Início » Mobile » Files Go, gerenciador de arquivos do Google, sai do beta no Android

Files Go, gerenciador de arquivos do Google, sai do beta no Android

Por
05/12/2017 às 13h24
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

O Files Go, gerenciador de arquivos para Android desenvolvido pelo Google, estava em beta desde novembro. Além de fornecer acesso a suas fotos e documentos, ele ajuda você a liberar espaço no smartphone.

Agora, o aplicativo está disponível para todos: basta procurar por “Files Go” na Play Store, ou ir direto até este link. Ele é compatível com Android 5.0 Lollipop e versões posteriores.

Como lembra o Google, muitos smartphones ao redor do mundo têm pouquíssimo armazenamento — às vezes 4 GB no total. E ocupar esse espaço é cada vez mais fácil, dada a quantidade de imagens, vídeos e documentos que recebemos todo dia.

Por isso, o destaque do Files Go é a ferramenta para liberar espaço. Ela oferece sugestões personalizadas, incluindo apps não utilizados nas últimas quatro semanas; arquivos grandes; fotos duplicadas; e até mesmo memes.

Isso é feito usando tecnologia de visão computacional do Google. A empresa diz que, durante a fase beta, os usuários economizaram em média 1 GB de espaço.

Também é possível enviar arquivos para o aparelho de um amigo próximo sem usar internet — basta que ele também use o Files Go. As transferências são criptografadas e atingem até 125 Mb/s. E, claro, você pode navegar por suas imagens, vídeos e downloads, tal como em um gerenciador de arquivos comum.

Você está usando o app? O que achou?

Com informações: Google, Engadget.

Mais sobre: , ,
  • John Smith

    Ainda que tenha alguns recursos interessantes ele peca no mais básico: não consegui fazer uma simples navegação por pastas à partir da memória interna ou do cartão de memória. Usei pouco o aplicativo, portanto pode ser que eu apenas não tenha descoberto isso, mesmo.

    • Gabriel B.R.

      É uma novidade dispensável mesmo.

    • Marsupial radical

      Já foi explicado em outra matéria aqui, que a ideia desse app não é ser um gerenciador de arquivos completo, e sim um navegador simples com recursos para economizar espaço.

    • Yuri Lima

      Mesma coisa aqui amigo, desinstalei por isso!

    • Cássio Amaral

      Obrigado pelo seu relato, me poupou o tempo de instalar o aplicativo. Sem navegação por pastas, um gerenciador de arquivos se torna inútil. Vou permanecer com meu gerenciador atual mesmo.

  • shinodaluk

    Tive que desinstalar do meu s8+ pq travava toda hora samerda

    • Lucas

      Arrumaram sera?

    • Mr. Beauregard

      Qual é a cor do seu smartphone, talvez seja isso

  • Thales M. De Oliveira Glim

    Se saiu do Beta, porque o nome doo app está Files Go do Google: libere espaço no seu telefone (Beta)?

    • Allyson

      Pq vc é usuário beta… Vc sempre vai receber versões beta. Lá pra baixo tem a opção de sair do beta.

  • Weber Chaves

    Tenho usado só pra liberar espaço mesmo. Para as outras funções achei a interface ruim.
    Para quem só tem 16GB e 300 grupos de Whatsapp, é uma mão na roda.

  • Mickey Sigrist

    Eu tenho um Galaxy S7 com 32GB de armazenamento interno, sendo que o SO e toda a tralha que não consigo desinstalar (obrigado, Samsung) estão consumindo mais ou menos 13GB. Eu fiz o seguinte:

    – Desativei o recebimento automático de qualquer mídia via Whatsapp quando em dados móveis ou em Wi-Fi (baixo só o que sei que vai ser necessário);
    – Configurei o Google Fotos e utilizo só ele pra gerenciar imagens;
    – Uso serviço de streaming pra ouvir músicas, sendo que não carrego mp3 algum no aparelho;
    – Pros demais documentos, deixo o que sei que vou precisar no Google Drive e o resto fica no HD externo lá em casa.

    Nunca consegui chegar sequer perto de lotar os 32GB. Ter feito isso já resolveu todos os problemas no meu caso, mas com certeza pra alguns usuários mais hardcore isso não vai resolver nada.

    • Renan Araújo

      Putz, 14GB. Tá com um X4?

      Nessa época de streaming e nuvem, acho 128GB num aparelho até exagerado…

    • Emanuel Schott

      O máximo que cheguei no S6 e no A5 foi usar 20GB. Não vejo necessidade nenhuma de baixar musica ou filme, vai tudo no streaming.