Depois de cada corrida no Uber, você pode avaliar o motorista, e ele avalia você também. Sua média ficava relativamente escondida na interface do app, mas agora será bem visível, para estimular usuários a se comportarem melhor.

A nota do usuário será exibida logo abaixo do nome no menu do aplicativo; isso valerá para todos os países em que o Uber atua. As avaliações continuam anônimas: você não tem como saber a nota que cada motorista lhe deu, e vice-versa — apenas a média fica disponível.

Caso seu app ainda não tenha sido atualizado, você precisará seguir o procedimento antigo. Abra o menu lateral, toque em Ajuda, depois em “Opções de pagamento e conta” e “Configurações de conta e avaliações”. Selecione “Como as avaliações funcionam?” e toque em Enviar.

Com a mudança para os passageiros, o Uber espera evitar “coisas como comer no carro, bater a porta, ou tentar colocar mais pessoas do que cintos de segurança”. A empresa sugere que esta foi uma reivindicação dos motoristas para tornar o sistema de classificação mais justo.

A avaliação do UberPool também vai mudar. Se o usuário der uma avaliação inferior a 5 estrelas, o app vai perguntar o motivo. Se for algo relacionado à rota ou ao passageiro que dividiu a corrida, a classificação não vai afetar a média do motorista.

Uber e motoristas estão em um cabo de guerra há tempos, à medida que o serviço se tornou menos rentável e mais concorrido. A empresa vem tentando melhorar esse relacionamento, com uma categoria Select para carros mais novos, com preço 20% mais alto; e uma grande central de atendimento em São Paulo.

O UberPool, no entanto, ainda é problemático: o motorista não é remunerado pelo desvio do percurso para pegar outros passageiros, e é punido caso recuse muitas corridas. É uma reclamação que eu ouvi várias vezes em São Paulo, de motoristas que migraram para concorrentes como 99Pop e Cabify. Ou seja, ainda há espaço para melhorias no Uber.

Receba mais sobre Uber na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados