Início » Inteligência Artificial » O sistema de câmeras do governo chinês consegue encontrar uma pessoa em 7 minutos

O sistema de câmeras do governo chinês consegue encontrar uma pessoa em 7 minutos

São 170 milhões de câmeras de vigilância

Paulo Higa Por

A China tem um dos sistemas de vigilância mais poderosos do mundo, com 170 milhões de câmeras de circuito fechado. Quão eficiente é essa tecnologia? Bem, ela precisou de apenas sete minutos para encontrar e “capturar” um jornalista.

John Sudworth, correspondente da BBC em Pequim, teve acesso ao sistema de vigilância do governo chinês. Além da enorme quantidade de câmeras (que deve mais que triplicar para 570 milhões nos próximos três anos), a rede é equipada com uma tecnologia de reconhecimento facial para identificar uma pessoa rapidamente.

Uma central de monitoramento fica na cidade de Guiyang, no sudoeste da China. Para fazer o teste, o repórter teve sua foto cadastrada no banco de dados do sistema de vigilância estatal, que já possui as imagens de todos os habitantes. Então, ele foi andar pelas ruas como um “procurado”. A polícia o abordou em sete minutos.

As câmeras chinesas têm inteligência artificial para detectar idade ou gênero, bem como ler placas de carros. E, como o sistema consegue identificar cada cidadão, é possível saber onde você esteve, por onde andou e com quem conversou durante toda a semana.

Medo.

Mais sobre:

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Jayson Silva
É sim. O diretor só escolheu um nome do país por conta de uma Bossa Nova que ele gosta e que é referenciada no filme. Mas ele queria mesmo era que fosse um "país qualquer" que não fosse EUA ou Inglaterra
Jayson Silva
HAHAHAHA:https://tecnoblog.net/27515...
Tiago Celestino
Ia falar isso.
Marcogro®
A glande e o olhão... Vira título de filme recreativo isso.
Marcogro®
Aí não é reconhecer um rosto numa multidão.. Fica mais para: Localizar a pessoa diferente"
Laerte Victor
mas o teste foi feito com um ocidental!
André Martani
Um boiola que tem feito "sucesso" na mídia.
André Pira
Um boiola que tem feito "sucesso" na mídia.
Vitor Gyn
Quem?
Lucas Dal Prá
Quero ver identificar o gênero quando o cara é um chinês trans homem gay com tendência não-binária.
André Martani
The dark side...😎
André Pira
The dark side...?
André Martani
...tipo Pablo Vittar???🤢
André Pira
...tipo Pablo Vitar????
Meninão Bobo
Caramba para detectar rosto de chines deve ser foda mesmo em... tudo igual
shinodaluk
eu disse privacidade, e disse na rua, não sei da onde tirou essa interpretação rs
D' Carvalho
sua casa não tem muros?
você sai tranquilamente de madrugada pelas ruas?
Lucas Santos
É meio cômico, uma comédia estranha, mas não dá muita vontade de assistir nematé a metade.
ToxicBR
Se funciona com os China, funciona com qualquer etnia do mundo. rsrs
Vitor Gyn
Sim, mas são os generos comprovados na biologia; e não essas cambiarras que estão inventando kkkkkkkk
Vitor Gyn
Racista, Facista, Maquinista...
Felipe Costa Gualberto
Quem abdica de liberdade para ter segurança, não merece liberdade nem segurança.
Gaba
Eu ia perguntar, onde estaria Jose X. com seus comentarios defendendo comunista... nao preciso mais...
Marcos Almeida
Idenrificar genero ou o sexo da pessoa?
Zanac_Compile
Não brinque com as forças do outro mundo...
Jailson
É bom o filme?
Jailson Effting
É bom o filme?
Jailson
Quero ver diferenciar se é flango ou pombo.
Jailson Effting
Quero ver diferenciar se é flango ou pombo.
3-6-9
Porque isso é tirania, querido.
868686
Porque isso é tirania, querido.
3-6-9
Não viaja...
868686
Não viaja...
3-6-9
Mude pra China e "seje" feliz.
868686
Mude pra China e "seje" feliz.
shinodaluk
Por segurança eu abdicaria minha privacidade na rua (se é que isso é algo).
Dayman Novaes
Sei não, mas parece fake, obviamente eles têm um sistema de reconhecimento facial sim, mas duvido que seja tão poderoso. E como alguém denotou aí em baixo, se o Governo Chinês permitiu esse teste, é porque provavelmente foi manipulado, talvez justamente para criar esse medo de que o sistema é tão eficiente.
Corvo
Isso é fácil, quero ver reconhecer se o pastel é de flango ou flango com catupily.
Investidor de Medo
Um profissional nao revela seus segredos
Investidor de Medo
"O que é glande?", a Monica perguntou ao cebolinha...
João
E pq isso não devia chegar no brasil, hein? Hein??? Suspeito.
Joaomanoel
E pq isso não devia chegar no brasil, hein? Hein??? Suspeito.
Marsupial radical
A AI é Ching Chong 100 heheh
Marcogro®
Se colocar a foto de um ocidental para o sistema reconhecer, deve dar bug...
Marcogro®
IA ducaraio... Diferenciar um chinês do outro ?
Marcelo Pietro
Se o governo chinês permitiu esse teste é porque foi manipulado.
Funnie
os robôs ué
Lucky Dog
os robôs ué
Leandro
é so pôr uma berrugona no meio da testa e pronto!
Leandro
ta loko? ja chegou em são paulo, doação dos próprios chineses. Thanks Joao dória
Ricardo - Vaz Lobo
Do fundo do baú esse filme.
Ricardo - Vaz Lobo
O reporter-cobaia é ocidental.
Veritas
MINDIRA!

Quero ver me encontrar agora... nem eu sei onde estou. :(
Jayme Prado
Se reconhece um chinês em 7 minutos, um ocidental deve reconhecer em poucos segundos.
Marcelo Pietro
Será que identifica mesmo após uma plástica,corte de cabelo ou uso de chapéu?
Lucas Carvalho
glande?
Lucas Santos
Tipo o filme "Brazil", onde o Brasil é único refúgio de uma tecnologia controladora.
Lucas Santos
O glande pastel de flango zela por ti.
Ricardo - Vaz Lobo
Pra saber se o Li é o Li mesmo e não o outro Li.
Ricardo - Vaz Lobo
O grande Irmão...
3-6-9
Ainda bem que o mundo acaba antes disso chegar no Brasil. 😂
Marcelo Pietro
Minority Report - A Nova Lei
868686
Ainda bem que o mundo acaba antes disso chegar no Brasil. ?
Leandro Alves
Eu ainda to impressionado com o fato que ela reconhece os chineses. hehehehe
ʞǝʌǝɥs
amadores perto da NSA
Jose X.
amadores perto da NSA
Felipe Xavier
A série "Person of Interest" da vida real.
???????Feripe Hatsune?
Com tudo isso, quem precisa de Skynet.