Início » Mobile » WhatsApp prepara avisos para combater spam e correntes

WhatsApp prepara avisos para combater spam e correntes

Por
31 semanas atrás
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

“Olá, sou o Jélysson, diretor do WhatsApp Messenger. Esta mensagem é para informar a todos os nossos usuários que temos apenas 530 contas disponíveis para novos celulares, e que recentemente nossos servidores ficaram congestionados. Então, nós estamos pedindo a sua ajuda para resolver este problema.”

Você provavelmente já ouviu falar dessa corrente — ou pior, recebeu de algum contato — pedindo para “transmitir essa mensagem para cada uma das pessoas da sua lista de contatos, a fim de confirmar os nossos usuários ativos”. Obviamente, trata-se de algo falso.

WhatsApp

Esse tipo de spam era um problema no e-mail, migrou para o Facebook, e encontrou espaço também no WhatsApp. Felizmente, a empresa está fazendo algo a respeito.

O WhatsApp está preparando um aviso “encaminhada muitas vezes” em mensagens que são repassadas com uma frequência maior que o normal — mais de 25 vezes, segundo o WABetaInfo.

O aviso vai aparecer em mensagens recebidas, logo abaixo do nome do contato. Esse recurso ainda não está ativo, mas já aparece no código do WhatsApp para iOS.

Além disso, se o usuário tenta repassar esse tipo de conteúdo, verá o aviso: “uma mensagem que você está encaminhando foi encaminhada muitas vezes”. A ideia é impedir a disseminação de correntes; no entanto, o WhatsApp não bloqueia o envio.

Um spammer pode obter listas com números de telefone e enviar mensagens para todos eles, em geral propagandas indesejadas ou notícias falsas. O texto costuma pedir ao usuário que compartilhe a mensagem, fazendo-a se espalhar ainda mais. Pouco a pouco, o WhatsApp deve combater esse problema.

Com informações: WABetaInfo, TechCrunch.