A Hasselblad é uma empresa sueca bastante conhecida pelas suas câmeras, que foram usadas até nas missões Apollo à Lua. Desta vez, ela criou um modelo capaz de tirar fotos de 400 megapixels, para capturar o máximo de detalhes possível.

A câmera H6D-400c MS tem um sensor CMOS de 100 megapixels com 53,4 x 40 mm, que consegue capturar imagens com o quádruplo dessa resolução. O truque é mover o sensor em certas direções num processo de seis etapas.

Essa tecnologia se chama Multi-shot. A câmera faz seis capturas: as primeiras quatro envolvem mover o sensor um pixel por vez, para obter os dados de cor; e as outras duas são feitas movendo o sensor meio pixel horizontalmente e, em seguida, meio pixel verticalmente.

Essas seis capturas são combinadas em uma única imagem de 400 megaixels (23.200 x 17.400 pixels), num arquivo TIFF de 16 bits com 2,4 GB.

Foto de teste capturada em 400 megapixels por Göran Liljeberg

Zoom de 200% na imagem de 400 MP

A H6D-400c MS também tem um modo de 100 megaixels que usa o Multi-shot: são quatro capturas movendo o sensor 1 pixel horizontalmente, depois 1 pixel verticalmente, depois 1 pixel horizontalmente e, finalmente, 1 pixel verticalmente, retornando-o à sua posição original. Neste caso, cada imagem tem 579 MB.

A Hasselblad avisa que, para tirar fotos com Multi-shot, é preciso conectar a câmera a um computador com Windows ou macOS. Além disso, é preciso ter “um objeto estático e um ambiente controlado de estúdio”.

Essa câmera grava vídeos em 4K, e tem diversos recursos que você esperaria de um modelo high-end. Ela possui uma touchscreen de 3 polegadas com resolução de 920 mil pontos; entrada para cartão CFast 2.0 e SD padrão; porta USB 3.0 Type-C para transferências rápidas de arquivo; e Wi-Fi embutido.

A Hasselblad H6D-400c MS custa US$ 47.995 na pré-venda, com entrega prevista para março; e poderá ser alugada por cerca de US$ 500 ao dia.

Com informações: Hasselblad, SlashGear.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

O Corno Profeta
Tem gente que acredita em bitcoin, mas não acredita no homem na lua. Essa é nova.
Don Ramón
Larga essa internet e vai fazer uma fogueira (sem fósforos!)...
Nyrium Elenilson Farias
Inacessível ... Só queria dizer isso.
Lairton Gomes
kkj as fotos da lua foram feitas com cameras adaptadas
Corvo
financia em 360 prestações?
Wellington Gabriel de Borba
Ou seja, só para profissionais.
Peter Bishop
como toda Hasselblad de ponta só presta em estúdio... por isso que não tirou foto de homem na lua coisa alguma
Trovalds
Pra estúdio é uma lindeza mesmo.
André Rocha
E eu sem grana até para uma Tekpix...
X-Tudãoᴳᴼᵀ

Uma senhora máquina.

Tom
Uma senhora máquina.