“Olá, sou o Jélysson, diretor do WhatsApp Messenger. Esta mensagem é para informar a todos os nossos usuários que temos apenas 530 contas disponíveis para novos celulares, e que recentemente nossos servidores ficaram congestionados. Então, nós estamos pedindo a sua ajuda para resolver este problema.”

Você provavelmente já ouviu falar dessa corrente — ou pior, recebeu de algum contato — pedindo para “transmitir essa mensagem para cada uma das pessoas da sua lista de contatos, a fim de confirmar os nossos usuários ativos”. Obviamente, trata-se de algo falso.

WhatsApp

Esse tipo de spam era um problema no e-mail, migrou para o Facebook, e encontrou espaço também no WhatsApp. Felizmente, a empresa está fazendo algo a respeito.

O WhatsApp está preparando um aviso “encaminhada muitas vezes” em mensagens que são repassadas com uma frequência maior que o normal — mais de 25 vezes, segundo o WABetaInfo.

O aviso vai aparecer em mensagens recebidas, logo abaixo do nome do contato. Esse recurso ainda não está ativo, mas já aparece no código do WhatsApp para iOS.

Além disso, se o usuário tenta repassar esse tipo de conteúdo, verá o aviso: “uma mensagem que você está encaminhando foi encaminhada muitas vezes”. A ideia é impedir a disseminação de correntes; no entanto, o WhatsApp não bloqueia o envio.

Um spammer pode obter listas com números de telefone e enviar mensagens para todos eles, em geral propagandas indesejadas ou notícias falsas. O texto costuma pedir ao usuário que compartilhe a mensagem, fazendo-a se espalhar ainda mais. Pouco a pouco, o WhatsApp deve combater esse problema.

Com informações: WABetaInfo, TechCrunch.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Programador Front-End
a regra é = não há regras (hello darkness my old friend)
Daniel

Eu pensei o mesmo. Acho que quando seu aplicativo enviar uma mensagem para algum destinatário enviará junto com os metadados um hash do conteúdo da mensagem. Assim, é possível descobrir quando uma mensagem está sendo muito retransmitida mesmo sem saber o conteúdo dela.

Daniel Silva
Eu pensei o mesmo. Acho que quando seu aplicativo enviar uma mensagem para algum destinatário enviará junto com os metadados um hash do conteúdo da mensagem. Assim, é possível descobrir quando uma mensagem está sendo muito retransmitida mesmo sem saber o conteúdo dela.
555

Metadados.
Eles não sabem o conteúdo da mensagem, mas sabem quem enviou, pra quem, se encaminhou, que dia, que horas, quantas mensagens, se enviou fotos, áudio, vídeo, a duração etc
Os metadados são coletados, armazenados e podem ser compartilhados ou monetizados como eles quiserem.

Daniel
Metadados. Eles não sabem o conteúdo da mensagem, mas sabem quem enviou, pra quem, se encaminhou, que dia, que horas, quantas mensagens, se enviou fotos, áudio, vídeo, a duração etc Os metadados são coletados, armazenados e podem ser compartilhados ou monetizados como eles quiserem.
Fagner Ribeiro
Se as mensagens são criptografadas, como é que o WhatsApp sabe que o conteúdo desta mensagem foi encaminhada várias vezes? ?
Fagner Ribeiro
Já que o WhatsApp sabe disso,por quê ele não monitora quais usuários fazem isso com mais frequência e cancela a conta. Ser melhor assim
Renan
Com o tempo o WhatsApp terá uma lista de mensagens repetidas que ele poderá identificar como falsas e bloquear futuros envios.
Cesar Osvaldo Müller
Na verdade existem analfabetos digitais, como meus pais, que simplesmente repassam sem notar, achando por exemplo que é uma noticia real ou algo assim... É assustador o tipo de conteúdo "fidedigno" que eles recebem por dia....
emy hobbies
A maioria que vejo (pelo menos nas minhas redes) é que a corrente é passada por pessoas acima de 40 anos, tendo graduação/pós ou não. Alguns ainda não sabem lidar com muita informação e pesquisar alguns minutos pra confirmar se é verdade. Na minha opinião não tem a ver com a escolaridade mas quem tem menos é mais propenso.
Jefferson Rodrigues
Excessão.
Elton Alves Do Nascimento
Criptografia de taubaté.
Murilo
Já dá pra ver que é fake pelo nome: Jélyson!
Lucas Santos
Kkkkkkkkkkkkk quando o desenvolvedor quer sacanear faz essa pergunta em situações como: Título: Deseja cancelar a operação? Corpo: Isso irá inutilizar seu dispositivo permanentemente. Deseja continuar? SIM/CONTINUAR
Programador Front-End
Voce está enviado um spam. Deseja cancelar? - opções: SIM / CANCELAR. (E as duas opções cancelam o envio)
Exibir mais comentários