Início » Brasil » Android Pay: Google lança sistema de pagamento pelo celular no Brasil

Android Pay: Google lança sistema de pagamento pelo celular no Brasil

Pagamento com NFC chega em parceria com Carrefour, Drogasil, Ipiranga e outros estabelecimentos

Paulo Higa Por

Como previsto, o Google lançou nesta terça-feira (14) o Android Pay, um serviço que permite fazer pagamentos em maquininhas de cartão por meio do smartphone. A tecnologia, que funciona com a ajuda do chip NFC, chega ao mercado brasileiro em parceria com supermercados, lojas de conveniência, drogarias e outros estabelecimentos.

Android Pay agora é Google Pay

A chegada do Android Pay ao Brasil foi anunciada em maio, durante a conferência para desenvolvedores Google I/O. Em agosto, o Tecnoblog noticiou com exclusividade que alguns usuários já estavam conseguindo cadastrar seus cartões no aplicativo. Trata-se do segundo grande serviço do tipo a ser lançado no país, depois do Samsung Pay.

A lista de instituições financeiras com suporte ao Android Pay é composta por Banco do Brasil, Banco Neon, Brasil Pré-Pagos, Caixa Econômica Federal e Porto Seguro. Clientes do Bradesco terão acesso ao serviço em breve. Será possível cadastrar cartões de crédito e débito na bandeira Visa e, no futuro, Mastercard. O Itaú e a Elo foram citados no primeiro anúncio, mas não estiveram presentes no evento oficial em São Paulo.

O Google também fez parcerias com estabelecimentos para ampliar a aceitação do serviço. Entre as lojas com Android Pay estão Am/Pm, Café do Ponto, Casa Pilão, Carrefour, Casa do Pão de Queijo, Droga Raia, Drogasil, Dzarm, Hering, Ipiranga, Kalunga, PUC, Rei do Mate e Sony. Na prática, o Android Pay deverá funcionar com qualquer maquininha que suporte pagamento por aproximação.

A empresa explica que “o número do cartão não é compartilhado com a loja quando você paga com o Android Pay”, apenas um número de conta virtual, o que mantém o sistema seguro. Além disso, “se você perder o smartphone ou se ele for roubado, é possível bloqueá-lo imediatamente em qualquer lugar do mundo, inserir uma nova senha ou excluir todos os dados pessoais”.

Para fazer pagamentos em lojas com o Android Pay, basta desbloquear o smartphone e aproximá-lo do terminal de pagamento. Não é necessário manter o aplicativo aberto. O serviço exige dispositivos rodando Android 4.4 KitKat ou superior, sem root, com NFC e HCE (Host Card Emulation). De acordo com o Google, 27,9% dos smartphones vendidos no mercado brasileiro em setembro de 2017 tinham NFC.

Você já pode baixar o Android Pay na Play Store.

Cartões com suporte ao Android Pay

Esta é a lista completa de cartões suportados:

Banco do Brasil

  • Ourocard Visa Credit
  • Ourocard Visa Infinite Estilo
  • Ourocard Infinite Visa
  • Ourocard Platinum Estilo Visa
  • Ourocard Platinum Visa
  • Ourocard Visa Gold
  • Ourocard Visa International
  • Ourocard Visa Universitário
  • Ourocard Visa

Caixa

  • Caixa Visa Débito

Porto Seguro

  • Visa International
  • Visa Gold
  • Visa Platinum
  • Visa Infinite

Neon

  • Visa (físico)

Brasil Pré-Pagos

  • Cartões começando com “4410 39020” (Brasil Pré-Pagos Token 1)

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Theo Queiroz

Bom saber disso. Mas e quanto ao root? Posso continuar usando o celular rooteado?

Leandro Sousa

Taí um banco que me surpreendeu também, as agências são depenadas e o site simplório, mas ela tá mandando bem apesar disso

Wolfgang Marcos

Descobri que o meu Mi veio com o bootloader desbloqueado de fábrica, era isso que estava fazendo com que o Android Pay não aceitasse o dispositivo. Bastou bloquear o bootloader (cuidado! O Mi deu um factory reset no dispositivo ao fazer isso) e o Android Pay funcionou sem problemas (y)

Theo Queiroz

Ia perguntar exatamente isso. Tenho um Redmi 4 Prime rooteado e até tiraria o root pra poder usar o Android Pay, mas meu medo é de que mesmo sem root o app não funcione por achar que é uma custom ROM (que de fato é o que a MIUI é).

Bruno Feliciano

Utilizei hoje. Foi numa máquina comum da Cielo numa loja do Café do Ponto, com o cartão de débito do NEON.

Meu celular estava sem internet no momento.

É preciso primeiro entrar com o valor e tipo da operação (no meu caso débito). Só depois disso a máquina libera o NFC.

PS: Apesar da loja do Café do Ponto constar na própria página do Android Pay como um dos parceiros, a funcionária não tinha a menor ideia de como fazer o pagamento quando eu perguntei.

Thalles Ferreira

Verdade, não tinha pensado que ainda tem que pedir pra ser débito, tava só pensando em mostrar o celular em vez do cartão, nem fazia sentido rs

Thalles Ferreira

Ah, eu só falo com gerente, atendente em geral é desinformado rs

Gabriel Brito
Lembro. Mas acho que o foco tá errado. Eles se preocupam em mostrar mais "olha que modernos que somos" do que "agora é possível pagar assim, aprenda como"
Antunes Dantas
O Bradesco agora é compatível com o Samsung Pay, caso você tenha um Galaxy. Foram vários cartões Visa que receberam suporte.
David Diniz
Essa desgrama grudou no meu celular(que não tem NFC) e não permite que eu retire e nenhum dos meu cartões é compatível. Ai fica difícil né.
Leandro
Da última vez que liguei para a Rede perguntando como habilitar o NFC na máquina (ela tem o logo mas quando digito um número aparece "função inativa") o atendente nem sabia o que era NFC ou pagamento por aproximação. E disse que nenhuma máquina da Rede aceitava isso. Ou seja, o problema não é só a loja.
Rogério
É engraçado quando passa direto sem senha, o pessoal fica muito impressionado. Na maioria dos lugares que eu vou agora passa sem senha e o processo dura uns 3 segundos.....
Rogério
Tá sabendo muito heim? haha
Rogério
Cara, lembra que já faz tempo que da propaganda na TV toda hora sobre o Samsung Pay com a VISA, tinha a dos lenhadores, a do surfista, a da Ana Maria Braga com o Supla, e ninguém prestava atenção....(nem eu)
Rogério
Numa das vezes que eu usei o Samsung Pay com meu Galaxy S7 edge a atendente ficou impressionada que eu paguei com o celular e falou assim: "Nossa esses iPhones são demais".... Imagina se a Apple libera o Pay no brasil...
Exibir mais comentários