Início » Telecomunicações » Vivo muda pacotes de roaming internacional

Vivo muda pacotes de roaming internacional

Novos pacotes incluem ligações, SMS e internet por tarifa diária

Lucas Braga Por

A gente já sabe que roaming internacional não é a forma mais econômica para usar o celular no exterior, mas por pressões tanto do mercado quanto de órgãos reguladores, as operadoras acabam melhorando suas ofertas. Desta vez foi a Vivo, que abandonou os pacotes com cobrança avulsa e concentrou o portfólio em diárias com internet, ligações e SMS.

São três diárias, cujos preços variam de acordo com o continente visitado. Quem viajar para as Américas paga R$ 29,99 por dia, quem for para a Europa paga R$ 39,99 por dia e quem visitar Ásia, África ou Oceania, além de roaming marítimo ou aéreo, paga R$ 59,99 por dia. Nos três casos, há acesso à internet, 50 minutos em ligações locais ou para o Brasil, recebimento de chamadas ilimitado, SMS ilimitado e acesso ao Vivo Travel Wi-Fi.

A franquia de dados varia de acordo com o destino. Na maioria dos países latino-americanos são 500 MB por dia, enquanto nos Estados Unidos e diversos países da Europa são 200 MB por dia. Há alguns países onde a diária permite apenas 5 MB por dia. Em todos os casos, ao esgotar o pacote a velocidade é reduzida até a próxima diária.

paris-galaxy-nexus

Até então, a Vivo vendia a diária de dados para Europa e Américas por R$ 29,90, enquanto viagens para o resto do mundo custavam R$ 59,90 por dia. Quem fizesse uma ligação tinha que pagar a cobrança avulsa, que variava entre US$ 2,69 a US$ 3,69, e cada SMS custava R$ 0,79 mais o valor do seu plano no Brasil.

O plano novo é vantajoso por já disponibilizar ligações e SMS, que anteriormente não eram inclusos. A Vivo também costumava vender pacotes só de voz: custavam R$ 99 e vinham com 50 minutos, que podiam ser usados durante o período de 30 dias. Também havia o combo Vivo Travel, que custava R$ 199 e trazia 7 dias de uso de internet, ligações e SMS.

No entanto, a nova forma de cobrança da Vivo deve desagradar quem usava casualmente o telefone em viagens, apenas para receber algumas ligações ou trocar poucas mensagens. A partir do momento que você faz ou atende qualquer ligação, cobra-se a diária que contempla todos os três serviços, mesmo se você não quiser utilizá-los. Além disso, mesmo em países que não há roaming de dados disponível pela Vivo (como Bahamas) ocorre a mesma cobrança que é feita onde se poderia acessar a internet móvel.

Ainda assim, fica a recomendação de comprar um chip de uma operadora local ao fazer uma viagem internacional. Salvo em viagens curtas, é possível conseguir uma boa quantia de dados pagando bem menos que em roaming. E como a Vivo disponibiliza o TU Go, app que permite utilizar sua linha celular tradicional através da internet, é possível fazer e receber ligações como se você estivesse no Brasil, sem tarifa de roaming.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

paulogustavo

A internet móvel no Uruguai é simplesmente absurdamente boa por um motivo simples: lá não tem morro nem prédio alto.
No meio de uma estradinha sem qualquer cidade por perto você pega internet de 10GB brincando.
Eu usei a Claro e recomendo muito.

Douglas B

Galera, uma dica: a própria Vivo tem um aplicativo chamado Vivo TU GO (se não me engano).
A função do app é utilizar seu plano de forma local mesmo que vc esteja em qualquer lugar do mundo. Vc está no Japão por exemplo, conecta a uma rede wi-fi de lá, abre o aplicativo e utiliza ele como se estivesse em casa no Brasil - usando suas ligações de graça pra outro Vivo, seus SMS, etc etc. Fica a dica!

Douglas Baião
Galera, uma dica: a própria Vivo tem um aplicativo chamado Vivo TU GO (se não me engano). A função do app é utilizar seu plano de forma local mesmo que vc esteja em qualquer lugar do mundo. Vc está no Japão por exemplo, conecta a uma rede wi-fi de lá, abre o aplicativo e utiliza ele como se estivesse em casa no Brasil - usando suas ligações de graça pra outro Vivo, seus SMS, etc etc. Fica a dica!
Rafael Rodrigues
Ué, você queria continuar pagando 10 reais? Dava pra fazer nada naquela época. Nem SMS dava pra mandar direito. É cada uma...
PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

E pra turistas eles não cobram o custo do SIM card que é de 20 dólares.

PPKX XD ?????????
E pra turistas eles não cobram o custo do SIM card que é de 20 dólares.
Fabio Pereira
A T-Mobile tem alguns planos pré-pagos bacanas feitos com mais foco em turistas. Não sei se é o caso desse aí também. Um que eu usei tem validade de 21 dias, 2gb de 4g, alguma coisa de ligações, e SMS ilimitado, por 30 dólares. Se não me engano tem outro de 7 dias e 1.5gb por uns $20 também.
PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

Não tem opção só dados e as ligações vem meio que de brinde... só vende chip só de dados pra tablet

PPKX XD ?????????
Não tem opção só dados e as ligações vem meio que de brinde... só vende chip só de dados pra tablet
Guilherme de Oliveira
Sim, li que eles têm 81% do país com cobertura 4G. Pelo menos no iPhone funcionou bem, paguei uns 10 pelo chip
tuneman
na duvido que a cobertura seja boa, já que nao deve ser dificil implementar infraestrutura num pais menor que o rio grande do sul, hehehehe o chip funciona bem em aparelhos nacionais? e pagou quanto?
Jefferson Rodrigues
As coisas mudaram! Antes pré era só ligações para a mesma operadora. Hoje temos dados e ligações para outras operadoras. Não acho caro!
Jefferson Rodrigues
É melhor não ter nem Vivo. ??
Jefferson Rodrigues
Pra mim seria caro! Pois nem faco ligações.
Jefferson Rodrigues
Como eu não viajo pra mim tanto faz. ???
Exibir mais comentários