sinto um maluco e vou ver uma coisa bem mais light para me sentir melhor, kkkk. Mas de fato a compreensão humana está longe de poder entender coisas deste tipo.
Ricardo - Vaz Lobo
"O Brazil é o beta" caguei o monitor todo de café!
fullwares

well explaned
fullwares

Guilherme
Escutando o relato do Mobilon quando criança sobre não entender o mundo físico e como isso pode existir me fez lembrar que eu tinha uma sensação muito parecida quando criança também, sempre quando eu pensava nisso meu cérebro dava um "bug" e eu chegava a ficar zonzo, uma sensação bem estranha. Até hoje consigo ter essa sensação de atordoamento, se eu ficar pensando como pode existir vida e eu estar vivo. Alguém já passou por isso?
Frink, o cientista

Valeu por ler meu comentário do podcast anterior.
Sobre este episódio "É tudo uma simulação", é um dos pensamentos mais complexos de se fazer, sobre quem nos criou e etc; parece que a nossa mente vai "bugar". Acredito que a pergunta mais importante a ser respondida é: o que teríamos se toda a matéria existente de repente deixasse de existir ? Como seria o "nada" ?

Dr. Karllos Mollion
Valeu por ler meu comentário do podcast anterior. Sobre este episódio "É tudo uma simulação", é um dos pensamentos mais complexos de se fazer, sobre quem nos criou e etc; parece que a nossa mente vai "bugar". Acredito que a pergunta mais importante a ser respondida é: o que teríamos se toda a matéria existente de repente deixasse de existir ? Como seria o "nada" ?