Início » Celular » Está mais fácil ver sua nota de passageiro no Uber

Está mais fácil ver sua nota de passageiro no Uber

Felipe Ventura Por

Depois de cada corrida no Uber, você pode avaliar o motorista, e ele avalia você também. Sua média ficava relativamente escondida na interface do app, mas agora será bem visível, para estimular usuários a se comportarem melhor.

A nota do usuário será exibida logo abaixo do nome no menu do aplicativo; isso valerá para todos os países em que o Uber atua. As avaliações continuam anônimas: você não tem como saber a nota que cada motorista lhe deu, e vice-versa — apenas a média fica disponível.

Caso seu app ainda não tenha sido atualizado, você precisará seguir o procedimento antigo. Abra o menu lateral, toque em Ajuda, depois em “Opções de pagamento e conta” e “Configurações de conta e avaliações”. Selecione “Como as avaliações funcionam?” e toque em Enviar.

Com a mudança para os passageiros, o Uber espera evitar “coisas como comer no carro, bater a porta, ou tentar colocar mais pessoas do que cintos de segurança”. A empresa sugere que esta foi uma reivindicação dos motoristas para tornar o sistema de classificação mais justo.

A avaliação do UberPool também vai mudar. Se o usuário der uma avaliação inferior a 5 estrelas, o app vai perguntar o motivo. Se for algo relacionado à rota ou ao passageiro que dividiu a corrida, a classificação não vai afetar a média do motorista.

Uber e motoristas estão em um cabo de guerra há tempos, à medida que o serviço se tornou menos rentável e mais concorrido. A empresa vem tentando melhorar esse relacionamento, com uma categoria Select para carros mais novos, com preço 20% mais alto; e uma grande central de atendimento em São Paulo.

O UberPool, no entanto, ainda é problemático: o motorista não é remunerado pelo desvio do percurso para pegar outros passageiros, e é punido caso recuse muitas corridas. É uma reclamação que eu ouvi várias vezes em São Paulo, de motoristas que migraram para concorrentes como 99Pop e Cabify. Ou seja, ainda há espaço para melhorias no Uber.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Larissa Santos

Eu recebo nota baixa toda vez que a corrida sai barata mas a culpa não é minha,so que agora eu vejo minha nota se minha nota subir dou 5 estrelas se minha nota baixar dou 1 estrela pro motorista.

Rodrigo Fante
A minha está 4,99. Na verdade essa avaliação é complicada, uma ou duas vezes por coisas muito pequenas pensei em dar uma nota menor que 5, mas não queria dar 4. Poderia manter o sistema de estrelas como está hoje, mas poderia abrir para dar uma nota avançada separada por quesitos para quem quiser apenas, por exemplo: Avalie de acordo com a rota: ***** Avalie de acordo com o atendimento: ***** Avalie de acordo com a qualidade do veículo: ***** Poderia ter uns 5 quesitos mais comuns. Nessas 2 situações que me lembro uma daria 4 pela rota que foi levemente diferente do que indiquei, mudou pouco o valor, mas por ter contrariado a rota que pedi não merecia 5, mas também não queria negativar tanto ele. A outra foi por uma conversa machista e retardada com uns papos que ninguém merece, eu daria um 2 pelo atendimento, dividido em 5 quesitos esse 2 afetaria menos também.
CtbaBr
Então, como eles passarão a exigir uma justificativa quando o passageiro der uma nota menor que 5 ao motorista, o minimo a se esperar seria que eles também exigissem do motorista uma justificativa por uma nota menor que 5 dada ao passageiro!
CtbaBr
Não cabe a mim como cliente julgar, só lamentar! Mas volto a salientar, não gostei de ter que justificar uma nota abaixo de 5, como cliente eu considero ruim essa mudança no sistema!
Ed
Eu nunca deixei comentários, mas sempre dei nota 5 também... Até porque sempre fui bem atendido.
Maxnoob
Eu sempre dou 5 estrelas e um elogio kkk to com nota 4,93
Sckillfer
"A avaliação do UberPool também vai mudar. Se o usuário der uma avaliação inferior a 5 estrelas, o app vai perguntar o motivo. Se for algo relacionado à rota ou ao passageiro que dividiu a corrida, a classificação não vai afetar a média do motorista." É justo o motorista receber nota negativa por causa do outro passageiro ou de uma rota de merda que o Uber obrigou o motorista a seguir?
Ed
Estou com nota um pouco baixa (menor que 4), mas nunca fiz nada do tipo comer no carro, sujar o carro, colocar mais passageiros que o permitido, ser mal educado, bater a porta... Absolutamente não faço a menor ideia do motivo da minha nota. E nunca nenhum motorista recusou corrida para mim.
CtbaBr
Eu vejo a classificação como um excelente meio para o aprimoramento do sistema! Mas... Como cliente não gostei dessa mudança: Se o usuário der uma avaliação inferior a 5 estrelas, o app vai perguntar o motivo.. Não vejo porque justificar 4 ou 3 estrelas, pelo contrario, talvez fosse o caso de justificar 5. Vejo isso apenas como uma forma de induzir o cliente a dar nota máxima sempre, nesse caso melhor seria implantar logo o superficial sistema de positivo e negativo!
???????Feripe Hatsune?
Aqui também acontece dependendo da hora, o mesmo se repetia no Uber. Vai muito da sorte. Alguns motoristas preferem circular só região central da cidade e alguns bairros próximos.
Weller Santibanez
Já tentei usar o Cabify, mas nas vezes que fui pedir carro, não tinha disponível no bairro.
Henrique Queirós
logo esses serviços vão decair, todos aliás, quando vejo o nome UBER já espero alguma matéria sobre processo...
Juan Lourenço
O melhor é manter Uber, Cabify e 99 instalados e conferir o melhor preço antes da corrida (tem aquele app VAH que faz esse comparativo de uma vez só).
???????Feripe Hatsune?
Estou usando mais o Cabify, que continua tendo mais qualidade que o Uber por aqui, sem contar os descontos nas corridas, e o relato positivo de vários motoristas. Já penso até em desinstalar o app do Uber. Uber que vai precisar de muita reza e sal grosso para mudar, se é que isso vai acontecer.