Início » Celular » Lenovo, não estrague o Moto Z Play

Lenovo, não estrague o Moto Z Play

Nós gostamos da bateria dele

Paulo Higa Por

A Motorola lança smartphones com longa duração de bateria há pelo menos cinco anos, primeiro com a linha Maxx e, mais recentemente, com a linha Play.

Moto X Play, Moto Z Play e até o básico Moto G4 Play têm baterias com capacidades maiores que seus concorrentes com hardware do mesmo nível, aguentando mais tempo longe da tomada. Só que o Moto Z2 Play pode mudar isso: para tornar o aparelho mais fino, a Lenovo deve colocar uma bateria menor, de 3.000 mAh, cortando a autonomia em relação ao antecessor.

A informação vem de Evan Blass, mais conhecido como @evleaks, que tem Moto Z, Galaxy S8, Galaxy Note 7 e mais uma penca de smartphones em seu bom histórico de vazamentos. Segundo Blass, o Moto Z2 Play terá processador octa-core Snapdragon 626 de 2,2 GHz, 64 GB de armazenamento, 4 GB de RAM, câmera de 12 megapixels (f/1,7) e tela Super AMOLED de 5,5 polegadas (1920x1080 pixels).

No entanto, o que salta aos olhos é a diminuição na bateria de 3.510 mAh no Moto Z Play para 3.000 mAh no Moto Z2 Play. Não parece uma redução numérica tão grande, mas isso faz com que o novo aparelho seja propagandeado pela Lenovo como tendo até 30 horas de bateria, enquanto o antecessor tinha estimativa de até 50 horas — não se trata, portanto, de manter a autonomia porque a eficiência energética do processador ou da tela melhorou; é um corte real.

A redução da capacidade seria uma consequência do esforço da Lenovo em tornar o smartphone 1 mm mais fino e 20 gramas mais leve que seu antecessor. Mas não é como se o Moto Z Play fosse um trambolhão, uma vez que ele tinha apenas 7 mm de espessura e 165 gramas. Ele já era mais fino que smartphones mais caros, como iPhone 7 (7,1 mm) e Galaxy S8 (8 mm).

Alguém realmente quer algo mais fino que isso?

Além disso, o fato do Moto Z Play ter uma duração boa dispensava a necessidade de plugar o módulo de bateria extra, que foi enviado de brinde para os compradores brasileiros do finíssimo Moto Z (5,2 mm) como forma de tentar compensar sua autonomia medíocre. Com o módulo, o smartphone mais fino da Lenovo fica com 11,2 mm de espessura, eliminando a suposta “vantagem” de design.

Uma autonomia menor também vai na contramão do mercado de intermediários premium, que tem recebido novos entrantes com baterias maiores, caso do Zenfone 3 Zoom e do Galaxy A9, ambos de 5.000 mAh — curiosamente, os dois aparelhos são justamente de fabricantes que decepcionavam em bateria no passado.

Diante disso, existem duas possibilidades. A primeira é que a Lenovo não entendeu por que o Moto Z Play foi bem recebido, e vai acabar com uma das melhores características da linha. A segunda é que você e eu fazemos parte de um nicho muito restrito, e que as outras pessoas não ligam muito para a duração de bateria. No entanto, a julgar pelos reviews que o aparelho ganhou, isso não parece ser verdade:

Depois de trazer um Android caro com 2 GB de RAM, lançar um smartphone com ergonomia ruim e bateria decepcionante, deixar seus usuários em risco, fazer bagunça com a marca Motorola e ter seu primeiro prejuízo em seis anos, por favor, Lenovo, tente não estragar o Moto Z Play.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Alexandre S Cavassin
Pois é... Eu era um feliz proprietário de um Moto Z Play, que me foi furtado há dois dias. Como conheço pessoas que têm o Moto Z Style, mais fino e de bateria ridícula, resolvi comprar outro Moto Z... E comprei outro moto Z Play. Não quero nem ouvir falar no Style, no Z2 play ou no Z3 play. Estes têm mais memória, mas não cabe conector de fone e a bateria dura apenas algumas horas, enquanto o Z Play chega a durar 2 dias... Repito a sua frase: Lenovo, não estrague o Moto Z Play !!!
R0gério
A única versão realmente interessante da linha Z e eles ainda querem estragar... E num ano no qual lançam o S8 e o G6, os caras sequer aumentam o tamanho da tela do Z pra reduzir as bordas enormes. É, Lenovo, se prepare pra mais um ano no preju. Provavelmente o Z Play será meu último Moto.
André G
E agora tem até rumores de que a linha Moto não virá mais com Android puro.
André G
O último smartphone bonito que a Motorola fez foi o razr i em 2012.
Julio da Gaita ✔
Ousadia & Alegria, tá puxando forte heim bróder, mas convenhamos que o higa sempre foi bem coerente nas análises, tirando aquele publieditorial da dell lá, aquele tablet/pc.Foi do Higa mesmo né?! aquilo foi bem parcial mesmo...rs
Julio da Gaita
Ousadia & Alegria, tá puxando forte heim bróder, mas convenhamos que o higa sempre foi bem coerente nas análises, tirando aquele publieditorial da dell lá, aquele tablet/pc.

Foi do Higa mesmo né?! aquilo foi bem parcial mesmo...rs
𝕵𝖆𝖈𝕶 ⚡𝖎𝖑𝖘𝖆𝖓
Faço minhas suas palavras.E, a julgar pelo resultado dessa enquete https://twitter.com/paulohi... a Lenovo errou feio nessa redução por conte de um milímetro
Jack Silsan
Faço minhas suas palavras.

E, a julgar pelo resultado dessa enquete https://twitter.com/paulohiga/status/860638486793261056 a Lenovo errou feio nessa redução por conte de um milímetro
Frank V
Já tinha visto essa, por isso tava mais inclinado pra comprar o Oukitel, mas depois vi uma em vídeo com samples de foto e vídeo e a câmera do Ulefone pareceu melhor, especialmente em vídeo. Veja a partir de 1:55:https://www.youtube.com/wat...
Frank Vinnicyus
Já tinha visto essa, por isso tava mais inclinado pra comprar o Oukitel, mas depois vi uma em vídeo com samples de foto e vídeo e a câmera do Ulefone pareceu melhor, especialmente em vídeo. Veja a partir de 1:55:

https://www.youtube.com/watch?v=Yc_mJEuYhaY
Henrique Queirós
Na comparação que vi o Oukitel levou a melhor na câmera... https://www.kimovil.com/pt/comparar/oukitel-k6000-plus,ulefone-power-2
Só que um Moto Z2 Play com bateria menor não vai gerar vendas... Quem tem o Z Play não vai aceitar o downgrade de bateria.
Frank V
Pra mim isso não é problema pq só uso um chip... E de qualquer forma, nunca precisei de mais de 64 GB. Os dois aparelhos são bem semelhantes: Mesmo processador, RAM, armazenamento, tamanho e resolução de tela, etc. Mas pra mim o critério de desempate vai ser a câmera, e pelas comparações que eu vi, o Ulefone leva a melhor.
Frank Vinnicyus
Pra mim isso não é problema pq só uso um chip... E de qualquer forma, nunca precisei de mais de 64 GB. Os dois aparelhos são bem semelhantes: Mesmo processador, RAM, armazenamento, tamanho e resolução de tela, etc. Mas pra mim o critério de desempate vai ser a câmera, e pelas comparações que eu vi, o Ulefone leva a melhor.
Fábio Moser
Que smartphone feio... tão feio como qualquer Moto.
Henrique Queirós
A Lenovo não cai assim. A Lenovo tem um monte de subsidiária que vende muito bem mesmo lá fora, Motorola é apenas mais uma. Grande? Sim... Mas a Motorola tem um foco diferente da Lenovo, a adaptação é complicada mesmo. O que eles estão fazendo é mercado de Risco.
Henrique Queirós
Assim espero.
Henrique Queirós
Realmente o Oukitel é melhor, porém não muito melhor, e é mais aro, e sem entrada pra SD (tem que escolher entre O chipp ou o SD)
Gertrudes, a Lhama Morta
Só faltou ser bonito
Gertrudes, a Lhama
Só faltou ser bonito
Fabricio Pinho
A Lenovo/Motorola quer vender Snaps. Ela quer ganhar dinheiro. É simples assim. Quem compra o Z play, compra pelo menos um snap a menos.
Understand Camels
Aqui está o meu canal de Youtube (http://clkmein.com/qAtbuH), faço videos de tutoriais, quaso não haja o tutorial que deseja é só pedir, obrigado.
Pedro Vieira
Eu só irei comprar se a autonomia da bateria for mantida. Fabricantes preocupados com espessura de smartphone. Quanto mais fino maior o risco de quebra ou dano em quedas.
Felipe Souza
Parece até uma deixa para o snap de bateria, mas também parece obsessão por um aparelho mais fino.
Felipe Souza
A Lenovo não está sabendo qual caminho seguir com a marca da Motorola. O último e ousado trecho, além de mostrar a insatisfação do Paulo Higa, partilhada por muitos, mostra que a linha Moto só piora a cada geração.
Wellington Gabriel de Borba
Uma lâmpada que nunca precisa ser trocada eu não sei, mas vamos ver o que os fabricantes de lampadas LEDs tem a dizer sobre seus produtos com 10000 horas de vida. Enfim, o que leva uma empresa ganhar mercado é acabando com a reserva de mercado da outra. A maioria dos países estão com os serviços de telecomunicações já saturados. Ou se cria um telefone melhor de fato do que o que a gente já tem ou ninguém compra.
Gaba
Desculpa man, mas pelo que a Lenovo vem fazendo, parece que eles não sabem mesmo... É um erro atrás do outro.

O mercado já começou a rejeitar a Lenovo com esse primeiro prejuízo em 6 anos. Se eles não se tocarem daqui a pouco vão perder completamente a mão...
Gaba
Desculpa, mas a Motorola já foi, a Lenovo cagou com tudo. Além de todos os problemas citados pelo Higa, ainda falo desse design lixoso que a Lenovo colocou nos telefones. A Motorola perdeu a identidade.
Rod
Sim

http://www.gsmarena.com/lenovo_p2-8319.php
leoleonardo85
Mas o Hardware como um todo, tá no mesmo nivel?
Jorge Miranda
Eles tentaram embalar o iPhone. Bateria ridícula, design supostamente bonito, é uma espécie de smartphone gourmet que a LeNovo tentou criar...e ficou um lixo, não troco meu Moto Z Play por nada nesse mundo.
Jorge Miranda
Acho que só os fanboys do iPhone que ligam pra espessura de um smartphone.
arsenáutico
Eu acho que é por aí mesmo...
Johan Falk
Eu acho que é por aí mesmo...
arsenáutico
Não adianta, acho que vão estragar mesmo.
Johan Falk
Não adianta, acho que vão estragar mesmo.
Yago G. Oliveira
Olhei o G5 Plus recentemente e ele ganhou no quesito celular mais feio.
Felipe
Ainda acho que um Moto X com hardware parecido com do Moto Z, mas com bateria melhor, com entrada P2 e sem a besteira dos Snaps faria sucesso.
Felipe
Pois é, a Lenovo quer estragar o único acerto desde a aquisição da Motorola.
Renato Freire
Concordo. Eu mesmo, se fosse comprar um aparelho hoje, pro meu uso, eu olharia o G5 Plus e não o Z Play. To cagando pros snaps e minha única persa real, pro meu uso, seria a bateria menor. Em troca eu ganharia o leitor de digitais com movimentos e um celular bem mais bonito e ergonômico.
Rod
Lenovo P2 também resolve.
Maxnoob
2018 os correios vao mais que sobrecarregar de tanta encomenda chinesa
Rod
Agora, imagina um Lenovo P2, que bota o Z Play no bolso, no quesito bateria.
Adriano
Convenhamos pessoal...
Vocês realmente acreditam que as empresas não sabem o que os consumidores querem?

Vocês acham que iriam construir um celular "perfeito" e impecável, pra no ano seguinte, ninguém ver necessidade de trocar de aparelho?

Enquanto vocês discutem a "burrice" da indústria, eles riem da cara do consumidor, empurrando goela abaixo de todos, aparelhos que, se não fosse por um marketing muito bem construído, ninguém sentiria necessário trocar de aparelho com menos de 3 anos de uso.

Isso que vocês estão criticando, é a lógica do mercado!!!

Alguém acredita que a indústria de lâmpadas, iria criar uma lâmpada que jamais precisaria ser trocada?

É evidente que não e o motivo é tão evidente quanto.
Luiz Claudio Eudes Corrêa
Quem quer bateria vai ter que comprar aqueles oukitel com bateria de 6000mAh ou o absurdo modelo com 10.000mAh
Carlin
Se a onda de snap não pegou, e com o andar da carruagem, não vai pegar, não vai ser fazendo o usuário se sentir na obrigação de comprar um snap de bateria, que vai atrai-lo a comprar o aparelho, com toda certeza, vai ser mais um argumento para não comprar!
leoleonardo85
Eu não sabia o que era sai 7 da manhã de casa e chegar as 23h sem precisar colocar o celular no carregador nesse intervalo, o Moto Z Play faz isso, mesmo eu usando muito o celular durante o dia.

Celular fino simplesmente não tem porque, na real ninguém liga pra isso.
Azaghal Clay
Eu tenho o moto z play e simplesmente não tenho oque reclamar, excelente smartphone na minha opinião, achei interessante as especificações vazadas do futuro moto z play 2 mas é preocupante o fato da redução da bateria. As especificações do moto z play atual são ótimas mesmo sendo inferiores as, teoricamente, especificações vazadas, mas o moto z play atual não te deixa na mão, principalmente na bateria
Marks Duarte
Dois colegas de trabalho já compraram o Z play, outra vai trocar o S6 Edge por ele, só por causa da autonomia de bateria e estou juntando moedas para comprar o meu.Então, realmente acredito que a Le Novo vai dar um tremendo tiro no pé com essa decisão.
Marks William
Dois colegas de trabalho já compraram o Z play, outra vai trocar o S6 Edge por ele, só por causa da autonomia de bateria e estou juntando moedas para comprar o meu.
Então, realmente acredito que a Le Novo vai dar um tremendo tiro no pé com essa decisão.
Gabriel Brito
Ele tem quase um ano de anunciado, mas um pouco menos tempo de vendido. Eu tenho e posso assegurar que ainda é um aparelho dentro das expectativas da categoria, com uma bateria incrível. Talvez valha a pena esperar se você for pagar o valor cheio do Z Play, que foi lançado por 1.199,00, já que provavelmente a Lenovo manterá o preço, como é de prache.
Hiroshi Kuruiwa
Eu pessoalmente não gosto desses snaps da moto. Eu tenho um z play, e sempre uso um style shell de madeira que comprei separadamente. Tipo, ele deve aumentar em 1mm a espessura do aparelho e pra mim, não vejo vantagem, fora a câmera saltada que praticamente impossibilita o uso de cases. Mas o aparelho é excelente, muito melhor que o meu antigo LG g3.

Renato Freire
Vou dar uma outra sugestão de motivo para reduzir a bateria. Se o Z Play tem bateria gigante, os snaps não devem ter o volume de vendas esperado, o snap mais barato é o de bateria extra. Vamos reduzir a bateria e criar a necessidade de comprar o snap de bateria extra. (Só para deixar claro, eu realmente acredito que esse possa ser um motivo, porém não concordo. Sou o feliz dono de um Z Play e um dos motivos é a bateria de urânio).
Rafael Cunha
Estou esperando também mano, justamente por causa do bateria e o designer que eu acho bonito, vamos torcer para que isso seja só mais um rumor
Alex Edelweiss
Nossa, e Lenovo cagou nesse novo design da linha Moto. Está muito feio, na minha opinião.
Alex
Nossa, e Lenovo cagou nesse novo design da linha Moto. Está muito feio, na minha opinião.
Rafael Leite
Eu estava esperando o lançamento da segunda geração do Z Play justamente por causa do tempo fora da tomada. :o
Jonas S. Marques
Nenhum aparelho de nenhuma linha Motorola foi exatamente unanimidade após a aquisição da Lenovo.
O Moto Z é uma aberração que eu nunca vou entender.
É um aparelho fino com bateria de 2600 MAH, mas que vem por padrão com uma capa de 2200 MAH, que totaliza 4800 MAH, certo?
Não, porque o tal do Charger Mod tem perdas, então na prática conta como um pouco menos.

Pedir qualquer coisa de noção pra Lenovo é pedir demais, pelo jeito.
Beto Campana
Cara, a escolha pelo meu Moto X Play 2015 foi justamente a bateria, somado à câmera decente. À epoca os Moto G tinham preço parecido e processador/memória/câmera bem inferiores, e eu buscava algo pra segurar o dia todo com folga.
Dei um Moto G4 play pra minha mãe também pela bateria, que ela odiava no Samsung anterior.
Motorolenovo não pode matar o segmento de quem só quer um celular decente pra apps básicos e câmera boa com uma bateria para o dia todo, sem fazer questão de mil sensores, o que melhora ainda mais o quesito bateria.
Renan Araújo
https://uploads.disquscdn.com/images/46d2490cc801d537b2e6a8947009579a0e23047e38452a782b93f7b73e647552.jpg
Renan Araújo
Eu aposto no O nele sim, vendo que, geralmente, os moto recebem duas grandes atualizações do Android.
CaioAC
Estou para trocar de smartphone (depois de longos 3 anos com o Moto G2) e estou considerando muito o Z Play pela bateria e histórico de atualizações da Motorola (só o G2 recebeu 3 grandes versões do robô). Será que ele ainda vale à pena frente à outros intermediários, mesmo após quase um ano? Veremos o "O" nele mesmo ainda não lançado? Dúvidas e dúvidas... (btw, é muito difícil escolher celular, credo :C )
Frank V
Outra boa opção do GearBest, que é que mais estou considerando para trocar meu Moto Maxx, é o Oukitel K6000 Plus. Ambos são bem parecidos, dá uma olhada.
Frank Vinnicyus
Outra boa opção do GearBest, que é que mais estou considerando para trocar meu Moto Maxx, é o Oukitel K6000 Plus. Ambos são bem parecidos, dá uma olhada.
Diogo Buíque
Por smartphones com tela de 5.2 polegadas e com essa finura do Moto Z. Não faz sentido telas maiores que essa.
palatoqueimado
Quanta ousadia nessa última frase hein, Higa? É por isso que eu acesso este blog. Porque tem personalidade própria, dá muito gosto ler os artigos daqui. Por mais apelos como esse! Os fabricantes precisam ouvir seus usuários.
Henrique Queirós
Sim sim, e preços excelentes
🧙‍♂️ Mago Erudito® ᴾᴿᴱᴹᴵᵁᴹ
Não conhecia esse Ulefone Power, mas me surpreendi!Tem specs bem interessantes por apenas $170,00.http://www.gearbest.com/cel...
Mago Erudito®
Não conhecia esse Ulefone Power, mas me surpreendi!

Tem specs bem interessantes por apenas $170,00.

http://www.gearbest.com/cell-phones/pp_618318.html
Henrique Queirós
Não entendo qual a dificuldade da Lenovo com a linha...
Eles tem tantas outras linhas ótimas...
Eu mesmo, estou cogitando comprar o Ulefone Power 2 (uso o Ulefone Power1). Além de lindo, bateria de 6050mAh... Então, será que a Lenovo vai acabar matando a Motorola?