Início » Inteligência Artificial » Inteligência Artificial do Google estava vencendo secretamente jogadores profissionais de Go online

Inteligência Artificial do Google estava vencendo secretamente jogadores profissionais de Go online

Por
06/01/2017 às 14h50
A nova extensão do Tecnoblog está pronta.Baixe Agora!

AlphaGo - tenso

É muito comum alguns gamers ficarem nervosos e acharem que não estão jogando contra uma pessoa de verdade quando o outro jogador é realmente bom no jogo. Geralmente, esta pessoa pode ser um jogador profissional ou só alguém com habilidades muito melhores do que quem está perdendo. Mas, desta vez, a suspeita de alguns jogadores de Go online estava correta.

Pelo Twitter, Demis Hassabis, CEO da DeepMind, confirmou que o jogador de Go online com os nomes “Master” e “Magister”, que estava há 51 partidas seguidas sem perder, era, na verdade, a inteligência artificial AlphaGo.

A nova versão da IA estava sendo testada secretamente em partidas online não oficiais contra alguns dos melhores jogadores de Go do mundo, incluindo nomes como Ke Jie (atual número um), Gu Li (outro jogador profissional) e Lee Sedol, sendo este último 18 vezes campeão mundial e o cara que já havia sido derrotado pela inteligência artificial em um desafio presencial no começo do ano passado.

Segundo o ArsTechnica, aparentemente a DeepMind não avisava os outros jogadores que eles estavam enfrentando uma inteligência artificial. Por isso, logo que o “novato” começou a sua série invicta derrotando grandes jogadores, várias pessoas começaram a desconfiar das habilidades “sobre-humanas” do misterioso jogador.

No anúncio, Hassabis disse que, agora que o teste não oficial terminou, a companhia pretende colocar a AlphaGo para disputar algumas partidas oficiais em um futuro próximo, para “explorar a fundo os mistérios do jogo”. Portanto, quando você encontrar alguém inacreditavelmente bom em um jogo online, há uma pequena chance de você estar participando involuntariamente de um teste contra uma inteligência artificial. Ou, é claro, pode ser que seja só mais um jogador trapaceando mesmo.