Início » Celular » Android Pay chega ao Brasil até o final do ano

Android Pay chega ao Brasil até o final do ano

Paulo Higa Por

O Android Pay, sistema do Google para fazer pagamentos pelo smartphone, começará a funcionar no mercado brasileiro até o final de 2017. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (17) durante o evento para desenvolvedores Google I/O. Esta será a segunda grande tecnologia de pagamentos a chegar ao Brasil, depois do Samsung Pay, que estreou em 2016.

O funcionamento do Android Pay é semelhante ao do Apple Pay: você cadastra seus cartões de crédito ou débito no aplicativo e, quando fizer uma compra, encosta seu smartphone com NFC na maquininha de pagamento. Para que o processo funcione, é necessário que o terminal aceite pagamentos contactless — todas as grandes fornecedoras, como Cielo, Rede e GetNet, já suportam a tecnologia.

Como o Android Pay depende de parcerias com as instituições financeiras, o número de cartões aceitos será limitado. O Google diz que, na primeira onda de implantação do sistema, vai aceitar plásticos do Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Itaú e Porto Seguro, nas bandeiras Visa, Mastercard e, olha só, Elo.

Segundo o Google, “hoje, quase todos os terminais de pagamento no Brasil têm tecnologia NFC, o que significa que este sistema terá enorme impacto em facilitar transações em milhares de lojas de todos os tamanhos”. Números de 2016 dão conta de que 80% dos terminais em atividade no Brasil suportam pagamentos por aproximação. Nos smartphones, a presença do NFC é menor, especialmente entre modelos da Asus.

Além do Brasil, que será o primeiro país da América Latina com Android Pay, Canadá, Rússia, Espanha e Taiwan também receberão a tecnologia até o final do ano. O sistema já funciona em mais de dez países.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Marcelinhoo Theodoro
Meu amigo eu sou marceneiro profissional. Gostaria de saber como faço para conseguir um trabalho nos Estados unidos? Tem.como me passar algum contato ?
Gabriel Gonçalves

Não tinha reparado que era só bandeira Visa :) Estava considerando somente liberação de cada banco e não pela bandeira. Obrigado pela informação

Matheus Macedo

Porque o Nubank usa a bandeira Mastercard, e a Mastercard ainda não está funcionando com o Android Pay aqui no Brasil. só cartão da bandeira Visa por enquanto.

Gabriel Gonçalves
Como assim?
Matheus Macedo
O problema não é com Nubank e sim com a Mastercard nesse primeiro momento
Thiago Oliveira
Android Pay, e-CNH... já dá pra sair só com o celular.
Fábio Valentim
Até Banco do Brasil está conseguindo ser mais tecnológica que Nubank
Thiago Ferreira
Quando se fala com o banco eles tratam como "plástico" sim.
Vinícius Machado
Cara, agora você falando em Way que descobri que existe a funcionalidade kk e eu esperando o Samsung Pay melhorar em termos de cartões... voce usa o Way com NFC, é bom?
Theo Queiroz
Tô ligado, mas no meu caso teria que desfazer tudo pra fazer root de novo com magisk. E nem me aprofundei na pesquisa, mas acho que o magisk não funciona na MIUI, e como o meu aparelho é um Redmi 4...
nice guy

Funciona com Magisk. ;-)

fsociety
Funciona com Magisk. ;-)
felipecn
Santander tem o Santander Way já funcionando com pagamentos NFC no Android. Mas não funciona com root...
Big Joe
O que não deixa de ser ridículo por parte dos fabricantes, pois não é nenhuma tecnologia cara e do outro mundo. Mesmo a Samsung, que tem seu sistema próprio, só põe o NFC nos modelos topo de linha. Estão se auto-sabotando.
Theo Queiroz
Ah, só lembrando pra quem faz root (como eu): NÃO FUNCIONA. Meus dois cartões são do Santander e NuBank, ou seja, estou totalmente de fora dessa primeira leva. Dependendo de como for a aceitação, eu poderia pensar em retirar o root pra usar o Android Pay
Exibir mais comentários