Início » Telecomunicações » Vivo disponibiliza (e depois remove) medidor de tráfego de dados para internet fixa

Vivo disponibiliza (e depois remove) medidor de tráfego de dados para internet fixa

Lucas Braga Por

Um grande medo paira sobre boa parte dos usuários de internet: as famigeradas franquias na banda larga fixa podem limitar e comprometer uma experiência de acesso que já não é tão boa. A Vivo desencadeou a polêmica no ano passado, e o assunto agora parece ficar ainda mais delicado: a operadora passou a disponibilizar um medidor de consumo para clientes de internet fixa.

Atualização às 19h41: após a publicação desta matéria, a Vivo removeu o contador de dados da área de clientes de seu site. O texto original segue abaixo.

A Vivo prometeu há algum tempo - ainda na época sobre a discussão sobre franquias - que lançaria uma ferramenta para aferir o consumo de dados. Ela finalmente está disponível, pelo menos para usuários da antiga GVT, e traz dados sobre o consumo de download e upload.

Para acessar, basta fazer o login no Meu Vivo, clicar em Meus Serviços e depois em "Ver Detalhes" no box sobre internet fixa:

Os dados não são mostrados em tempo real, e estão bem atrasados: a última medição disponível é de dezembro. Nesse mês, a Vivo diz que usei 368 GB de download e 55 GB de upload. De acordo com meu roteador, a medição da Vivo está muito equivocada: no período selecionado, foram trafegados 274 GB de download e 32 GB de upload.

É possível acessar medições desde outubro, que também estão muito fora da realidade. Em novembro, o sistema da operadora acusa 628 GB, sendo que o roteador registrou menos de 120 GB de tráfego nesse período.

O Tecnoblog entrou em contato com a Vivo para entender o quão precisa é a ferramenta de medição de dados. E, como o Senado recentemente aprovou um projeto de lei proibindo franquias na internet fixa, também perguntamos se a operadora pretende aplicar limites mensais de consumo a seus clientes.

A operadora informa que o medidor está em fase beta, e nega que a disponibilidade do monitor de dados tenha relação com franquias de internet fixa. Veja a nota oficial (grifo nosso):

A Vivo informa que cumpre integralmente a decisão da Anatel de não adotar práticas de redução de velocidade, de suspensão de serviço ou de cobrança de tráfego excedente após o esgotamento de eventual franquia de internet fixa. Esta decisão continuará sendo respeitada, e sequer chegou a ser questionada pela Vivo.

A Vivo tem a estratégia de ser uma empresa que inova por meio de meios digitais e, por isso, oferece ferramentas como o Meu Vivo, para que os usuários possam ter autonomia para gerenciar e acompanhar diversas informações sobre os serviços disponibilizados. Pelo Meu Vivo, os clientes móveis podem, por exemplo, consultar segunda via de conta, informar pagamento de fatura, alterar vencimento e dados cadastrais, além de acompanhar o seu plano e sua pontuação no programa Vivo Valoriza.

Através do Meu Vivo, clientes de serviços fixos têm acesso a diversas funcionalidades e informações, entre elas, a possibilidade de acompanhar o consumo de dados, que está em fase beta. A Vivo nega veementemente que a oferta dessa funcionalidade tenha relação com a cobrança de tráfego excedente após o esgotamento de eventual franquia de internet fixa.

 ¯\_(ツ)_/¯