Início » Inteligência Artificial » Google ensina IA a editar fotos como um profissional

Google ensina IA a editar fotos como um profissional

Por
14/07/2017 às 11h08
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

Quase nenhuma profissão vai ficar imune aos avanços da inteligência artificial. O Google acaba de ensinar uma máquina a editar fotografias como um profissional, e os primeiros resultados são promissores.

O que diferencia uma edição profissional de uma amadora? É claro que o profissional tem mais estudo e experiência, mas muitas vezes são levados em conta fatores subjetivos na hora de avaliar uma imagem. O Google treinou a máquina para aprender esses fatores: ela foi apresentada a uma coleção de pares de fotos cruas e editadas por profissionais, e depois foi convidada a aplicar as técnicas por conta própria.

Na prova de fogo, a inteligência artificial “editou” cerca de 40 mil fotos panorâmicas extraídas do Google Street View e tiradas em parques do Canadá, Estados Unidos e Itália. O computador recortou as fotos, melhorou a saturação, o alcance dinâmico e a iluminação, e também definiu a composição da cena.

Pouca gente botaria defeito nos resultados. Esta foto do Street View, do Parque Nacional Jasper, no Canadá…

Virou isto aqui com a edição da inteligência artificial:

E esta foto pouco inspirada de Interlaken, nos Alpes suíços…

Foi recortada e melhorada para se transformar nisto:

Ninguém daria muita atenção para esta imagem, do Parco delle Orobie Bergamasche, na Itália:

Mas para esta sim:

Para determinar melhor a qualidade da edição das fotografias, o Google chamou fotógrafos humanos profissionais, que deram uma nota de 1 a 4, sendo que “1” é uma foto comum tirada sem preocupação com composição ou iluminação, e “4” é uma foto editada por um profissional. Resultado: 40% das imagens foram julgadas como semi-profissionais ou profissionais.

A intenção, claro, não é substituir completamente um fotógrafo profissional — mas usuários comuns já podem esperar as novidades para criar fotografias melhores no Google Fotos e outros softwares no futuro.

Tecnocast 049 – O Futuro do Trabalho

Com a chegada das máquinas super inteligentes, a mão de obra humana será cada vez mais desnecessária. E isso vale para trabalhos criativos e intelectuais, também! Não pense que estamos imunes à mudança. Os algoritmos são desenvolvidos para aprender de forma similar ao cérebro humano. Então se a gente consegue, “eles” também vão conseguir — só que farão melhor e mais rápido. Como será esse futuro? Batemos um papo no Tecnocast!

049-tecnocast

  • Benício Pereira

    Interessante. Mas ainda falta muito pra ser competir frente a um profissional. O que consigo ver aí de fato é: fotos bonitas de uma maneira muito mais fácil.

    • Roberto

      Acho que o objetivo é este mesmo, oferecer uma opção melhor do que um cursinho de PS e LR meia boca rs

    • Maicon Bruisma

      Mas aí é que tá, qualquer um poderia ver as imagens e editar, mas até mesmo alguns profissionais não conseguiram enxergar uma fotografia aí, algo que prestasse, como a foto da vaca.

  • tuts

    Por favor Google, coloca isso no Google fotos, eu nunca te pedi nada(só o Android 7 no Nexus 5 e o pixel launcher no Nexus 6p, fora isso, nada)

  • Maicon Bruisma

    Adorei, apesar de qualquer um poderia fazer as alterações, foi necessário o que pode ser chamado de “ponto de vista fotográfico” para fazer imagens simples se tornarem intensas, e isso nem todo mundo tem. A Google já tá fazendo um ótimo trabalho no app de câmera nativo, cada vez mais consigo ótimas fotos no meu Nexus, coisas que antes só conseguia com algum modo manual principalmente para foco e iso, agora o HDR+ já faz melhor.

  • Maicon Bruisma

    Adorei, apesar de qualquer um poderia fazer as alterações, foi necessário o que pode ser chamado de “ponto de vista fotográfico” para fazer imagens simples se tornarem intensas, e isso nem todo mundo tem. A Google já tá fazendo um ótimo trabalho no app de câmera nativo, cada vez mais consigo ótimas fotos no meu Nexus, coisas que antes só conseguia com algum modo manual principalmente para foco e iso, agora o HDR+ já faz melhor. Vou deixar um exemplo. https://uploads.disquscdn.com/images/7a52307e37358a15cd98da78cba85caed29eff50fee14a9914a937ed5850079d.jpg

    • Ed

      Mó gatona

  • Marcus Araújo

    Muito legal o resultado! Torcendo pra que algo assim chegue ao Google Fotos.

  • Adriano

    A IA fará tantas coisas fantásticas, que chegará o momento em que ela exigirá salário…😄

  • Igor

    Impressionte, mas cada vez mais fico com medo de não ter emprego daqui 10 anos, e olha que meu trabalho não é “braçal”! rs