A Microsoft anunciou nesta quarta-feira (31) que o Windows 10 vai funcionar em computadores com processador Snapdragon 835, o mesmo que equipa alguns smartphones caros do mercado. Os PCs, que serão produzidos por Asus, HP e Lenovo, terão emulação de softwares legados e conexão LTE Gigabit.

Como anunciado em dezembro, não estamos falando de uma versão capada do sistema operacional, como o fracassado Windows RT: trata-se do Windows 10 completo, compilado para a arquitetura ARM e capaz de rodar aplicativos x86 por emulação; nenhuma modificação nos softwares de terceiros é necessária. A Microsoft já demonstrou o Photoshop sendo executado em um protótipo com Snapdragon 820.

E qual a vantagem do Windows 10 com arquitetura ARM? Segundo o Engadget, a Microsoft e a Qualcomm estão focando em dois pontos: maior duração de bateria e conectividade a qualquer momento.

Como o Snapdragon 835 ocupa menos espaço físico que seus concorrentes (afinal, ele foi desenvolvido para caber em uma carcaça de smartphone), as fabricantes podem lançar notebooks com baterias de maior capacidade ou, como a gente infelizmente sempre espera, ainda mais finos. Além disso, os PCs poderão ficar sempre conectados ao Wi-Fi ou celular para sincronizar dados em standby.

Mais especificamente, a Qualcomm diz que os computadores com Snapdragon 835 poderão durar até 50% mais tempo longe da tomada em relação aos concorrentes com arquitetura x86, que estão chegando a 15 horas ou até 22 horas (ou pelo menos é o que as fabricantes prometem). A autonomia em standby, por sua vez, chega a ser quatro a cinco vezes mais longa.

Além disso, os dispositivos com Windows 10 e Snapdragon 835 poderão ter entrada para chips de operadoras ou eSIM. Assim, mesmo que você esteja fora de casa, em um local sem Wi-Fi, é possível se manter conectado pelo 4G. O modem é o X16 LTE, que atinge velocidades de até 1 Gb/s; no entanto, ainda há pouquíssimas regiões ao redor do mundo que contam com o LTE ultrarrápido.

Os primeiros PCs com Snapdragon 835 serão lançados por Asus, HP e Lenovo até o final do ano. Os modelos e preços ainda não foram revelados. Será que alguém finalmente vai conseguir brigar com a Intel nos notebooks com Windows?

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Isaias Freitas
Meu lenovo think PAD roda w10 completo, so não h snapdragon, mas tem ele com Internet móvel, GPS, saída mini hdmi, aceita cartão SD, Cameras atrás e na frente, USB 3.0. Tô digitando dele agora. Só a bateria não dura 8 hs como a lenovo prometeu.
Roberto Paes
via emulação
Roberto Paes
exatamente
Daniel Lobo
Bom, a velha guerra das arquiteturas. O grande problema do Windows 10 ARM é rodar os programas nativos x86 como a suite Adobe por exemplo, tendo que, neste caso, serem reescritos. No entanto, imagino que portar os aplicativos da loja do Windows, seja mais fácil.
Burnerman_X
Superior a um i5 ULV, que é bem mais fraco que o cpu de desktop.
Burnerman_X
A arquitetura é diferente, então é lógico que os cálculos serão feitos de maneira diferentes. Outra coisa que vale salientar é que a arquitetura ARM avançou absurdamente mais que a x86 nos últimos anos, daí é lógico que o gap entre as arquiteturas iria diminuir. Mas ainda assim um cpu ARM parrudo no máximo se equipararia a um Core i5 de ultra baixa voltagem, logo ele ainda fica atrás de um i3 de desktop. De qualquer forma é uma potência suficiente pra rodar tranquilamente um Windows desktop compilado para arm no nível de um desktop barato.
Wellington Gabriel de Borba
Penso que faça sentido comparar a capacidade dos processadores em FLOPS, se bem que para o tipo de uso que esses processadores propõe não faça sentido ponto flutuante. Mas não sei, estou criando uma hipótese.
Wellington Gabriel de Borba
Sem ter que dar dois rins e um fígado por um iPad.
Highlander
Por que não poderia instalar outro SO?
𝕵𝖆𝖈𝕶 ⚡𝖎𝖑𝖘𝖆𝖓

Plus, aposto que o sucessor do HP Elite x3 rodará esse Windows 10 completo para ARM

Jack Silsan
Plus, aposto que o sucessor do HP Elite x3 rodará esse Windows 10 completo para ARM
Vitor Mikaelson
Sim.
𝕵𝖆𝖈𝕶 ⚡𝖎𝖑𝖘𝖆𝖓

E de certa forma já tem um smartphone assim, rodando Windows 10 IoT https://twitter.com/Jacksil...
Essa interface obviamente precisa ser melhor resolvida

Jack Silsan
E de certa forma já tem um smartphone assim, rodando Windows 10 IoT https://twitter.com/Jacksilsan/status/866098985278345216 Essa interface obviamente precisa ser melhor resolvida
Emanuel
Pra mim compensa. Não tenho interesse algum em rodar outro SO. A maioria dos consumidores acredito que também não precisam nem querem.
Exibir mais comentários