Um grande medo paira sobre boa parte dos usuários de internet: as famigeradas franquias na banda larga fixa podem limitar e comprometer uma experiência de acesso que já não é tão boa. A Vivo desencadeou a polêmica no ano passado, e o assunto agora parece ficar ainda mais delicado: a operadora passou a disponibilizar um medidor de consumo para clientes de internet fixa.

Atualização às 19h41: após a publicação desta matéria, a Vivo removeu o contador de dados da área de clientes de seu site. O texto original segue abaixo.

A Vivo prometeu há algum tempo – ainda na época sobre a discussão sobre franquias – que lançaria uma ferramenta para aferir o consumo de dados. Ela finalmente está disponível, pelo menos para usuários da antiga GVT, e traz dados sobre o consumo de download e upload.

Para acessar, basta fazer o login no Meu Vivo, clicar em Meus Serviços e depois em “Ver Detalhes” no box sobre internet fixa:

Os dados não são mostrados em tempo real, e estão bem atrasados: a última medição disponível é de dezembro. Nesse mês, a Vivo diz que usei 368 GB de download e 55 GB de upload. De acordo com meu roteador, a medição da Vivo está muito equivocada: no período selecionado, foram trafegados 274 GB de download e 32 GB de upload.

É possível acessar medições desde outubro, que também estão muito fora da realidade. Em novembro, o sistema da operadora acusa 628 GB, sendo que o roteador registrou menos de 120 GB de tráfego nesse período.

O Tecnoblog entrou em contato com a Vivo para entender o quão precisa é a ferramenta de medição de dados. E, como o Senado recentemente aprovou um projeto de lei proibindo franquias na internet fixa, também perguntamos se a operadora pretende aplicar limites mensais de consumo a seus clientes.

A operadora informa que o medidor está em fase beta, e nega que a disponibilidade do monitor de dados tenha relação com franquias de internet fixa. Veja a nota oficial (grifo nosso):

A Vivo informa que cumpre integralmente a decisão da Anatel de não adotar práticas de redução de velocidade, de suspensão de serviço ou de cobrança de tráfego excedente após o esgotamento de eventual franquia de internet fixa. Esta decisão continuará sendo respeitada, e sequer chegou a ser questionada pela Vivo.

A Vivo tem a estratégia de ser uma empresa que inova por meio de meios digitais e, por isso, oferece ferramentas como o Meu Vivo, para que os usuários possam ter autonomia para gerenciar e acompanhar diversas informações sobre os serviços disponibilizados. Pelo Meu Vivo, os clientes móveis podem, por exemplo, consultar segunda via de conta, informar pagamento de fatura, alterar vencimento e dados cadastrais, além de acompanhar o seu plano e sua pontuação no programa Vivo Valoriza.

Através do Meu Vivo, clientes de serviços fixos têm acesso a diversas funcionalidades e informações, entre elas, a possibilidade de acompanhar o consumo de dados, que está em fase beta. A Vivo nega veementemente que a oferta dessa funcionalidade tenha relação com a cobrança de tráfego excedente após o esgotamento de eventual franquia de internet fixa.

 ¯\_(ツ)_/¯

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Veritas
Oi?
Arley Martins
Troque o DNS no modem/router da VIVO pelo DNS do google que resolve o problema. Eu fiz isso a 1 ano e até ta ótimo. Consigo assistir em 4K sem problemas.
Higo
Reclamei desde a primeira vez. Resolviam, prometiam q nunca mais aconteceria, e acontecia de novo. Como na minha área não tem operadora, fico refém.
Cristina Nascimento
Fomos 2 sorteados. Mas parece q o serviço melhorou, não tive mais problemas.
Diego
Fato! O modem usado pra 50Mb (vdsl) é péssimo, trava e reseta com bastante frequência e o wifi não aguenta muita coisa.
Mario Junior ?????????
O meu consumo: https://uploads.disquscdn.com/images/c6a073a24e787447aa561b40e26ef6878af7039e24b3155ccc0e455a5888b41c.png De 03/16 ao 08/16 eram 15Mbps. De 09/16 ao 12/16 eram 60Mbps. A partir disso é 120Mbps.
Felipe
Acho que todo mundo estoura a franquia da NET haha Eles nunca cortam não, o único caso de "cartinha" que eu já ouvi foi um amigo que tinha franquia de 100GB e usou 4TB (não, não sei o que ele faz em casa). Ai ele recebeu um e-mail da NET no estilo "mas que droga você ta fazendo a gente vai reduzir sua velocidade viu", mas acabou que não reduziram nada.
Miguel Martins
a Vivo tá se coçando pra ferrar com a galera.
Fabio Rampazzo
Pelo que pesquisei, nos roteadores TP-LINK (meu caso), na guia "Estatísticas" na ferramentas de sistema, seria essa opção para monitorar o consumo de dados, alguém confere?
Carlos Mafort
A única maneira de comprovar o TS é fazendo teste com e sem VPN... Com uma conexão dentro do tunel, eles não tem como saber o que é e não conseguem prejudicar a conexão...
BrunoMontanha

Seu roteador precisa ter uma aba de status de consumo ou algo assim. Depende muito de cada roteador.
Alguns mostram um gráfico baseado em dados coletados ao longo do tempo. Outros, mostram algo mais resumido.
Roteadores que suportam as Roms DD-WRT são muito bons também nesse aspecto.

Bruno Ribeiro da Silva
Seu roteador precisa ter uma aba de status de consumo ou algo assim. Depende muito de cada roteador. Alguns mostram um gráfico baseado em dados coletados ao longo do tempo. Outros, mostram algo mais resumido. Roteadores que suportam as Roms DD-WRT são muito bons também nesse aspecto.
BrunoMontanha

Também já estourei o limite da NET muuuitas vezes e nunca tive redução alguma de Velocidade ou corte em p2p (torrent etc)! Falem bem falem mal, não posso reclamar do serviço da NET.

Bruno Ribeiro da Silva
Também já estourei o limite da NET muuuitas vezes e nunca tive redução alguma de Velocidade ou corte em p2p (torrent etc)! Falem bem falem mal, não posso reclamar do serviço da NET.
BrunoMontanha

Estranho....
Eu uso NET há alguns anos e recentemente me mudei pra um apartamento. Assinei 30,,, que depois mudou silenciosamente pra 35 sem aumento de preço... E semanas atrás fiz upgrade pra 60 mega (acréscimo de R$ 10).

Mesmo com 30, já assistia conteúdo 1080p e 4K no Netflix e tambem YT praticamente de boa. Verifique se está com problemas de cabeamento / aparelho esquentando muito devido a estar encostado em outro ou espaço muito apertado. Tente deixar o modem em modo Bridge (ponte) para que seu Roteador faça o trabalho de gateway (ele passa a receber o IP do provedor).

Exibir mais comentários