A decisão de desativar o serviço nas nuvens que permite o funcionamento do Harmony Link gerou muito mais reações negativas do que a Logitech esperava. A empresa decidiu agir para evitar que os estragos aumentem: o Harmony Link está mesmo chegando ao fim, mas todos os donos do dispositivo receberão, gratuitamente, o sucessor Harmony Hub.

Para quem não faz ideia do que estamos falando, o Harmony Link é um dispositivo lançado em 2011 que faz um iPhone ou um smartphone com Android funcionar como controle remoto universal para TV e home theater. Quando você envia um comando pelo aplicativo, ele é processado nos servidores da Logitech, transferido via Wi-Fi para o Harmony Link e disparado via infravermelho.

Logitech Harmony Hub

Logitech Harmony Hub

São esses servidores que irão deixar de funcionar. Sem eles, o Harmony Link só vai servir como um belo peso de papel. A Logitech explica que a decisão tem como motivo um certificado de segurança que expirará em março de 2018 e não será renovado porque a companhia, agora, está concentrada no Harmony Hub.

Como o Harmony Link é um produto relativamente antigo, a Logitech provavelmente imaginou que os usuários simplesmente iriam migrar para o Harmony Hub, que tem a mesma função, mas também pode controlar outros dispositivos, como aparelhos de ar condicionado e fechaduras inteligentes.

Para os usuários que adquiriram o Harmony Link nos últimos 12 meses, a Logitech prometeu a entrega de um Harmony Hub gratuitamente; para os compradores mais antigos, a companhia ofereceu 35% de desconto na aquisição do modelo sucessor.

Mesmo assim, o barulho foi grande. O assunto levantou até discussões sobre os riscos de se confiar em dispositivos que dependem exclusivamente de serviços online para funcionar.

Logitech Harmony Link

Logitech Harmony Link

Reconhecendo o que ela própria classifica como erro, a Logitech decidiu agora ser mais generosa: todos os usuários do Harmony Link receberão um Harmony Hub gratuitamente, mesmo aqueles que compraram o dispositivo há mais de um ano. Os compradores que usaram o cupom de 35% de desconto irão receber o Harmony Hub normalmente, mas serão reembolsados.

A empresa promete entrar em contato com os usuários até março de 2018 para dar mais detalhes. Quem preferir pode esclarecer dúvidas a partir desta página.

Decisão mais racional do que essa só se a Logitech resolvesse não desligar mais os servidores. No fórum de suporte, usuários chegaram a falar em entrar com um processo coletivo contra a empresa, tanto que, posteriormente, palavras relacionadas a ações judiciais foram bloqueadas por lá.

Com informações: Wired, Bleeping Computer

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Keaton
Vão no fórum da Logitech e tentem comentar "logitech class action lawsuit".
Anti anarcocapitalista
Sim, só que no entanto, ele usava mesmo para Netflix. Ele não tem biblioteca local. Só não vai pro lixo pois ele sabe que dá para usar para fazer palestra por exemplo.
Anti anarcocapitalista
No que o colega meu tem não achei. Procurei mas não achei. No final comprou um daqueles "Android Box", mas já tá chegando na validade também :V
Christian Tavares
Samsung Smarthub e Pogoplug forma para o mesmo caminho. A diferença é que cagaram pros clientes.
André Kittler
O uso do servidor é como banco de dados para a configuração inicial de atividades e ações, partindo desse ponto ele funciona 100% local. Mas tem a função ADICIONAL onde pode ser usado do seu celular de qualquer lugar, em 3G. Abre o aplicativo e de cara ele identifica que não está na mesma rede, automagicamente conecta no device via cloud. Matando os servidores termina essa função (besta) mas termina também a opção de adicionar novos devices para controlar (o que faz ele ficar quase inutil depois de um tempo).
Victor Viana
Bom, não sei quanta memória tem no aparelho, mas em pouco espaço se guarda grande banco de dados desse tipo de informação, pelo menos pra interface IR. Exemplificando: vou colocar sonoff (relé) na minha casa, e dependeria de um servidor na nuvem pra acionar o dispositivo. Antes de.comprar já verifiquei a possibilidade de mudar o firmware e fazer com que funcionasse apenas local.
André Kittler
O que o online faz: 1. mantem database de todos aparelhos, portanto quando tu seleciona TV Marca Modelo ele já configura tudo. 2. Permite controle remoto sem necessitar absolutamente nenhum conhecimento técnico ou pré-ajuste do usuário, basta acessar teu aplicativo para ligar aparelhos, luzes, janelas e tudo mais que essas casas inteligentes possuem. Portanto a 1 OK, é gerenciável. Mas mata o servidor e perde a função 2. Certamente poucos usam na prática, mas tecnicamente serve para isso.
Julio da Gaita ✔

nego pensa que aqui é o GizBR....rs

Julio da Gaita ?
nego pensa que aqui é o GizBR....rs
Leonardo
Ops. Ainda achei a redação da matéria um pouco confusa, mas agora ficou claro. Thanks!
PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

Agora leia o 7º parágrafo... é que vc não deve ter lido a matéria toda antes de comentar....

PPKX XD ?????????
Agora leia o 7º parágrafo... é que vc não deve ter lido a matéria toda antes de comentar....
PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

Kodos tem muito medo então... tem 8 bundas

PPKX XD ?????????
Kodos tem muito medo então... tem 8 bundas
PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

Esses da WD geralmente dá pra colocar um Linux custom

Exibir mais comentários