Início » Games Inteligência Artificial » Inteligência artificial de Elon Musk derrota jogadores experientes de Dota 2

Inteligência artificial de Elon Musk derrota jogadores experientes de Dota 2

Por
14 semanas atrás
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

Este ano, uma inteligência artificial do Google superou o melhor jogador de Go do mundo. E agora, outra IA venceu os melhores jogadores de Dota 2 em partidas individuais.

A OpenAI, cofundada por Elon Musk, desenvolveu uma inteligência artificial que desafiou o jogador profissional Danil “Dendi” Ishutin no The International, um dos maiores eventos globais de e-sports.

Dendi foi derrotado duas vezes, e desistiu de futuras partidas com o bot. Na última semana, a IA também venceu partidas individuais contra Syed “Suma1L” Hassan, melhor jogador mundial de partidas 1v1; e contra Artour “Arteezy” Babaev, melhor jogador mundial de Dota 2.

Em Dota 2, duas equipes competem entre si para cercar e destruir a base do oponente. Existem 113 heróis diferentes, e dezenas de itens para expandir as habilidades deles — trata-se de um jogo bem complexo, com inúmeros cenários possíveis.

Jakub Pachoki, pesquisador da OpenAI, disse no evento que a inteligência artificial foi treinada jogando contra uma cópia de si própria, sem especialistas humanos para ajudar: “ela começa a partir de uma aleatoriedade completa, vai fazendo melhorias muito pequenas e, no fim, chega a um nível profissional”.

O bot conseguiu sair vencedor em partidas individuais de Dota 2, mas ainda não consegue lidar com partidas tradicionais envolvendo duas equipes de cinco jogadores cada. A OpenAI diz, no entanto, que terá uma IA pronta para disputas 5v5 no evento The International do ano que vem.

E há mais IAs de jogos por vir: a Blizzard e a DeepMind, do Google, lançaram um conjunto de ferramentas projetadas para colocar bots no jogo de estratégia StarCraft 2.

Greg Brockman, cofundador e diretor técnico da OpenAI, disse no evento: “o que construímos aqui é um sistema de aprendizado geral… este é um passo para criar sistemas mais gerais que podem aprender tarefas complicadas e importantes do mundo real, como ser um cirurgião”.

A OpenAI foi criada para promover inteligências artificiais amigáveis, que beneficiem a humanidade em vez de ameaçá-la. Esta é uma preocupação que Musk comentou várias vezes, apesar de alguns colegas — como Mark Zuckerberg — discordarem.

Com informações: VentureBeat, The Verge.

Mitos e verdades sobre a IA

Existe uma certa afobação na comunidade em torno da Inteligência Artificial. E isso tem acontecido principalmente porque a ideia de máquinas inteligentes gera muita mídia, além de ser um prato cheio para filmes e séries de ficção científica.

Mas a IA ainda está longe de se tornar um ser autônomo, que pensa como um ser humano. O que temos hoje são várias IAs restritas, desenvolvidas para tarefas específicas. Esse é o tema do Tecnocast 064. Dá o play e vem com a gente!

  • Kaio

    Mas tbm convenhamos que os comandos são executados extremamente rápidos de forma automatizada pela IA, enquanto o jogador ainda precisa parar pra pensar, apertar botões, mover o mouse…podemos notar no momento que ele se encontram no mapa para lutar.
    Naquele jogo de Go ainda tinha pausa para o jogador antes de movimentar a peça.

    • Renan Maia Fernandes

      Também notei isso, então no caso do Dota, a IA sempre vai levar vantagem porque o tempo de resposta e menor da máquina x jogador, pode ser os melhores (no caso desses 3 já foram melhores, Na’vi do Dendi nem se qualificou e a EG foi eliminada facilmente na chave dos perdedores) que não vai adiantar contra a IA.

    • Diogo

      Sim, essa é uma grande diferença de jogos em tempo real (Starcraft por exemplo) para jogos por turnos (como Xadrez e Go), onde o IA precisa analisar todas as possibilidades de jogadas – o que acaba levando um tempinho durante o turno dele – de acordo com o último movimento do jogador humano.

    • Alberto Prado

      Pois é. Ele poderiam coloca uma espécie de delay para a partida fica mais “justa”.

      • tuneman

        poderiam criar um robô que ficasse na frente do computador analisando o que ocorre na tela e apertando botoes de forma real. hehe

        • Alberto Prado

          Análise e reconhecimento das imagens por IA. Ia fica algo bem foda. Dois sistema de IA que são separados trabalhando juntos.

          • Murilo Rafael De Mello

            Wintermute e Neuromancer

    • Trovalds

      Tanto jogadores de MobAs (DotA, LoL, etc) como jogadores de RTSs (Starcraft) são treinados para extrair o máximo possível de velocidade na hora de executar suas ações. Esse “delay humano” não é exatamente injusto no sentido de ações mas é na questão da tomada de decisões.

    • Helmut

      Ainda que a AI seja mais rápida na execução dos comandos, o Dota possui uma série de mecânicas que precisam de um certo nível de leitura do comportamento do adversário.
      Em certo ponto do vídeo é possível ver a AI cancelando o cast da skill no meio da animação. Pra quem conhece a mecânica do jogo fica claro que ele não está fazendo isso aleatoriamente.

  • Gabriel B.R.

    Pelo menos 50 pessoas venceram o bot depois, faltou isso na matéria.

    • Raul Nascimento

      Interessante, conte mais pra gente.

  • Monstro Medieval

    XKCD relevante (como sempre)
    https://xkcd.com/1875/

  • Edmilson_Junior

    Uma hora o cara fala para tomar cuidado com as IA e depois faz isso.

    • Rodrigo Dias Javornik

      Ele disse pra regular a IA, não para abandonar a IA.

  • Cortana ✔

    Powered by Azure

    Would like to express our appreciation to Microsoft for use of their Azure cloud computing platform. This required massive processing power.— Elon Musk (@elonmusk) 12 de agosto de 2017

  • Cortana ✔
  • DumbSloth87

    Normal, nunca consegui jogar nada no Hard.

  • Mailton Dias

    Sei que não é diretamente ligado a notícia, mas o Arteezy não é o melhor HC nem no cenário NA, quanto mais o melhor do mundo.

  • Anderson Lima

    Ta ai duas coisas que eu não sabia. Que a OpenAi era do Elon Musk e que o Arteezy era o melhor player do mundo 4Head.