Início » Mobile » Tecnofast: qual o melhor app para medir distâncias?

Tecnofast: qual o melhor app para medir distâncias?

iPhone 8 com realidade aumentada ou uma fita métrica? Testamos na prática

Por
30/10/2017 às 13h18
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

O ARKit é a nova plataforma de realidade aumentada para o iPhone e nós já listamos os melhores apps de AR para você testar. Desde então, diversos aplicativos com o recurso apareceram na App Store.

Uma das principais funções do ARKit é medir a distância entre um ponto e outro, útil para engenheiros civis, auxiliares de obra e curiosos. Fazemos parte do último grupo e testamos na prática: quem se sai melhor para medir distâncias, uma trena ou um iPhone 8?

Em vídeo

Se você prefere texto…

Para fins de comparação, testamos três aplicativos. Veja os resultados:

3-in-1 Ruler e AR MeasureKit

Ambos não se saíram muito bem; em nenhuma condição de iluminação eles acertavam a distância exata. O MeasureKit, inclusive, foi listado em nossa lista de apps compatíveis com o ARKit, mas infelizmente o resultado não foi satisfatório.

AirMeasure

Esse foi o mais preciso da comparação e demonstrou o verdadeiro potencial do ARKit. Testamos em quatro objetos diferentes: um descanso de braço, um banquinho e dois lindos pôsteres de Doctor Who. Nos dois primeiros ele manteve a precisão; já os pôsteres tiveram uma margem de erro de 1 cm, totalmente dentro do aceitável.

E aí? No geral, você precisa estar em um ambiente com boa iluminação para obter melhores resultados. Vale lembrar que o ARKit foi lançado há poucos meses; a tecnologia está no caminho certo, mas ainda precisa evoluir com futuras atualizações.

Esse post faz parte do formato Tecnofast: vídeos rápidos sobre algum assunto, como dicas de como fazer alguma coisa bacana com o seu celular – nem sempre tutoriais em texto são 100% esclarecedores.

O que achou? Deixe sugestões de temas nos comentários e se inscreva em nosso canal do YouTube para não perder mais vídeos como este! 🙂

  • Achei bem bacana o “Tecnofast”! 🙂

  • Trovalds

    Aí se esbarra num problema: o ARKit é suficientemente bom mas esbarra na limitação das lentes das câmeras minúsculas dos celulares. Daí fica a dúvida: vão tentar sanar essa limitação no software ou vão dar um jeito de construir lentes maiores sem prejuízo pra espessura dos aparelhos?

    • Programador Front-End

      Acho que pra isso tem as trena laser usando um sensor feito pra isso mesmo… Acho que vai demorar pra os smartphones serem tão cirurgicos

  • Daniel

    Aí o sujeito leva o iPhone pra obra derruba no chão e quebra a tela…😂

    • Trovalds

      Tem ferramentas eletrônicas mais precisas pra medições. Em obra, dependendo do porte, 1cm de erro significa um desastre.

    • Programador Front-End

      Ou faz como eu que levei um smartphone no bolso pra uma obra, esqueci dele, fui pegar um pedaço de concreto pesado, e apoiei na perna…

    • gust4v8

      noooossa que engraçado…

  • Mickey Sigrist

    Bem bacana o comparativo! E nunca é demais frisar que 1cm em um projeto de engenharia civil pode significar um desastre completo, portanto melhor manter o iPhone fora da obra por enquanto hahaha.

  • Sou engenheiro civil, testei todos esses aplicativos e não vai ser agora que irei aposentar minha trena. Serve como um quebra-galho, apenas isso.

  • Programador Front-End

    fita métrica