Google compra um dos estúdios mais bem-sucedidos em jogos de realidade virtual

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 semanas

A realidade virtual ainda está dando seus primeiros passos, mas já reúne alguns destaques. Um deles é a Owlchemy Studios, que fez alguns jogos bem-sucedidos em VR — ele agora faz parte do Google.

A Owlchemy é mais conhecida pelo jogo Job Simulator, um museu no ano 2050 que mostra como os humanos desempenhavam algumas tarefas — trabalhar em um escritório, fazer comida em um restaurante, vender produtos em uma loja — que foram assumidas por robôs.

Job Simulator está disponível para PlayStation VR, HTC Vive e Oculus Touch, e acumula mais de US$ 3 milhões em vendas. Para um estúdio pequeno, com cerca de vinte funcionários, é bastante coisa.

Eles recentemente lançaram uma experiência VR baseada em Rick and Morty, desenho animado do canal Adult Swim:

O estúdio diz em comunicado que, mesmo fazendo parte do Google, vai continuar a desenvolver jogos para Oculus Rift e outras plataformas: “isso significa continuar nossa missão de criar realidade virtual para todos”.

Como nota o The Verge, o destaque da Owlchemy é desenvolver jogos que imitam bem a interação com as mãos. Alex Schwartz, cofundador do estúdio, diz no comunicado que o rastreamento de mãos é “meio que nosso fator-chave”. Isso é diferente do Daydream, atual plataforma VR do Google, que usa um controle remoto com movimentos limitados.

O valor da aquisição não foi revelado, mas o TechCrunch lembra que a Owlchemy arrecadou US$ 5 milhões em investimentos da Qualcomm Ventures, HTC e outros.

O Google já adquiriu estúdios de realidade virtual antes: em 2015, eles compraram a Skillman & Hackett, criadores do Tilt Brush, uma forma de desenhar e pintar no espaço ao seu redor. Ele está disponível para HTC Vive e Oculus Rift.

Enquanto isso, o Facebook — dono da Oculus — parece seguir uma estratégia diferente: em vez de produzir mais conteúdo VR, eles querem terceirizar isto. O estúdio de filmes em realidade virtual da Oculus foi recentemente fechado.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados