Início » Mobile » Android Pay chega ao Brasil até o final do ano

Android Pay chega ao Brasil até o final do ano

Por
39 semanas atrás
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

O Android Pay, sistema do Google para fazer pagamentos pelo smartphone, começará a funcionar no mercado brasileiro até o final de 2017. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (17) durante o evento para desenvolvedores Google I/O. Esta será a segunda grande tecnologia de pagamentos a chegar ao Brasil, depois do Samsung Pay, que estreou em 2016.

O funcionamento do Android Pay é semelhante ao do Apple Pay: você cadastra seus cartões de crédito ou débito no aplicativo e, quando fizer uma compra, encosta seu smartphone com NFC na maquininha de pagamento. Para que o processo funcione, é necessário que o terminal aceite pagamentos contactless — todas as grandes fornecedoras, como Cielo, Rede e GetNet, já suportam a tecnologia.

Como o Android Pay depende de parcerias com as instituições financeiras, o número de cartões aceitos será limitado. O Google diz que, na primeira onda de implantação do sistema, vai aceitar plásticos do Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Itaú e Porto Seguro, nas bandeiras Visa, Mastercard e, olha só, Elo.

Segundo o Google, “hoje, quase todos os terminais de pagamento no Brasil têm tecnologia NFC, o que significa que este sistema terá enorme impacto em facilitar transações em milhares de lojas de todos os tamanhos”. Números de 2016 dão conta de que 80% dos terminais em atividade no Brasil suportam pagamentos por aproximação. Nos smartphones, a presença do NFC é menor, especialmente entre modelos da Asus.

Além do Brasil, que será o primeiro país da América Latina com Android Pay, Canadá, Rússia, Espanha e Taiwan também receberão a tecnologia até o final do ano. O sistema já funciona em mais de dez países.