Início » Celular » China bloqueia WhatsApp e suas mensagens criptografadas

China bloqueia WhatsApp e suas mensagens criptografadas

Felipe Ventura Por

A China vem fazendo de tudo para controlar o que circula no país pela internet. Eles querem manter a estabilidade antes do congresso que será realizado em outubro para definir os líderes do Partido Comunista Chinês.

Por isso, o WhatsApp e sua criptografia de ponta a ponta foram banidos por lá. Segundo a empresa Symbolic Software, que monitora a situação do app na China, não é possível nem mesmo enviar mensagens de texto.

Foto por Álvaro Ibáñez/Flickr

Nadim Kobeissi, da Symbolic Software, diz ao The Verge que a China pode ter atualizado seu firewall para detectar e bloquear o protocolo NoiseSocket, usado pelo WhatsApp para enviar mensagens de texto. Em julho, o país bloqueou o HTTPS/TLS usado para enviar fotos e vídeos.

Ao barrar aplicativos seguros como o WhatsApp, a China espera forçar a população a usar alternativas que podem ser monitoradas facilmente. Uma delas é o WeChat: ele tem 963 milhões de usuários ativos, e fornece seus dados pessoais para o governo chinês.

Além disso, a China está combatendo o uso de VPNs. Uma regra aprovada em janeiro exige que todas as VPNs recebam autorização do governo, fazendo as ferramentas mais usadas no país fecharem as portas. Assim, o país consegue abafar notícias sobre corrupção e sobre dissidentes.

Com informações: The Verge, Engadget.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Alex Henrique
e a galera do "QUEM NÃO DEVE NÃO TEME" sumiu tambem kkkkk
Cássio Amaral
Esse mala mereceu a cadeirada.
Cássio Amaral
Folha e Carta Capital que o digam.
Ricardo - Vaz Lobo
Por isso fui pesquisar em agências de notícias da europa pra saber um pouco mais sobre o assunto. As tradicionais informam meio que já tirando conclusões. Tem um livro "O Livro Negro da AFD", bem recente até, que trata do assunto, mas como mal sei falar português...
Hail Hidra
Ao procurar informações ainda tem filtrar, porque o tanto de informação manipulada e deturpada que tem
Alexandre Roberto
procurar informacao tb nao ajuda muito se nao souberem o que e como pesquisar..pesquise por afd e oa 1os resultados encontradoa serao as reportagens da imprensa nacional q dizem ate q o partido dos bicudos e de direita e muitos q ainda sustentam q o impitimen foi gohpi
Alexandre Roberto
no 1o grau ja me chamavam de nazista ..no 2o grau usando uma camiseta do jag panzer, um colega de sala judeu quis sair no tapa comigo..virei as costas e me cuspiu.. ( isso pq meu pai e um judeu)..terminamos os 2 na diretoria depois q ele levou uma cadeirada....discussoes sadias qdo alguem e bem esclarecido (sqn) sobre o algo q foi doutrinado e defende c unhas e dentes
Cássio Amaral
Ou chamar de qualquer opinião ou corrente política de "discurso de ódio".
Cássio Amaral
/thread.
Cássio Amaral
Exato, governo não tem que saber essas informações, quer seja em um país com liberdade como os EUA, ou um sob regime ditatorial como a China.
Cássio Amaral
Seu comentário foi muito sensato, mas não tem como comparar a pobreza de países capitalistas desenvolvidos com a dos comunistas. Esse negócio de linha da pobreza é muito relativo, pois tem que analisar o poder de compra da população em cada país. 100 dólares nos EUA compra muita coisa. Aqui no Brasil, convertendo em reais, não compra quase nada.
Dayman Novaes
Poderia dizer que o saldo é negativo pro comunismo. Mas nada é intrinsecamente ruim ou tem apenas coisas ruins. Tudo tem vantagens e desvantagens pra pessoas diferentes. Dizem que Cuba tem uma boa saúde e boa educação, por exemplo, mas é o que falei, será que é relação de causalidade ou apenas coincidência? É importante analisar friamente os princípios de causalidade pra julgar as coisas com mais assertividade (claro que não sou mestre nisso... Mas é o que tento fazer quando venho aqui colher opiniões)
Maverick
A resposta que você procura é muito simples. O capitalismo é bom e ruim. O comunismo é somente ruim.
Maverick
Na dúvida sempre use extrema-direita
Dayman Novaes
Maverick, correlação não implica necessariamente causalidade. Exemplo, não é porque em todo regime capitalista existem pessoas abaixo da linha de miséria que um é causa do outro. De forma alguma estou defendendo o comunismo, isso é outra discussão, se eu tivesse que escolher escolheria o capitalismo com certeza, estou defendendo apenas a má interpretação.
Exibir mais comentários