A Hasselblad é uma empresa sueca bastante conhecida pelas suas câmeras, que foram usadas até nas missões Apollo à Lua. Desta vez, ela criou um modelo capaz de tirar fotos de 400 megapixels, para capturar o máximo de detalhes possível.

A câmera H6D-400c MS tem um sensor CMOS de 100 megapixels com 53,4 x 40 mm, que consegue capturar imagens com o quádruplo dessa resolução. O truque é mover o sensor em certas direções num processo de seis etapas.

Essa tecnologia se chama Multi-shot. A câmera faz seis capturas: as primeiras quatro envolvem mover o sensor um pixel por vez, para obter os dados de cor; e as outras duas são feitas movendo o sensor meio pixel horizontalmente e, em seguida, meio pixel verticalmente.

Essas seis capturas são combinadas em uma única imagem de 400 megaixels (23.200 x 17.400 pixels), num arquivo TIFF de 16 bits com 2,4 GB.

Foto de teste capturada em 400 megapixels por Göran Liljeberg
Zoom de 200% na imagem de 400 MP

A H6D-400c MS também tem um modo de 100 megaixels que usa o Multi-shot: são quatro capturas movendo o sensor 1 pixel horizontalmente, depois 1 pixel verticalmente, depois 1 pixel horizontalmente e, finalmente, 1 pixel verticalmente, retornando-o à sua posição original. Neste caso, cada imagem tem 579 MB.

A Hasselblad avisa que, para tirar fotos com Multi-shot, é preciso conectar a câmera a um computador com Windows ou macOS. Além disso, é preciso ter “um objeto estático e um ambiente controlado de estúdio”.

Essa câmera grava vídeos em 4K, e tem diversos recursos que você esperaria de um modelo high-end. Ela possui uma touchscreen de 3 polegadas com resolução de 920 mil pontos; entrada para cartão CFast 2.0 e SD padrão; porta USB 3.0 Type-C para transferências rápidas de arquivo; e Wi-Fi embutido.

A Hasselblad H6D-400c MS custa US$ 47.995 na pré-venda, com entrega prevista para março; e poderá ser alugada por cerca de US$ 500 ao dia.

Com informações: Hasselblad, SlashGear.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados