Início » Brasil » Android Pay: Google lança sistema de pagamento pelo celular no Brasil

Android Pay: Google lança sistema de pagamento pelo celular no Brasil

Pagamento com NFC chega em parceria com Carrefour, Drogasil, Ipiranga e outros estabelecimentos

Paulo Higa Por

Como previsto, o Google lançou nesta terça-feira (14) o Android Pay, um serviço que permite fazer pagamentos em maquininhas de cartão por meio do smartphone. A tecnologia, que funciona com a ajuda do chip NFC, chega ao mercado brasileiro em parceria com supermercados, lojas de conveniência, drogarias e outros estabelecimentos.

Android Pay agora é Google Pay

A chegada do Android Pay ao Brasil foi anunciada em maio, durante a conferência para desenvolvedores Google I/O. Em agosto, o Tecnoblog noticiou com exclusividade que alguns usuários já estavam conseguindo cadastrar seus cartões no aplicativo. Trata-se do segundo grande serviço do tipo a ser lançado no país, depois do Samsung Pay.

A lista de instituições financeiras com suporte ao Android Pay é composta por Banco do Brasil, Banco Neon, Brasil Pré-Pagos, Caixa Econômica Federal e Porto Seguro. Clientes do Bradesco terão acesso ao serviço em breve. Será possível cadastrar cartões de crédito e débito na bandeira Visa e, no futuro, Mastercard. O Itaú e a Elo foram citados no primeiro anúncio, mas não estiveram presentes no evento oficial em São Paulo.

O Google também fez parcerias com estabelecimentos para ampliar a aceitação do serviço. Entre as lojas com Android Pay estão Am/Pm, Café do Ponto, Casa Pilão, Carrefour, Casa do Pão de Queijo, Droga Raia, Drogasil, Dzarm, Hering, Ipiranga, Kalunga, PUC, Rei do Mate e Sony. Na prática, o Android Pay deverá funcionar com qualquer maquininha que suporte pagamento por aproximação.

A empresa explica que “o número do cartão não é compartilhado com a loja quando você paga com o Android Pay”, apenas um número de conta virtual, o que mantém o sistema seguro. Além disso, “se você perder o smartphone ou se ele for roubado, é possível bloqueá-lo imediatamente em qualquer lugar do mundo, inserir uma nova senha ou excluir todos os dados pessoais”.

Para fazer pagamentos em lojas com o Android Pay, basta desbloquear o smartphone e aproximá-lo do terminal de pagamento. Não é necessário manter o aplicativo aberto. O serviço exige dispositivos rodando Android 4.4 KitKat ou superior, sem root, com NFC e HCE (Host Card Emulation). De acordo com o Google, 27,9% dos smartphones vendidos no mercado brasileiro em setembro de 2017 tinham NFC.

Você já pode baixar o Android Pay na Play Store.

Cartões com suporte ao Android Pay

Esta é a lista completa de cartões suportados:

Banco do Brasil

  • Ourocard Visa Credit
  • Ourocard Visa Infinite Estilo
  • Ourocard Infinite Visa
  • Ourocard Platinum Estilo Visa
  • Ourocard Platinum Visa
  • Ourocard Visa Gold
  • Ourocard Visa International
  • Ourocard Visa Universitário
  • Ourocard Visa

Caixa

  • Caixa Visa Débito

Porto Seguro

  • Visa International
  • Visa Gold
  • Visa Platinum
  • Visa Infinite

Neon

  • Visa (físico)

Brasil Pré-Pagos

  • Cartões começando com "4410 39020" (Brasil Pré-Pagos Token 1)

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Reginaldo Sousa
https://goo.gl/BkPQAo
Reginaldo Sousa
https://goo.gl/kdYaDH
Reginaldo Sousa
https://goo.gl/EMYprZ
Reginaldo Sousa
https://goo.gl/DDLD9i
Reginaldo Sousa
https://goo.gl/tFq7FG
Reginaldo Sousa
https://goo.gl/kdYaDH
Reginaldo Sousa
https://goo.gl/ByvVFR
Reginaldo Sousa
https://goo.gl/W7fiiT
Reginaldo Sousa
https://goo.gl/AVZoic
Reginaldo Sousa
https://goo.gl/RKcVWB
Reginaldo Sousa
https://goo.gl/pmJemy
Reginaldo Sousa
https://goo.gl/RFvvJG
Reginaldo Sousa
https://goo.gl/HcrJXC
Reginaldo Sousa
https://goo.gl/1hMkCZ
Reginaldo Sousa
https://goo.gl/YSt5AM
Reginaldo Sousa
https://goo.gl/MpAcg6
Reginaldo Sousa
https://goo.gl/EBcNAq
Reginaldo Sousa
https://goo.gl/u7DXy6
Reginaldo Sousa
https://goo.gl/wUNeSk
Reginaldo Sousa
https://goo.gl/GowuhE
Reginaldo Sousa
https://goo.gl/YmDdVN
Reginaldo Sousa
https://goo.gl/MKRWAZ
Reginaldo Sousa
https://goo.gl/E8QL55
Reginaldo Sousa
https://goo.gl/7Fw4EK
Reginaldo Sousa
https://goo.gl/8a9Fv2
Reginaldo Sousa
https://goo.gl/KZSFsy
Reginaldo Sousa
https://goo.gl/KHCY3p
Reginaldo Sousa
https://goo.gl/2RR6Wx
Reginaldo Sousa
https://goo.gl/f2n71e
Reginaldo Sousa
https://goo.gl/a8G4U9
Reginaldo Sousa
https://goo.gl/VM9PXC
Reginaldo Sousa
https://goo.gl/QyEBaL
Reginaldo Sousa
https://goo.gl/YAorNA
Reginaldo Sousa
https://goo.gl/gphEuM
Reginaldo Sousa
https://goo.gl/rNYJSG
Reginaldo Sousa
https://goo.gl/wnt3uT
Reginaldo Sousa
https://goo.gl/TsXFu8
Theo Queiroz
Bom saber disso. Mas e quanto ao root? Posso continuar usando o celular rooteado?
Leandro Sousa
Taí um banco que me surpreendeu também, as agências são depenadas e o site simplório, mas ela tá mandando bem apesar disso
Wolfgang Marcos
Descobri que o meu Mi veio com o bootloader desbloqueado de fábrica, era isso que estava fazendo com que o Android Pay não aceitasse o dispositivo. Bastou bloquear o bootloader (cuidado! O Mi deu um factory reset no dispositivo ao fazer isso) e o Android Pay funcionou sem problemas (y)
Theo Queiroz
Ia perguntar exatamente isso. Tenho um Redmi 4 Prime rooteado e até tiraria o root pra poder usar o Android Pay, mas meu medo é de que mesmo sem root o app não funcione por achar que é uma custom ROM (que de fato é o que a MIUI é).
Bruno Feliciano
Utilizei hoje. Foi numa máquina comum da Cielo numa loja do Café do Ponto, com o cartão de débito do NEON.Meu celular estava sem internet no momento.É preciso primeiro entrar com o valor e tipo da operação (no meu caso débito). Só depois disso a máquina libera o NFC.PS: Apesar da loja do Café do Ponto constar na própria página do Android Pay como um dos parceiros, a funcionária não tinha a menor ideia de como fazer o pagamento quando eu perguntei.
Thalles Ferreira
Verdade, não tinha pensado que ainda tem que pedir pra ser débito, tava só pensando em mostrar o celular em vez do cartão, nem fazia sentido rs
Thalles Ferreira
Ah, eu só falo com gerente, atendente em geral é desinformado rs
Gabriel Brito
Lembro. Mas acho que o foco tá errado. Eles se preocupam em mostrar mais "olha que modernos que somos" do que "agora é possível pagar assim, aprenda como"
Antunes Dantas
O Bradesco agora é compatível com o Samsung Pay, caso você tenha um Galaxy. Foram vários cartões Visa que receberam suporte.
David Diniz
Essa desgrama grudou no meu celular(que não tem NFC) e não permite que eu retire e nenhum dos meu cartões é compatível. Ai fica difícil né.
Leandro
Da última vez que liguei para a Rede perguntando como habilitar o NFC na máquina (ela tem o logo mas quando digito um número aparece "função inativa") o atendente nem sabia o que era NFC ou pagamento por aproximação. E disse que nenhuma máquina da Rede aceitava isso. Ou seja, o problema não é só a loja.
Rogério
É engraçado quando passa direto sem senha, o pessoal fica muito impressionado. Na maioria dos lugares que eu vou agora passa sem senha e o processo dura uns 3 segundos.....
Rogério
Tá sabendo muito heim? haha
Rogério
Cara, lembra que já faz tempo que da propaganda na TV toda hora sobre o Samsung Pay com a VISA, tinha a dos lenhadores, a do surfista, a da Ana Maria Braga com o Supla, e ninguém prestava atenção....(nem eu)
Rogério
Numa das vezes que eu usei o Samsung Pay com meu Galaxy S7 edge a atendente ficou impressionada que eu paguei com o celular e falou assim: "Nossa esses iPhones são demais".... Imagina se a Apple libera o Pay no brasil...
Rogério
A Samsung começou o Rewards, dando baterias, fone de ouvido Level e carregador sem fio....

Sobre o MST, a vantagem é absurda por garante que o Samsung Pay vai passar em QUALQUER maquininha, independente de NFC

Isso fez muita diferença na minha decisão de comprar um S7 edge
Rogério
Santander tem no Samsung Pay
Arthur V.*
Além do Samsung Pay, com a maioria dos seus cartões Visa
Gesonel o Mestre dos Disfarces
Ume empresa pública e uma SEM mostrando que ser privado não é nem nunca foi garantia de sucesso.
Marcos
Aí chega na loja de conveniência e diz que vai pagar pelo celular. Chamam a polícia porque pra eles isso não existe e você está bêbado...
Marcos
Aplicativo do Ourocard também tem função de pagamento por NFC e estão no Android Pay.
Wesley
O que facilita em países como nos EUA, é que o terminal de cartão é integrado com o caixa, então o atendente já passa suas compras e o próprio sistema já faz a operação de selecionar a forma de pagamento e pedir pra você encostar o celular ou inserir o cartão.
Arthur V.*
Eu também, mas a Cetelem mudou a interface do Internet Banking deles faz pouco tempo, e melhorou bastante, mas ainda não tem app nativo para celular (só um app em pré-lançamento que é basicamente um wrapper pro site).
Sandro Ribeiro
http://computerworld.com.br/nubank-sera-o-primeiro-usar-tecnologia-de-tokenizacao-da-mastercard

Ou seja, Nubank está enrolando desde o final de 2015 pra fazer funcionar. O cartão Mastercard do Banco Inter já funciona...
enioh
Interessante, Bruno e Douglas! Chutei que os contratos da Samsung já estavam vigendo com mudanças. Fui dar uma pesquisada sobre os aspectos técnicos da "MasterCard Digital Enablement Service (MDES)" e esbarrei em duas fontes:
- A primeira: dizendo que o Nubank seria a primeira a utilizar (dita pela própria Mastercard) datada de outubro de 2015; Fonte: https://newsroom.mastercard.com/latin-america/pt-br/press-releases/mastercard-traz-tecnologia-de-tokenizacao-ao-brasil-para-ativar-carteiras-digitais/
- E a segunda (no reclameaqui), dizendo que eles não implementaram ainda no Samsung Pay por estarem "preparando para aderir ao MDES, tecnologia da MasterCard que possibilitará o acesso às carteiras digitais.", com data de 17/08/17. Fonte: https://www.reclameaqui.com.br/nubank/integracao-com-o-samsung-pay_cnmNAWHO52BMSCSL/
Ou seja, com essas informações em mãos, 2 anos é tempo o suficiente para implementar essas mudanças. Infelizmente, seja do aspecto contratual ou técnico, tanto o Samsung Pay quanto o Android Pay estão fora do escopo no momento. :/
Victor David
Alguém cosrguiu cadastrar cartão banco do Brasil somente com funções débito ativada?
Victor David
O cartão que você cadastrou tem função crédito ativada? O meu múltiplo e internacional não cadastrada, eles não tem opção de crédito ativada.
felipecn
MST é terrível. Ontem acompanhei um amigo no McDonald's, pagando com Samsung Pay. O Mc é parceiro, e as maquininhas tem o logo do Samsung Pay adesivado nelas.

Mas não ativam o NFC e te obrigam a emular tarja. Ele precisou deitar o telefone no terminal de cartão (ao invés de só aproximar, como no NFC), a caixa perguntou os quatro últimos dígitos do cartão e o código de verificação e então ele ainda teve que entrar com a senha.

Isso numa rede parceira, que deveria ser o melhor cenário possível. A atendente estava bem treinada pelo menos, mas é muito mais trabalhoso que pagar no cartão físico.
felipecn
O maior problema que eu sinto é que as pessoas tem costume de primeiro colocar o cartão na máquina pra então entrar com o valor. Aí muda completamente o fluxo pra usar NFC.

Mas nos lugares onde primeiro lançam a transação pra depois colocar o cartão (como nos supermercados maiores), é mais fácil. Ao invés de colocar o cartão e senha você só encosta o telefone e pronto.
Igor Menezes
a maquininha mostra isso....é só clicar.
Matheus S. Bueno
A experiencia que tenho tido aqui em São Paulo, capital, não é essa. Aqui, quando vejo a marcação padrão das máquinas adaptadas a essa tecnologia, eu mesmo falo: "Vou pagar no celular." E, em geral, as pessoas dizem: "ok."; ou ainda "não sei fazer, você me ajuda, tá?".

Tá rolando bem. Inclusive em alguns locais perto de casa ou do trabalho, já nem levei a carteira.
johndoe1981
O que vai impedir a proliferação dessa tecnologia de pagamento é a conhecida falta de treinamento dos operadores de caixa dos estabelecimentos comerciais. Não adianta nada o cliente ter um cartão cadastrado no seu smartphone, a máquina de cartões ter suporte ao Android Pay, e o caixa não souber o procedimento para realizar o pagamento.No fim das contas, vai ser mais rápido e menos frustrante tirar o cartão do bolso e inserir na máquina mesmo.
Cássio Amaral
O que vai impedir a proliferação dessa tecnologia de pagamento é a conhecida falta de treinamento dos operadores de caixa dos estabelecimentos comerciais.
Não adianta nada o cliente ter um cartão cadastrado no seu smartphone, a máquina de cartões ter suporte ao Android Pay, e o caixa não souber o procedimento para realizar o pagamento.

No fim das contas, vai ser mais rápido e menos frustrante tirar o cartão do bolso e inserir na máquina mesmo.
johndoe1981
kkkk Cetelem é ridículo. Eu tenho o cartão do Submarino sem anuidade, que é emitido por esse banco, e o Internet Banking do Cetelem é uma piada de mau gosto.
Cássio Amaral
kkkk Cetelem é ridículo. Eu tenho o cartão do Submarino sem anuidade, que é emitido por esse banco, e o Internet Banking do Cetelem é uma piada de mau gosto.
Wesley
Não é bem assim, eles investem bastante em tecnologia, mas só em tecnologia proprietária. Tanto que já existe pagamento por NFC usando o aplicativo próprio do Santander Way, talvez seja até esse o motivo deles não quererem aderir ao Android Pay.
Wesley
A que mais surpreendeu foi a CAIXA.
Wesley
Lamentável mesmo, sou cliente de 3 bancos diferentes e nenhum deles é compatível com o Android Pay, estou torcendo pro Bradesco ser compatível logo pra eu poder usar, pena que nem uso os serviços do bradesco como principal no dia a dia, mas pelo jeito o Santander vai ficar de fora por muito e muito tempo.
Edson Amorim
Aguardando Intermedium.
Douglas Ullmann
Acho que não
https://twitter.com/paulohiga/status/930440916736802816
Leandro Nascimento
https://uploads.disquscdn.com/images/c979305d4bcab098561da862662df8603c47ba956b6e49a52e841b1519b45b20.png
Leandro Nascimento
hahahahaha amigo, tenho o cartão nubank que ganhei por convite antes mesmo de virar moda. Só prefiro usar o débito do Neon e gastar o dinheiro que tenho mesmo, invés de usar crédito.
Bruno Guerreiro
A Samsung Pay não cobra taxa nenhuma neste momento, de nenhum emissor. Mas, pela demora, talvez exista alguma complicação técnica mesmo.
Maurício Lordêlo
Já estava usando o Android Pay, desde a semana passada e com o Visa o Bradesco
Baidu feat MC Brinquedo
ZAP
ONEW
Não foi aprovado, né? Cancelei o meu Neon, prefiro Nubank! hauahsusa
Hummer de Esteira
Correto, quando houver demanda, a empresa vai se apressar em ter oferta para os clientes
Luiz Claudio Eudes Corrêa
Como o Elo é desses bancos, eles vão empurrar pros clientes já que economizam o que pagariam pra Visa/MasterCard
Luiz Claudio Eudes Corrêa
O digitaú que adora se passar por moderno também só deixa a desejar nesse quesito.
Luiz Claudio Eudes Corrêa
Quando perguntarem se vai pagar do débito ou crédito, diga débito e pronto (-;
Diego Rocha
Nenhum cartão do Android Pay é Mastercard, todos são Visa. Acho que deve ser por isso
Douglas B
E é por isso que eu respeito demais a Google e acho a Apple uma vergonha. A Google sempre adapta seus produtos da melhor forma possível ao Brasil e tem centro de pesquisa aqui, enquanto a Apple, que tem no Brasil o lugar onde se paga mais caro pelo iPhone, está pouco se lixando quanto a isso. Bobo é quem paga caro pela ferramenta e não pode usar porque está no Brasil.
Luiz Claudio Eudes Corrêa
Problema é a Cielo/getnet mandar folheto explicando isso e não passar da mesa do gerente do estabelecimento que não repassa informações pros funcionários pois não quer perder tempo com isso.
Douglas Baião
E é por isso que eu respeito demais a Google e acho a Apple uma vergonha. A Google sempre adapta seus produtos da melhor forma possível ao Brasil e tem centro de pesquisa aqui, enquanto a Apple, que tem no Brasil o lugar onde se paga mais caro pelo iPhone, está pouco se lixando quanto a isso. Bobo é quem paga caro pela ferramenta e não pode usar porque está no Brasil.
Diogo Hayakawa
A Samsung começou recentemente um programa de pontos que dá em troca desde casquinhas do MC Donald's até fones de ouvido sem fio. Eu estou acumulando já hahaha
Eduardo Schurtz
Não consegue portabilidade? Minha esposa recebe da empresa no Bradesco, mas vai automaticamente para a caixa. A conta no Bradesco só existe para esse fim.

Não faz sentido ficar preso a um banco por causa da empresa.
Felipe Chagas
Sim. Os atendentes se fingem de desinformados ou simplesmente dizem que não trabalham mais com a emissão de outra bandeira que não seja Elo.

Banco do Brasil, CEF e Bradesco têm o mesmo modo de operar aqui na minha cidade. Desisti nos dois primeiros e só consegui um Visa no Bradesco depois de falar diretamente com o Gerente.
Luciano
A Mastercard é que deu bola fora em não ingressar nessa primeira leva. Nubank e Inter estão de fora :(
Hermes Filho
"c é o bichão mermo"
Maicon Bruisma
Em Balneário Camboriú já usei, estava disponível Android e Samsung Pay, nada da Apple.
Maicon Bruisma
Já testei esse final de semana em Balneário Camboriú, já tava no meu Nexus 5x desde terça passada mas nem tinha aberto ele. Esqueci o dinheiro em casa e usei o Android Pay mesmo. No mesmo lugar tinha Samsung Pay também. Só senti falta da opção Master, pq só um dos meus cartões são Visa.
Alisson Santos
Seria interessante se treinassem os donos das maquininhas sobre esta nova forma de pagamento para que eles não fiquem achando que quem vai pagar assim está tentando dar um golpe.
Alisson Silva
Seria interessante se treinassem os donos das maquininhas sobre esta nova forma de pagamento para que eles não fiquem achando que quem vai pagar assim está tentando dar um golpe.
Exibir mais comentários