Início » Celular » Facebook lança aplicativo Messenger Kids para crianças menores de 13 anos

Facebook lança aplicativo Messenger Kids para crianças menores de 13 anos

Felipe Ventura Por

Serviços online como o Facebook pedem que seus usuários tenham pelo menos 13 anos. Isso acontece porque, nos EUA, uma lei exige proteções adicionais para menores de idade na internet.

Por isso, o Facebook preparou um app voltado para crianças de 6 a 12 anos, chamado Messenger Kids. Ele foi lançado hoje nos EUA, inicialmente para iOS, e chegará ao Android nas próximas semanas.

A criança não precisa (nem pode) criar uma conta no Facebook. O pai ou a mãe baixa o Messenger Kids, faz login com seu usuário e senha, cria uma conta para o filho — basta colocar o nome no perfil — e adiciona contatos para a criança conversar.

E como adicionar os amigos do seu filho? Bem, eles precisam usar o Messenger Kids, e você precisa ter os pais deles no Facebook. Nesse caso, você toca para adicionar o contato, e aguarda a autorização dos pais.

Então, o usuário poderá bate-papo em texto e vídeo, enviar GIFs, e usar máscaras e filtros semelhantes aos do Snapchat. Todo o conteúdo é "especialmente apropriado para crianças", diz o Facebook.

O app não tem anúncios, e o Facebook promete que as informações da criança não são usadas para propagandas. Além disso, o Messenger Kids é projetado para respeitar a COPPA, lei americana de proteção de menores na internet.

Como nota o The Verge, esse app não rende nada de imediato ao Facebook: nem anúncios, nem monitoramento de perfil, nem transações pagas. A ideia seria acostumar as crianças para que elas continuem usando a rede social até a idade em que poderão ver propagandas.

O Google também oferece uma forma de criar contas para usuários abaixo de 13 anos. O Family Link permite aos pais gerenciar o que seus filhos estão fazendo no smartphone, colocar limites de uso, e até bloquear o aparelho na hora de dormir.

Essas iniciativas voltadas para crianças exigem bastante cuidado. O YouTube Kids prometia oferecer apenas vídeos adequados para usuários mais jovens, porém deixou passar bastante conteúdo questionável — como a Peppa Pig bebendo água sanitária, ou o Mickey atropelado por um carro. O Google removeu 150 mil vídeos do tipo após perder grandes anunciantes.

Com informações: Facebook, The Verge.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Jamile
Super natural que você como pai ou mãe se preocupe com o tipo de contato que o seu filho esta tendo com tamanha tecnologia. É por este motivo que eu utilizo este programa https://apinc.com.br para monitorar o que o meu filho faz na internet
Caio The Brain
Aguardando o lançamento aqui no Brasil.A Movile tinha um app similar chamado PlayKids Talk mas que não foi pra frente.Com todas as críticas que o Facebook merece, essa parece ser uma ferramenta útil, afinal é ilusório pensar que crianças não usam aplicativos de bate-papo.Que seja então num ambiente controlado. Ou que tente ser o máximo possível.
danielnbl
invadir o que? o perfil dos pais pra autorizar conversar com as crianças?
daniel
invadir o que? o perfil dos pais pra autorizar conversar com as crianças?
comendo 🍮
uma criança de 6 anos hoje já tem 72 meses de experiencia em tecnologia... Quando nasceu já tinha iphone 4.... De natal ganhou o 4s...
comendo 🍮
a criança que ensina o pai a usar... até parece...
comendo 🍮
Vou contar para voces: Era 2007. Repito 2007 e a filha de 15 de um amigo foi na Lanhouse e pelo MSN se fez passar por um menino da escola. Ela falava com o carinha bonitinho que ela curtia para ele chegar nela que ela tava facinho e o cara só na duvida e ela: Porra cara, voce é viado, se nao quer como eu... Ai o cara meio que se encheu de auto confiança e disse que ia ver... Elas são mais espertas que eles... E vão passar a perna nos pais nao importa o quao espertos eles forem, principalmente aqueles idotões que falam que tem uma espingarda, esses tomam chifre da mulher e a filha já é bem rodada...
7csP9tkb
E mais ainda: Terão que ser amigos dos pais da criança no Facebook. É uma dupla proteção. Particularmente achei a ideia muito boa.
Aline Rosa
Quanto tempo até os pedófilos invadirem?
Lucas Santos
Vai dar mierda