Início » Brasil Legislação » Shoppings querem taxar compras online retiradas na loja

Shoppings querem taxar compras online retiradas na loja

Por
15/06/2017 às 16h45
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

Os shopping centers estudam taxar compras feitas pela internet com retirada em loja física. O sistema é adotado por grandes varejistas, como Ponto Frio, Extra, Saraiva e Magazine Luiza, que permitem ao consumidor buscar pessoalmente o produto adquirido online, o que reduz os custos de transporte das empresas e atrai clientes para os estabelecimentos.

A informação é do Valor. Segundo o jornal, executivos de grandes empresas de shopping, como BRMalls, Iguatemi e Multiplan, se reuniram na Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers) para tratar do futuro do modelo de shoppings no Brasil, o que inclui a possibilidade de cobrar um percentual sobre as vendas feitas no modelo de retirada em loja.

O aluguel dos estabelecimentos é definido com base no faturamento de cada ponto. Os shoppings acreditam que deveriam ser remunerados pelo varejista quando um cliente retira o produto na loja física, já que funcionam como “estocadores” e têm suas estruturas utilizadas pelos compradores. No entanto, como o produto foi pago pela internet, o dinheiro não é contabilizado na receita da loja física.

Já os lojistas defendem que mesmo as compras feitas no modelo de retirada foram totalmente realizadas pela internet, e que foi o site da loja que atraiu o consumidor. Além disso, afirmam que o sistema acaba atraindo para o shopping clientes que podem consumir também em outras lojas e, muitas vezes, aumentar o faturamento com estacionamento.

As discussões ainda estão em andamento e não têm prazo para serem concluídas, mas a justiça já decidiu a favor do shopping em casos semelhantes no passado. De acordo com o jornal, a Lojas Americanas foi acusada pela Multiplan de fazer vendas online em quiosques sem que o faturamento fosse contabilizado no aluguel; o STF deu ganho de causa à Multiplan em 2015.

Mais sobre: ,
  • Marcogro®

    Os shoppings estão tendo uma visão rasa a respeito desse assunto. O simples fato de se entrar no shopping gera receita, seja pelo estacionamento, pelo lanche, ou simplesmente passar perante uma vitrine de uma loja qualquer e visualizar uma mercadoria que, quem sabe, viria a consumir…

    • Veritas

      Coisa de Brasil.

      Aqui, os comerciantes são tão burros que não pensam direito nas coisas que fazem.

    • Fabio Montarroios

      Não creio que seja por aí. Quando opto por retirar em um shopping é pra justamente economizar o valor do frete, então, não vou de carro (mesmo pq não tenho um), não tomo lanche (sou vegano e há poucas opções) e só retiro o q comprei na internet (q tinha preço melhor q o da loja física). Isso, evidentemente, faz com q eu use, sim, a estrutura do shopping. Mais pessoas dentro do shopping demandam mais uso do ar condicionado (não sei como calculam, mas me parece óbvio q assim seja), eu uso o bicicletário deles, mais pessoas usando o banheiro (eu uso), mais pessoas, mesmo q um impacto mínimo, vão demandar mais da estrutura do shopping (limpeza, segurança, vigilância etc) q tem um custo fixo pra manter tudo ligado. Mas o q mais me espanta nesse tipo de reação é que ao mesmo tempo que se repele a intervenção do Estado, reclama-se quando o mercado toma lá suas próprias decisões. É pra ser capitalista ou não é, oras? O negócios dos caras é ganhar dinheiro e não facilitar a vida consumidor seja em qualquer aspecto… Daí se eles detectam q não estão ganhando com algo q a loja está é óbvio q vão reclamar e se mexerem pra mudar isso. E se houvesse um pingo de ética por parte dos lojistas, eles de antemão deveriam procurar remunerar (com valor a ser negociado, claro) essas vendas tb ao shopping. Ou seja, no mercado não tem inocente e o consumidor é só um detalhe nisso tudo…

      • Marcogro®

        Ah… Tu é vegano. Não come, não gasta nada… Bicicleta, sandália de pneu… Eu penso assim: Se compro pela internet, porque diabos sairia de casa pra ir buscar a porra da mercadoria que está no shopping. Mas tudo bem, deve haver alguma vantagem nisso.

        • Fabio Montarroios

          Então por aí vc já vê.

        • Fabio Montarroios

          Pelo que se tem registro, veganos comem. Falo por mim, mas posso deduzir q me alimento melhor q vc q não é. Mas não tenho essa sandália de pneu, mas tinha um Adidas q dizia ter solado da Continental e eu não via vantagem… escorregava do mesmo jeito q os outros q não tinham. Tenho uma bike sim, dobrável, mas tb uso transporte públio, 99 e ando a pé. E justamente por andar bastante, acho muito conveniente no meio dos caminhos q faço poder retirar uma compra feita online numa loja física. Vc deve ser muito sortudo ou eu devo ser muito azarado, pq já tive sérios problemas com os Correios… a vantagem está justamente na não cobrança do frete, na redução do tempo de entrega em alguns casos, na possibilidade de reportar um problema com o produto diretamente na loja em alguns casos. Se vc não tem essa loja física perto de vc aí sim pode não ser vantajoso… Mas não é meu caso e pelo visto não é o de muita gente tb já que incomodou os poderosos donos de Shoppings.

          Ah, e falei em ética dos lojistas, mas agora me lembrei do escândalo dos Shoppigns q sonegavam IPTU aqui em SP.

          • Marcogro®

            Na verdade acho que em minhas compras online só havia loja virtual mesmo ou a física, geograficamente, era inviável… E eu realmente sou muito sortudo (pelo menos com os correios)… Mas entendi seu ponto de vista, pra você vale a pena.

          • CtbaBr

            Eu gosto da ideia de ter a possibilidade de retirar o produto numa loja física, apesar de ainda não ter feito essa opção em minhas compras.

            Em todas as minhas compras online, só tive problema com entregas do Ponto Frio e Casas Bahia, mas não acho que seja culpa do Correios ou da transportadora.

          • Fabio Montarroios

            Pra mim e pra muita gente. Sério, esses caras não estariam incomodados se essa situação não tivesse representando perdas pra eles. Quem entende de ganhar dinheiro não vacila. Se um dia poderem cobrar pelo ar q respiramos dentro do shopping, eles vão cobrar, tenha certeza. Ainda mais se espalharem q lá no shopping x é o ar dos alpes suíços q circula ali dentro.

          • Daniel Santos

            Kkkkkkn

        • Marcelo Luiz

          A vantagem é no frete dependo da compra, teve compra que já fiz na Fnac que o frete ficava R$ 27, ou poderia retirar sem pagar frete na loja, e a loja ficava próxima ao meu trabalho nesse caso compensa. Mas como não sou vegano, não faço fotossíntese, não sou comunista bicho grilo ainda dei um rolê no shopping e bati um rango

          • Fabio Montarroios

            Mano… não sei de onde vcs tiram essa de q vegano não come. Vegano não como nada de origem animal, ponto. Quer q eu mande um foto do meu prato pra vc ver? É de pedreiro e a maioria ali é de coisa q faz bem pro corpo. Enqto vc habitar o seu corpo, jovem, talvez valha a pena vc cuidar dele. Depois vc pode relaxar tranquilamente.

          • Fabio Montarroios

            Esqueci de comentar sobre o ser comunista e bicho grilo. Acessa os ‘memes veganos’. Eles se auto proclamaram veganos de direita. Tem tudo nesse mundo, amigo…

        • Well Silva

          Sandália de pneu kkkkkk rachei……kkkkkk

          • Fabio Montarroios

            Ele achar reciclagem uma coisa feia… Daí a piada, mas é uma pena. A reciclagem é benéfica pra todo mundo. A gente ri agora, mas depois vai chorar qdo não tiver mais saída.

        • Daniel Santos

          Concordo com vc,
          Isso é coisa de pessoas ansiosas.
          Que fica contando os dias pra receber o produto.

          Gente desocupada

      • Meganegão

        Ai você está analisando um caso isolado, e bem particular. Vamos para o caso, vc so vai no shopping pegar suas encomendas, ai abre um restaurante vegano e você começa a frequentar, se não tivesse visto quando foi pegar sua encomenda nem saberia que existia.

        • Fabio Montarroios

          Veja, isso pode de fato acontecer, mas quem pensa em grana, amigo, não quer saber dessa possibilidade disso acontecer. Como disse um amigo aí mais acima, eu posso ser comunista e bicho grilo (não sei o q um comunista ou bicho grilo estaria fazendo num shoppping, mas ok, cada um usa o exemplo q acha melhor) e não frequentar o restaurante vegano por convicção ou por amor ao partidão. Ou (e podemos incluir vários ous) o restaurante vegano tem fama de suginho (como já aconteceu comigo) e eu passar longe, apesar de ser a única opção vegana… O meu ponto aqui é q dificilmente os donos dos shoppings vão se preocupar com as possibilidades, eles querem a gaita q tá rolando agora! Saca essas promoções q vc vai no shopping e se gastar X concorre a um carro? Então… quem banca são os lojistas e não os donos do shopping.

          • Meganegão

            Entendo seu ponto. Só temos opinião um pouco diferente. E aquilo, ta na crise, venda caindo, lojas fechando, arrecadação diminuindo e eles querem tirar dinheiro de onde podem. Pensamento bem parecido com o do patrão que manda metade dos funcionários pra rua e quer que a empresa continue a ter o mesmo faturamento.

          • Fabio Montarroios

            Acho pouco provável q esse pessoal passe por crise. Pelo menos aqui em SP, com atrações limitadas no fim de semana, o paulistano corre pro shopping. Tinha um aqui, o Center Norte, q até ontem, qdo o fundador estava vivo (depois de comprar sabe-se lá como terrenos de várzea do rio Tietê), não cobrava pelo estacionamento e vivia cheio. Hoje, com o fundador morto, os herdeiros cobram e o shopping continua cheio (se vacilar até mais cheio, já q há um filtro aí, q a classe média, em geral, aprova, pq sonha com o mundo da exclusividade, apesar de não poder pagá-lo). Mas o ponto crucial aí, q o nosso amigo @@disqus_1FtTZhkrnt:disqus parece ter dado pouca relevância, é q o mercado, especialmente aquele sem nenhuma regulação, é assim e não dá pra esperar eles serem ‘legais’ com quem vai as compras… Se tem gente faturando, eles vão querer um naco. É assim em qualquer segmento do nosso vibrante capitalismo: shoppings, bancos, tráfico etc.

          • Marcogro®

            OK. Próxima matéria…🐖🐁🐄🍖🍗🍔🍕…

          • Fabio Montarroios

            Não espera matéria não… Assiste um videozinho do PETA. E depois de ver se vc ainda vai continuar todo pimpão qdo colocar um bife no prato, talvez seja só sadismo mesmo ou uma questão de afiemação de masculinidade. Pq pelo paladar q não é… Ah tem tb os testes com animais. Há quem aprove isso, eu não.

          • Marcogro®

            Olha só, a matéria seria sobre taxação de mercadorias retiradas em lojas de shopping mas foram compradas online… Desde seu primeiro comentário você saiu misturando uma porrada de características pessoais, opções alimentares, dizendo que usa esse procedimento porque é econômico e ao mesmo tempo é favor da taxação, … Sério mesmo? Não te entendo (nem quero). Mas você tá çerto. Como o fato “de ser vegano” é irrelevante ao conteúdo, te fiz uma provocaçãozinha que te deixou desequilibrado a ponto de sair editando comentários… Assim como você (UI!) existem outras diversidades de espécimes que gostam de impor seu estilo de vida… Conheço o processo, já matei porco(s), virei tripa e fiz linguiça e, pasme, comi a linguiça que, por acaso, é a única forma que um carnívoro a consome… ¯(ツ)/¯🔒

          • Fabio Montarroios

            O vídeo vc não viu, né? Qto ao resto, como é um amontoado de coisas sem sentido, nem vou responder. Mas se quiser conversar como um adulto, tamos aí.

          • Marcogro®
          • Fabio Montarroios

            Isso, agora vai lá e pega o guia do estudante e veja se tem uma profissão q lhe caiba. Se não achar nada, vc pode tentar um emprego num abatedouro. Tem gente q mata com gosto, cara.

          • Marcogro®

            Meu filho tá morrendo de rir… Ele me disse que você é indeciso. Péra… Mandou te perguntar se você já comeu gambá.

          • Fabio Montarroios

            Tem gente q é pai na adolescência já… Não sei se é o seu caso. Mesmo assim, tem aquele lance de idade mental, né?

          • Marcogro®

            Depende cara, sou jovem ainda, mas com certeza mais velho que você. Mas continua aí com seu desespero emocional, pois não é o fato de já ter me formado e constituído família que me impede de aprender…

          • Fabio Montarroios

            Por isso te recomentei o PETA. Veja os vídeos e aprenda algo (na humildade). Assim como te falei da questão da masculinidade. Isso não é ofensa: é fruto de estudo acadêmico (cientifico, portanto) q percebe essa relação de afirmação de masculinidade com o consumo de carne. E não quero impor nada a ninguém, pq nesse caso os fatos se impõem: a exploração animal é devastadora para os animais. Zomba-se de quem opta por não comer nada animal por ignorância ou má fé. É possível se livrar dos dois, asseguro. E, sinceramente, o primeiro caso atinge a maioria e é de fácil solução. Já o segundo é bem mais complicado. Fora os sádicos q gostam de ver sofrimento e sentem prazer com isso, claro.

          • Marcogro®

            Tudo bem. Eu não sou contra esse ou aquele estilo de vida. Se você levou a mal o ‘zoação’ do vegano, sandália e tal… Cara foi só zoação não deixei nada implícito, sobre sexualidade, ignorância ou seja lá o quê… Mas se te ofendeu, foi mal não era (não foi) a intenção.
            Valeu o esforço, mas “foda-se” o estudo científico sobre a masculinidade de quem come carne. Se estou no topo da cadeia alimentar, por que diabos comer a comida de quem me alimenta… Valeu Fábio, mas não troco minha costela assada (almoço de hoje) porque o doutor disse que como isso pra me sentir mais homem. O doutor tá enganado eu me sinto muito, mas muito homem mesmo quando ‘como’ mulher… O resto é teoria.

          • Fabio Montarroios

            Veja o vídeo abaixo. Não tem nada a ver com animais ou shoppings, mas tem muito a ver com seu ‘foda-se’. São os tempos q vivemos e vai nesse caminho, com muita gente opinando sobre tudo, mas estudando quase nada sobre os assuntos q muitos opinião com uma tremenda autoridade…

            Vc deveria trocar, sim, a sua costela por nada q fosse fruto da exploração animal, primeiro, pensando de modo egoísta, como faz a maioria, pelo seu próprio bem, afinal, vc ficaria muito mais saudável; e depois para por fim a exploração animal (se vc se ‘animar’ de ver o vídeos verá q a coisa não é limpinha como no supermercado).

            Desculpe, mas vc não está no topo da cadeia alimentar. Se te colocarmos peladão na Savana, eu pessoalmente vou torcer para vc conseguir construir alguma arma enqto se esquiva dos ataques dos grandes predadores. Se vc tiver êxito vai se safar, mas estará longe de estar no topo da cadeia alimentar. Vc, na verdade, vai se tornar outra coisa tendo q sobreviver na Savana. Ok, construímos as mais sofisticadas armas e desenvolvemos os mais fabulosos ardis para caçar toda sorte de animais, mas, ainda assim, os caçadores morrem (há muitas notícias sobre isso). Se estivéssemos no topo, não viraríamos comida tão facilmente…

            E agora, mais ainda, qdo vc afirma q o q te faz homem é ‘comer’ uma mulher é quase uma prova de q vc afirma sua masculinidade pelo consumo de carne. Veja, vc, sozinho, escolheu deliberadamente, a palavra comer (entre aspas, mas não importa). Pq não transar, foder, meter, fazer amor, vuvuco etc? Sugiro a leitura de ‘A política sexual da carne’, da Carol J. Adams. Os americanos têm muitos (até demais) estudos de gênero e q podem ajudar a entender a questão, afinal, violência é q não falta nos EUA. Tem na Amazon e vc pode ler no Kindle.

            Enfim, o vídeo:
            https://www.youtube.com/watch?v=JlqmxDMkZzo

          • Marcogro®

            O ‘foda-se’ não foi pra você foi pros Doutores.
            Vou ficar ‘peladão’ na savana africana porque? Se sou o ‘topo da cadeia alimentar’ aqui sentado de boa e desarmado, no supermercado, como até o leão se tiver empacotado na geladeira…
            Cara… Foi o que eu disse: “não sou contra A, B ou C”, cada um na sua.
            Olha isso: Não uso drogas, mas bebo e fumo… Posso falar se quem usa droga tá certo ou errado? É opcional, certo? Mais uma vez valeu a intenção.
            A palavra ‘comer’ ao invés de fazer um coito/cópula seria a única a ser usada, já que foi uma analogia ao hábito alimentar… Lembra? Os Doutores… Comer carne pra dizer que é homem… Rsrs
            Já pensou que essas Doutores podem ser, de repente, gays vegetarianos?

          • Fabio Montarroios

            Uma pena q vc pense assim, cara, pq ao contrário do q parece, lendo esses estudos vc pode até sair com as suas convicções fortalecidas. Mas se vc não questionar coisas q vc têm como certezas inabaláveis, eu diria q isso é um pensamento nitidamente anti-científico q não é bom pra vc e nem para o seu filho. Mas aí é contigo.
            Podem ser gay vegetarianos (ou veganos tb) e isso mudaria o q?

          • Marcogro®

            LEIA:
            SOU feliz assim, quero mudar não obrigado.

            É isso. Sendo gays ou homens não muda nada comer carne ou vegetal…

          • Fabio Montarroios

            Vc não é feliz… a felicidade, nesses seus termos, é impossível. Vc só esta envolto numa aparente felicidade q se escora e depende da exploração animal. Seria o mesmo q dar ao nome de vivo ao q está em putrefação.

          • Marcogro®

            Boa noite… Caralho maluco, já fui pescar, comi uma pizza com a esposa, passei no mercado… Agora vou tomar banho pra ir ao cinema ver a Múmia… Tô tomando uma cerveja aqui e estamos rindo pra caralho dessa comédia… Mas você tá çerto, eu não sou feliz.

          • Fabio Montarroios

            Espero apenas q vc beba e não dirija. De resto, não vejo rumo pra essa conversa.

          • RoscKoff

            Teu rancor vem de onde? Tu come ervas daninhas.
            E nem adianta me responder com malcriação não, sua bichinha.

          • Fabio Montarroios

            Rancor!? Cara, eu estou desejando o bem para o cara e não q ele morra num acidente de trânsito. Uma pessoa rancorosa não deseja o bem a outra pessoa, saca? Agora, qto ao ‘bichinha’, q vc usa como ofensa, dançou, jovem. Não me ofende nem um pouco, pq, aquilo q vc acha ser uma bichinha é só algo q talvez, nos fundilhos, vc queira se transformar tb.

          • RoscKoff

            Também?

          • Marcogro®

            Bom dia…

          • Fabio Montarroios

            Como um último gesto, tão inútil qto os anteriores, te coloco a seguinte situação (com risco de anacronismo, mas paciência, ante uma pessoa como vc, não há alternativa): se voltássemos algumas décadas no tempo, vc estaria falando com um abolicionista q acha simplesmente inaceitável a escravidão, enqto seu interlocutor encontra as mais variadas desculpas para justificar a manutenção da exploração humana. A coisa mudou de figura (não graças as nossas elites, claro) e hj a exploração recai pesadamente sobre os animais… Veja só q incrível combo: o q temos agora é uma forma de escravidão combinada com uma shoah…

            Eu diria pra vc pensar sobre isso, mas já sei a sua resposta baseada nas anteriores (“não li e não lerei”, “não vi e não verei”): “não penso e não pensarei”. Só peço desculpas por não adotar o mesmo tipo de escrita q vc já q ela me pareceu bem boboca.

          • Marcogro®

            Boa tarde. tá chato isso. Fica assim: Você tá certo em tudo, eu sou tudo que você pensa . Um abraço.

            Em tempo: Hoje para o jantar, bolinho de aipim com? Camarão.

          • Fabio Montarroios

            Vc bebe e fuma, mas acha q não usa drogas!? Eis um problema de raciocínio básico.

          • RoscKoff

            Se tu fosse polícia tu ia sair prendendo todos os donos de bar que vendem cerveja e cigarro? Então larga de ser obtuso e cresce,. Vai chupar um brócolis. Cara chato.

          • Fabio Montarroios

            É ilegal vender cerveja e cigarro? Então…

          • Fabio Montarroios

            E uma coisa legal pro seu filho aqui ao ler esses comentários, qdo um professor pegar no pé dele pra aprender algo, ele pode ser sair com essa, a exemplo do paizinho dele, “foda-se, professor, o estudo científico…”.

          • Marcogro®

            Ele estaria certo. Só porque o doutor disse? Questiono sempre e só sigo se me interessa, nesse caso específico: Foda-se
            Porque eu tenho que aceitar um Doutor questionando minha sexualidade porque como carne… É PHODA-SE mesmo.

            Você e seu argumento generalista. Pare e pense: Cada caso um caso. Esse aí, pra mim, é um estudo de merda, baseado em suposições e subjetivo ao extremo.

          • Fabio Montarroios

            CARACA! Se vc nem leu e já deduziu tudo isso, presumo estar diante de uma mente muito superior a minha; daí é difícil competir. Acho melhor me retirar…

          • Marcogro®

            Namly & Nemlerey…

          • Fabio Montarroios

            E assim se mantém intacta uma convicta ignorância.

          • Marcogro®

            Você pode me dizer o que significa ignorância?

          • Fabio Montarroios

            Um dicionário talvez te ajude nessa.

          • Marcogro®

            Ele faz Biologia, depois vai pra Bioquímica se não me engano… Ele saiu, foi pra casa dele…. Fui… Pescar.

          • Fabio Montarroios

            Há muitos ativistas veganos q são biólogos. Deve ser só coincidência.

          • RoscKoff

            Que delícia cara.

      • RoscKoff

        Tu tá maluca ô retardada? Escolhe teu lado, começa dizendo que faz isso pra economizar, depois diz que as lojas deveriam remunerar as vendas e pra finalizar, como você mesma diz: “no mercado não tem inocente e o consumidor é só um detalhe nisso tudo”… Então, se passarem a pagar, é claro que vão repassar para o preço final. Acabando assim a sua grande vantagem de economizar a merreca da entrega e ir fazer cocô de graça. Sua mula.

        • Fabio Montarroios

          Olha, eu não sei se vc sabe fazer conta, isto é, se domina as operações matemáticas básicas, então, não sei se vc vai entender, mas mesmo repassando os custos desse naco q os donos dos shoppings querem morder, é bem provável q ainda assim saia mais barato q o frete q os Correios ou as transportadoras venham a cobrar. Mas eu sei, cara, é complicado, vc vai ter q tirar a bunda da cadeira e deslocar, ver pessoas etc… Se se parece com o q escreve aqui, eu imagino q vc sofre qdo se depara com o mundo.

          • RoscKoff

            Oi, quer TC?

  • palatoqueimado

    Estão indo na contra-mão da realidade. Nos últimos anos o que mais vejo é comércio de shopping fechando suas portas, acredito eu que pela combinação da crise econômica do país + custos de operação elevados + ascensão do comércio online. Quem sobrevive são as grandes marcas e varejos, e os estabelecimentos que oferecem serviços e alimentação. E diante disso, a sábia decisão dos shoppings é de ameaçar ainda mais o varejo? O comércio online agradece!

  • Rodolfo Q.

    Quem perde é o consumidor, simplesmente as lojas vão deixar de oferecer o serviço, ao invés de pagar a taxa exigida pelo shopping.

    • Fábio Nogueira

      Depende do valor da taxa. Se for menor que o custo do envio da mercadoria, pode ser que não seja retirado..

  • Trovalds

    Se isso passar, das duas uma: ou as lojas que permitem retirada tiram as lojas de shopping da lista OU as lojas fecham as portas nos shopping que aderirem à cobrança extra. De qualquer forma o shopping vai sair no prejuízo, seja pelo fluxo de consumidores que deixam de circular ou pelo espaço ocioso que vai ser difícil de preencher.

    • Yago Oliveira

      É algo tão simples de se perceber, mas a ganância desenfreada impede os caras de pensar.

    • CtbaBr

      Chega a ser absurda essa proposta de taxar as entregas, parece até que eles não querem mais potenciais clientes circulando, já estão saturados de tantas vendas.

      Nem é uma questão de pagar a taxa, mas sim pelo fato disso parecer mais uma pilantragem, se insistirem nisso, nunca me verão retirando algo no shopping!

    • Fabiano Dauwe

      Dificilmente uma rede grande de lojas, como as que oferecem esse serviço, tem unidades apenas no shopping. O que pode acontecer é muito simples: ao ser informado de que para retirar na unidade do shopping cobra-se uma taxa adicional, o cliente optará por retirar a mercadoria em outra loja da cidade. De novo o shopping não ganha nada com isso.

  • se não tiver correios na entrega, ok.

  • Baidu

    Shopping é coisa da classe média falida que vive de aparências. Qualquer pessoa com o mínimo de bom senso não passa nem perto.

  • David Diniz

    Ta mas como vão taxar uma compra feita via internet?

    • Renan

      Da mesma forma que fazem hoje. O shopping tem acesso ao faturamento da loja física. Se vingar a ideia será exigido acesso ao faturamento da loja virtual nas compras que optarem por retirada no local.

  • Ricardo – Vaz Lobo

    Shoppings poderiam dar desconto nas diárias para os carros de usuários de metrô nos horários ociosos de seus estacionamentos; também possuem tetos enormes que poderiam estar repletos de placas solares e para captar água de chuva.

    Mas é mais fácil cobrar sobretaxas das lojas que já pagam aluguéis caríssimos.

  • Eduardo

    Essa cultura de “lei de Gerson” no Brasil é um mal que levará décadas para nos livrarmos. Sem condições dessa nação ser liberal.

  • betacaroteno

    Nos EUA os malls estão falindo e fechando, pois as compras online dominam cada vez mais. Só se vê esse tipo de retrocesso no Brasil e em época de crise.

  • Renan

    Somos um país muito criativo quando se trata de levar vantagem sobre os outros.

  • Keaton

    Achei essa imagem nas noticias relacionadas e acredito que seja relevante…
    https://tecnoblog.net/wp-content/uploads/2013/10/12564483090090-600×337-340×191.png

  • Luciano Lima

    Eu acredito que quase todas as lojas físicas, tirando a de alimento e de material de construção, deixarão de existir brevemente, restando apenas pontos de exibição de produtos para que clientes vejam e toquem neles. E isso deve se dar a passos largos, visto que uma pessoa que compra pela internet pode fazer várias compras para parentes próximos, o que acelera o crescimento do comércio eletrônico, já que não se faz necessário que grande parte da população tenha que saber usar dispositivos conectados à internet e saibam realizar compras online.

    • Luciano Lima

      Eu compro tudo que é possível pela internet há pelo menos 15 anos e já vejo impacto dessa forma de comércio no fechamento de lojas físicas em minha cidade. E o pior é que eu não posso comprar em lojas físicas, visto o preço ser muito maior comparando com o comércio eletrônico e não ter pena dos comerciantes locais por praticarem preços surreais, fora a ignorância dos vendedores 😓

    • Meganegão

      Menos no rio de janeiro, que ao que parece vamos ter revista e detectores de metal nas entradas dos shoppings que serão fortalezas com seguranças armados, entregas vão cessar devido aos roubos de caminhão. Nossa ida ao shopping vai parecer aquelas cenas de fuga de platoon.

      • Luciano Lima

        Eita 😓 O pior é que não está tão diferente daqui, já que moro no Estado mais violento do Brasil 😞😖

  • Wellington Sena

    Daqui a pouco teremos que pagar ingresso para entrar no shopping

  • John Maverick

    Eu ainda não entendo quem compra pela internet para retirar na loja física. É mais fácil ou comprar “full internet” ou pesquisar na internet e ligar para a loja pra ver se tem o produto e ir lá pegar.

    • felipecn

      As vezes o preço na internet é melhor e a loja física não cobre ou mesmo é mais difícil você receber o produto (pra quem mora em casa e não fica ninguém pra receber pacotes durante o dia é um problema)

    • Meganegão

      Os preços são diferentes. Eu ja usei osso pra comprar livro, na loja nao tem o livro ou quando tem e mais caro. Ai voce vai ver o frete para sua casa e é mais caro que o livro, se for buscar na loja é grátis.

  • Mago Erudito®

    Os shoppings estão desesperados pq ninguém mais compra nas lojas físicas.

    Os preços são sempre mais caros do que na internet com a desvantagem de que se o produto não lhe atender completamente você não pode devolver.

    Faz tempo que eu não compro mais em shopping, só roupas e olhe lá.

  • Olha só que filhas da pita. So de ir no shopping retirar uma encomenda já to exposto a comprar algo em outras lojas e eles ainda falam que é desleal. Tem que ser muito burro não entender que essa modalidade de entrega atrai clientes que poderiam muito bem apenas não ir e ficar em casa recebendo tudo.

  • betones

    Nas minhas compras ainda não vi vantagem em pegar na loja. A coisa que eu menos quero é ir em loja e cada vez que eu vou em uma, tenho menos vontade de voltar.

  • Walter

    Os shoppings que se explodam…. que ganância! Na realidade eles estão preocupados com o movimento, cada dia pior. O que tem de loja fechada em shopping não tem tamanho. Eu mesmo tenho três amigos que tinham lojas em shopping e “abriram o bico”. Loja em shopping só é boa para o dono do shopping, para ninguém mais. O shopping praticamente é sócio do seu negócio, pois fica com a maior parte de seu lucro. Este modelo de negócio é que deveria ser revisto!

  • Willian Melo

    Executivos no Brasil são idiotas. Não possuem uma visão ampliada das coisas. Com essa taxa, nenhum cliente vai querer buscar o produto no shopping. Isso geraria faturamento para o estacionamento e outras lojas.

  • Sandir Leonardo

    Utilidade de shoppings:
    1 – servir de vitrine para itens que comprarei pela internet (e eventualmente irei recolher nos shoppings)
    2 – Cinema (infelizmente)
    3 – Praça de alimentação.

    Fim.