Início » Telecomunicações » Celulares xing-ling serão bloqueados no Brasil a partir de setembro

Celulares xing-ling serão bloqueados no Brasil a partir de setembro

Paulo Higa Por

O bloqueio de celulares piratas vem sendo discutido há pelo menos três anos, quando as operadoras colocaram em funcionamento o Sistema Integrado de Gestão de Aparelhos (Siga), para identificar smartphones que não foram homologados pela Anatel. Desde então, ele opera em modo leitura, registrando, mas não impedindo que os aparelhos se conectem às operadoras. Isso muda em setembro.

A Anatel decidiu nesta quarta-feira (24) que, a partir de 30 de junho, os aparelhos que operam de forma irregular no Brasil receberão mensagens de texto da operadora alertando sobre a situação do dispositivo. Depois de 75 dias, ou seja, em meados de setembro, eles não poderão mais se conectar às redes brasileiras. A decisão foi administrativa, não pública, segundo o Teletime.

O que será bloqueado

Nesta primeira fase, serão bloqueados os celulares que não possuem um número IMEI registrado no banco de dados da GSMA, associação global de operadoras móveis. O IMEI DB é internacional e tem acesso restrito por fabricantes, operadoras e agências reguladoras.

O IMEI é um código de 15 dígitos único para cada celular. Quando uma empresa fabrica smartphones, precisa registrar os IMEIs dos aparelhos junto aos órgãos de telefonia, como a GSMA. No entanto, celulares “xing-ling” de marcas pouco conhecidas (ou mesmo sem marca) não passam pelo processo, apresentando um IMEI duplicado ou inválido. Esses aparelhos não funcionarão mais nas operadoras brasileiras.

O que não será bloqueado

Celulares com IMEI válido, mesmo que não tenham sido homologados pela Anatel, não serão bloqueados. Isso resolve um problema antigo do bloqueio, que poderia afetar estrangeiros que utilizam seus próprios aparelhos em visita ao Brasil ou pessoas que compram smartphones de marcas conhecidas, mas que não vendem no país, como HTC, Huawei ou Xiaomi.

Além disso, os celulares que não possuem IMEI válido, mas que já se registraram nas operadoras brasileiras, continuarão funcionando para minimizar as reclamações. De qualquer forma, a tendência é que eles desapareçam da rede à medida que os donos forem trocando seus aparelhos. Em 2016, 13 milhões de aparelhos nessa situação foram ativados no Brasil.

Mais sobre: , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

MyKe Logan
kkk eu tbm pelo que entendir celulares da xiaomi tem IMEI em ok
Wilde(r)
os vendedores picaretas de marcas reconhecidas de shopping estão com aquele papinho de que os celulares de "internet" irão parar de funcionar. fui pedir uma ajudar de um celular velho da samsung e alem de dizer que meu celular era lixo ainda falou mal do meu smartphone chines. muita picaretagem esses vendedores.
JL
o fabricante tem que registrar o imei no banco de dados internacional. e aí nao será bloqueado.
Jonas L
o fabricante tem que registrar o imei no banco de dados internacional. e aí nao será bloqueado.
Lucas Guerra
O imei é registrado na database com o aparelho, logo se tiver um aparelho tiver um imei que foi registrado a outro aparelho, logo aquele ali não é o original.
Henrique Accioly
E como ficarão os módulos GSM de rastreadores veicular, ou de Arduíno, por exemplo?
@Sckillfer
Bitch, please...
Sckillfer
Bitch, please...
D' Carvalho
o que é isso?
D' Carvalho
item 4) mas se o imei é clonado, como saberão que ele não pertence ao original?
Tchala Santos
Só usso chip pra ativar o whats mesmo. Então pode bloquear tudo.

Celular no Brasil nunca mais #Elephone
crmac
Lei feita apenas para ferrar a camada mais pobre da população. Além de estimular a contravenção, ou alguém acha que não vai chover gente oferecendo serviços para modificar o IMEI do celular?
Querem acabar com a pirararia? Diminuam os impostos, aqui no Brasil o comércio têm a cara de pau de cobrar quase U $ 100, 00 pela bosta do pixi 4 da Alcatel, tela de TFT de 3, 5" polegadas, 1Gb de ram....Não tem como
Rodrigo Camargo
kkk
Keaton
Hm.... imagina que legal, tu tem um xing-ling com IMEI duplicado, é furtado e manda bloquear o IMEI e deixa outros 500 sem poder usar o telefone. :P
Maicon Bruisma
Eu também, excelente aparelho
Josué Júnior
E eu, que tenho o Nexus 5x =D
Fernando
Não tem 6, e isso é ótimo!
Andre Badiani
eu também!!!
David Diniz
Se o aparelho tiver as certificações de outros orgãos como o FCC não tem problema.
David Diniz
Parabéns para a Anatel por coibir essas piratarias.
Rod
Perdão, achei que tava falando dos Xiaomi
Isaquiel
Claro, a experiência com o hiphone é 10 e o iphone 0 ??
Rod
Acho que inverteu os números.
Higor Fernando Martins
entao os preços dos celulares vao aumentar e dos xing ling vao cair muito ??
Felipe Pasa
Pessoal que utiliza chipeira GSM Xing-Ling também devem entrar nessa onda de bloqueio.
Guilherme Borges Cunha
Eu suei frio aqui. Kkkkkkkk Já estava imaginando o meu Oneplus 3T sendo peso pra papel.
Guilherme Borges Cunha
Espero que meu Oneplus 3T esteja entre esses com IMEI válido.
Cris-sp
Eita como seria bom se fizessem isso com essas transportadoras piratas de pessoas, que utilizam aplicativos. Seria excelentes !
Carlos Henrique Machado
E meu Caterpillar S60 que comprei no Uruguai?
Thiago Faria
Vai na 25 de março e lá vai ver que desbloqueia qualquer celular bloqueado por IMEI na hora.
Valmir
E eu que comprei um Mi5 que ainda nem chegou? Imagina o susto!
Malcan
Olha o kodos aqui!!!
Andrew Kohzito
Eu tbm, estou planejando pegar um chinês daqui a uns meses e me borrei de medo, pensando que ia ter que pagar o triplo num celular por aqui
Andrew Bueno Piolli
Eu tbm, estou planejando pegar um chinês daqui a uns meses e me borrei de medo, pensando que ia ter que pagar o triplo num celular por aqui
Thalles Ferreira
Se conseguirem esses IMEIs na assistência, é outro problema, já que os IMEIs de assistência técnica, teoricamente, foram concedidos pela fabricante.
Thalles Ferreira
Mais um motivo pra isso ser bom, não tem almoço grátis né, não tem LG e Samsung milagrosamente pela metade do preço porque o pessoal do ML é bonzinho e lojistas são maus e trabalham em cartel.
Thalles Ferreira
Sendo um Xperia XZ original (não réplica), pode sim.
Laerte Victor
então posso continuar comprando celulares de fora do País, desde que sejam originais(IMEIs registrados)
ufa, achei que não poderia mais comprar o Xperia XZ no paraguai
Laerte Victor
o que é exatamente o que o Weuller disse
Gradash
Está dizendo então só por que o governo diz ok para um aparelho isto significa que ele é uma maravilha gigante? Que ele é perfeito? Não sei não heim, nossa carne com papelão, nossa internet merda e afins não devem concordar.
@Sckillfer
Câncer é o que usar um aparelho que sequer tem um IMEI válido vai lhe causar!
Sckillfer
Câncer é o que usar um aparelho que sequer tem um IMEI válido vai lhe causar!
Renan Araújo
Se o item 6 que não tem 6, informa que não tem 6, então tem um 6?
Bruno Martins Santana
Puts... então nada de Iphone com TV analogica ?
 david
Kkkkkk
? david
Kkkkkk
Isaquiel
Kkkk então tu gosta do design e não do iphone, porque a experiência é de 0 pra 10
Ótimo
Marco Mendonça Ceci
Infelizmente, o governo brasileiro.... nem todos os governos agem como o nosso. mas, realmente, nosso governo é um câncer, que só sairá no poder na força bruta.Enquanto o povo defender comunistas ou coxinhas e não pensarem como povo brasileiro, nada vai mudar.
Kodos Otros
Tamo junto.
Trovalds
Pra resumir, pessoas: se o IMEI é válido (fabricante tem homologação), podem importar à vontade. O que não vai valer é importar aparelhos com IMEI clonado. E o seu aparelho com IMEI clonado vai continuar funcionando.
Trovalds
Esse leu direito a notícia. Os celulares que são de fabricantes que fazem tudo nos conformes não vão ser afetados. Isso não muda nada quem quiser importar um aparelho de marca que não se revenda no BR mas que seja homologado por entidades estrangeiras E tenham um IMEI válido. Você vai poder continuar comprando seus celulares no aliexpress, na gearbest, banggood, dealextreme ou qualquer outro lugar desde que você saiba a procedência do fabricante.

E o governo já ferra quem importa celular, a fiscalização é na risca em cima dos aparelhos e é cobrado tudo o que se tem direito na importação. Acaba que dependendo da marca/modelo, nem compensa importar. Isso quando eles não usam uma "tabela mágica" e cobram a mais e você fica meses esperando resposta do recurso de taxação.
Joseph Arimateias Diniz
"Celulares com IMEI válido, mesmo que não tenham sido homologados pela Anatel, não serão bloqueados. Isso resolve um problema antigo do bloqueio,
que poderia afetar estrangeiros que utilizam seus próprios aparelhos em
visita ao Brasil ou pessoas que compram smartphones de marcas
conhecidas, mas que não vendem no país, como HTC, Huawei ou Xiaomi."

Tirou minha dúvida.
Cøb?1to
Never go full tinfoil hat.
Cobalto
Never go full tinfoil hat.
Cobalto
O item 6 é o mais importante.
Cøb?1to
O item 6 é o mais importante.
Cesar Cardoso
Vamos lá:

1) Não vai afetar celulares das empresas que fizeram tudo direito, registraram o IMEI DB na GSMA. Então não vai afetar quem comprar um OnePlus, um Pixel, um Xiaomi.
2) Não vai afetar quem já tem um xing-ling.
3) Não muda nada em termos de roubo/furto de celular: continua valendo de ligar pra operadora e pedir pra bloquear o IMEI, porque aí não vai conseguir usar o celular com outro chip em lugar nenhum do mundo.
4) A galera da picaretagem que vende réplica com IMEI clonado como se fosse original, essa vai se ferrar. Não que eu ache ruim.
5) Essa pedra tá mais que cantada há anos. E não só no Brasil.
6) Não tem 6.
Fabio Xuh
Tranquilo aqui com o OP3T, isso só vai afetar réplicas
Gradash
Na realidade é o contrário, no Brasil tudo ou é permitido ou não permitido, ou seja. Tudo é regulado o que fode com o mercado, concorrência e inovação. O Brasil é um país absurdamente não competitivo e atrasado e não é por falta de motivos.
Gradash
Como resultado, reduze-se a concorrência e se eleva o preço. Exatamente como os fabricantes querem e possivelmente pagaram políticos via lobby para passar isto ai. Nada que vem do governo tem a intensão de ajudar o povo. Governos são o maior câncer da humanidade.
Douglas Ullmann
Espero que não (mas com um medinho desde já)
Rafael Olah
Alguns modelos permitem a troca do IMEI em assistência técnica, prevejo gente pegando celular antigo e transferindo o IMEI.
Baidu feat MC Brinquedo
Bem vindo ao Brasil!

Regras:
NÃO HÁ REGRAS
Felipe Xavier
Ao lendo o texto, comecei a suar por todos os poros. Ainda bem que no penúltimo parágrafo li que os Xiamoi's estão isentos. Ufa!
Ricardo - Vaz Lobo
O número de celulares honestos roubados vai aumentar ou diminuir?
Will
Aparentemente não, pois a meu ver é OnePlus é uma empresa séria, então deve registrar o IMEI do aparelho, então não tem problema algum.
Weller Santibanez
Aparentemente não, pois a meu ver é OnePlus é uma empresa séria, então deve registrar o IMEI do aparelho, então não tem problema algum.
Weuller Faria
Não
Vitor Almeida
só pra confirmar, isso não afeta aparelhos da OnePlus por exemplo, certo?
Maikon Jordan ✔️
Quem já tem não vai perder. E só pra aparelhos novos que nunca foram ativados
Maikon Jordan
Quem já tem não vai perder. E só pra aparelhos novos que nunca foram ativados
John Maverick
Isso é recalque porque o HiPhone faz muito mais coisa que o Original
 david
E que gosto do iphone mas não tenho $$$$,
? david
E que gosto do iphone mas não tenho $$$$,
Weuller Faria
Vixe!! O que vai ter de carroceiro que comprou Smartphone LG e Samsung falsos, sem saber disso, que irão ficar sem celular, não é brincadeira. Mercado Livre tá lotado de nego vendendo réplica como original.
Felipe Marques
Credo, toma vergonha e compra um Xiaomi.
 david
logo agora que eu queria comprar meu HIPHONE 7 : - ( -
? david
logo agora que eu queria comprar meu HIPHONE 7 : - ( -