Uma atualização para o Windows 10, chamada Creators Update, será lançada nos próximos meses com foco em conteúdo 3D e em jogos. Um dos novos recursos se chama Game Mode, e promete aumentar o desempenho de títulos para PC. Durante a Game Developers Conference, a Microsoft explicou como isso funciona.

Segundo o Ars Technica, o Windows normalmente considera um jogo como apenas um processo entre muitos outros. Com o Game Mode, o sistema dedica recursos do CPU exclusivamente para esse processo do jogo, e faz a placa de vídeo (ou chip gráfico) dar o máximo de atenção possível para ele também.

O Game Mode aloca a maioria dos núcleos do processador exclusivamente para o jogo, melhorando o desempenho. Por exemplo, se seu CPU tem oito núcleos, seis deles poderiam ser dedicados ao jogo, dependendo dos outros processos em execução.

Além disso, o Game Mode aumenta ainda mais a prioridade para jogos acessarem a GPU, e permite que eles mantenham mais dados na memória da placa de vídeo (ou chip gráfico), para um desempenho mais fluido e maior nível de detalhes.

É o usuário quem decide se o Game Mode será ativado ou não, mas os desenvolvedores podem embutir uma função que analisa o sistema e decide se vale a pena ativar esse recurso por padrão.

Desde janeiro, é possível testar o Game Mode se você for um usuário do Windows 10 no programa Insider. (É preciso ter a build 15019 ou superior.) Ative o recurso abrindo um jogo, pressionando Windows + G, clicando em Configurações e depois em “Usar Game Mode”.

O Creators Update deve ser lançado para todos os usuários do Windows 10 no primeiro semestre. Confira aqui as outras novidades da atualização.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Antonio Araújo

Funciona. Tava doido aqui, o jogo só fluia quando eu reiniava o Windows. As vezes tem algum programa que fica competindo com o jogo, que acaba dando micro travadas.

Só lembrando, o ultimo update do Windows ficou mais facil, tem um botão proprio lá no painel W+G

Caio Marcondes
Saiu na build 15048.0 vou testar aqui
Ayslan Dielf
Eh, eu tentei utilizar ele jogando o Paladins, mas não rodava, dava um brilho da tela mas não aparecia a barra com as opções. Dai desistir e decidir esperar sair a versão estável.
gust4v8
vai jogar gamão?
Mateus Bandeira
EU QUERO DADOS!!! Alguém já fez algum comparativo com essa função ativada e desativada?
Murilo
Melhor testar e aprimorar antes do lançamento para o público do que lançar o mais rápido possível e ser um fiasco. Ela é uma empresa, e empresas se preocupam com a imagem
Murilo
Aí sim! ? Chega de gambiarras!
Wesley
Usar ele pra acelerar o Photoshop.
Wesley
Game mode deve arrasar.
Molinex
Microsoft incentive os desenvolvedores a usar a vulkan, que já ajuda pra caceta...
Cortana ✔

Se já estivesse pronto não seria mais preview.

Cortana
Se já estivesse pronto não seria mais preview.
Gildo Pimentel
Como tudo na Microsoft... Em breve.
Talvez isso ajudará os Rayzen, ja que a CPU será melhor gerenciada e é aonde o Rayzen ainda peca (games).
Meninão Bobo
Xiter
Exibir mais comentários