Os shopping centers estudam taxar compras feitas pela internet com retirada em loja física. O sistema é adotado por grandes varejistas, como Ponto Frio, Extra, Saraiva e Magazine Luiza, que permitem ao consumidor buscar pessoalmente o produto adquirido online, o que reduz os custos de transporte das empresas e atrai clientes para os estabelecimentos.

A informação é do Valor. Segundo o jornal, executivos de grandes empresas de shopping, como BRMalls, Iguatemi e Multiplan, se reuniram na Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers) para tratar do futuro do modelo de shoppings no Brasil, o que inclui a possibilidade de cobrar um percentual sobre as vendas feitas no modelo de retirada em loja.

O aluguel dos estabelecimentos é definido com base no faturamento de cada ponto. Os shoppings acreditam que deveriam ser remunerados pelo varejista quando um cliente retira o produto na loja física, já que funcionam como “estocadores” e têm suas estruturas utilizadas pelos compradores. No entanto, como o produto foi pago pela internet, o dinheiro não é contabilizado na receita da loja física.

Já os lojistas defendem que mesmo as compras feitas no modelo de retirada foram totalmente realizadas pela internet, e que foi o site da loja que atraiu o consumidor. Além disso, afirmam que o sistema acaba atraindo para o shopping clientes que podem consumir também em outras lojas e, muitas vezes, aumentar o faturamento com estacionamento.

As discussões ainda estão em andamento e não têm prazo para serem concluídas, mas a justiça já decidiu a favor do shopping em casos semelhantes no passado. De acordo com o jornal, a Lojas Americanas foi acusada pela Multiplan de fazer vendas online em quiosques sem que o faturamento fosse contabilizado no aluguel; o STF deu ganho de causa à Multiplan em 2015.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Sandir Leonardo
Utilidade de shoppings: 1 - servir de vitrine para itens que comprarei pela internet (e eventualmente irei recolher nos shoppings) 2 - Cinema (infelizmente) 3 - Praça de alimentação. Fim.
RoscKoff 🔋🔋🔋

Oi, quer TC?

RoscKoff
Oi, quer TC?
Marcogro®
Boa tarde. tá chato isso. Fica assim: Você tá certo em tudo, eu sou tudo que você pensa . Um abraço. Em tempo: Hoje para o jantar, bolinho de aipim com? Camarão.
Fabio Montarroios
Como um último gesto, tão inútil qto os anteriores, te coloco a seguinte situação (com risco de anacronismo, mas paciência, ante uma pessoa como vc, não há alternativa): se voltássemos algumas décadas no tempo, vc estaria falando com um abolicionista q acha simplesmente inaceitável a escravidão, enqto seu interlocutor encontra as mais variadas desculpas para justificar a manutenção da exploração humana. A coisa mudou de figura (não graças as nossas elites, claro) e hj a exploração recai pesadamente sobre os animais... Veja só q incrível combo: o q temos agora é uma forma de escravidão combinada com uma shoah... Eu diria pra vc pensar sobre isso, mas já sei a sua resposta baseada nas anteriores ("não li e não lerei", "não vi e não verei"): "não penso e não pensarei". Só peço desculpas por não adotar o mesmo tipo de escrita q vc já q ela me pareceu bem boboca.
RoscKoff 🔋🔋🔋

Também?

RoscKoff
Também?
Marcogro®
Bom dia...
Fabio Montarroios
Rancor!? Cara, eu estou desejando o bem para o cara e não q ele morra num acidente de trânsito. Uma pessoa rancorosa não deseja o bem a outra pessoa, saca? Agora, qto ao 'bichinha', q vc usa como ofensa, dançou, jovem. Não me ofende nem um pouco, pq, aquilo q vc acha ser uma bichinha é só algo q talvez, nos fundilhos, vc queira se transformar tb.
Fabio Montarroios
Olha, eu não sei se vc sabe fazer conta, isto é, se domina as operações matemáticas básicas, então, não sei se vc vai entender, mas mesmo repassando os custos desse naco q os donos dos shoppings querem morder, é bem provável q ainda assim saia mais barato q o frete q os Correios ou as transportadoras venham a cobrar. Mas eu sei, cara, é complicado, vc vai ter q tirar a bunda da cadeira e deslocar, ver pessoas etc... Se se parece com o q escreve aqui, eu imagino q vc sofre qdo se depara com o mundo.
Fabio Montarroios
É ilegal vender cerveja e cigarro? Então...
RoscKoff
Teu rancor vem de onde? Tu come ervas daninhas. E nem adianta me responder com malcriação não, sua bichinha.
RoscKoff 🔋🔋🔋

Teu rancor vem de onde? Tu come ervas daninhas.
E nem adianta me responder com malcriação não, sua bichinha.

RoscKoff 🔋🔋🔋

Se tu fosse polícia tu ia sair prendendo todos os donos de bar que vendem cerveja e cigarro? Então larga de ser obtuso e cresce,. Vai chupar um brócolis. Cara chato.

RoscKoff
Se tu fosse polícia tu ia sair prendendo todos os donos de bar que vendem cerveja e cigarro? Então larga de ser obtuso e cresce,. Vai chupar um brócolis. Cara chato.
Exibir mais comentários