Este ano, uma inteligência artificial do Google superou o melhor jogador de Go do mundo. E agora, outra IA venceu os melhores jogadores de Dota 2 em partidas individuais. A OpenAI, cofundada por Elon Musk, desenvolveu uma inteligência artificial que desafiou o jogador profissional Danil “Dendi” Ishutin no The International, um dos maiores eventos globais de e-sports.

Dendi foi derrotado duas vezes, e desistiu de futuras partidas com o bot. Na última semana, a IA também venceu partidas individuais contra Syed “Suma1L” Hassan, melhor jogador mundial de partidas 1v1; e contra Artour “Arteezy” Babaev, melhor jogador mundial de Dota 2. Em Dota 2, duas equipes competem entre si para cercar e destruir a base do oponente. Existem 113 heróis diferentes, e dezenas de itens para expandir as habilidades deles — trata-se de um jogo bem complexo, com inúmeros cenários possíveis. Jakub Pachoki, pesquisador da OpenAI, disse no evento que a inteligência artificial foi treinada jogando contra uma cópia de si própria, sem especialistas humanos para ajudar: “ela começa a partir de uma aleatoriedade completa, vai fazendo melhorias muito pequenas e, no fim, chega a um nível profissional”. https://www.youtube.com/watch?v=wpa5wyutpGc O bot conseguiu sair vencedor em partidas individuais de Dota 2, mas ainda não consegue lidar com partidas tradicionais envolvendo duas equipes de cinco jogadores cada. A OpenAI diz, no entanto, que terá uma IA pronta para disputas 5v5 no evento The International do ano que vem. E há mais IAs de jogos por vir: a Blizzard e a DeepMind, do Google, lançaram um conjunto de ferramentas projetadas para colocar bots no jogo de estratégia StarCraft 2. Greg Brockman, cofundador e diretor técnico da OpenAI, disse no evento: “o que construímos aqui é um sistema de aprendizado geral… este é um passo para criar sistemas mais gerais que podem aprender tarefas complicadas e importantes do mundo real, como ser um cirurgião”. A OpenAI foi criada para promover inteligências artificiais amigáveis, que beneficiem a humanidade em vez de ameaçá-la. Esta é uma preocupação que Musk comentou várias vezes, apesar de alguns colegas — como Mark Zuckerbergdiscordarem. Com informações: VentureBeat, The Verge. https://www.youtube.com/watch?v=wiOopO9jTZw

Mitos e verdades sobre a IA

Existe uma certa afobação na comunidade em torno da Inteligência Artificial. E isso tem acontecido principalmente porque a ideia de máquinas inteligentes gera muita mídia, além de ser um prato cheio para filmes e séries de ficção científica. Mas a IA ainda está longe de se tornar um ser autônomo, que pensa como um ser humano. O que temos hoje são várias IAs restritas, desenvolvidas para tarefas específicas. Esse é o tema do Tecnocast 064. Dá o play e vem com a gente!

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Anderson Lima
Ta ai duas coisas que eu não sabia. Que a OpenAi era do Elon Musk e que o Arteezy era o melhor player do mundo 4Head.
Mailton Dias
Sei que não é diretamente ligado a notícia, mas o Arteezy não é o melhor HC nem no cenário NA, quanto mais o melhor do mundo.
Raul Nascimento

Interessante, conte mais pra gente.

Raul Nascimento
Interessante, conte mais pra gente.
Murilo Rafael De Mello
Wintermute e Neuromancer
DumbSloth87
Normal, nunca consegui jogar nada no Hard.
Rodrigo Dias Javornik
Ele disse pra regular a IA, não para abandonar a IA.
Cortana ✔

Powered by Microsoft Azure

https://twitter.com/elonmus...

Cortana ?
Powered by Microsoft Azure https://twitter.com/elonmusk/status/896216646670471168
Cortana ?
Powered by Azure Would like to express our appreciation to Microsoft for use of their Azure cloud computing platform. This required massive processing power.— Elon Musk (@elonmusk) 12 de agosto de 2017
Edmilson_Junior
Uma hora o cara fala para tomar cuidado com as IA e depois faz isso.
Monstro Medieval
XKCD relevante (como sempre) https://xkcd.com/1875/
Helmut
Ainda que a AI seja mais rápida na execução dos comandos, o Dota possui uma série de mecânicas que precisam de um certo nível de leitura do comportamento do adversário. Em certo ponto do vídeo é possível ver a AI cancelando o cast da skill no meio da animação. Pra quem conhece a mecânica do jogo fica claro que ele não está fazendo isso aleatoriamente.
Alberto Prado
Análise e reconhecimento das imagens por IA. Ia fica algo bem foda. Dois sistema de IA que são separados trabalhando juntos.
tuneman
poderiam criar um robô que ficasse na frente do computador analisando o que ocorre na tela e apertando botoes de forma real. hehe
Exibir mais comentários