A Microsoft vem se esforçando para esclarecer quais dados de telemetria são enviados pelo Windows 10 em segundo plano. Ela melhorou as opções de privacidade desde o Creators Update, e está indo um passo além.

Usuários no programa Insider podem instalar um programa que dá acesso total aos dados de diagnóstico do Windows 10. Ele se chama “Diagnostic Data Viewer”, e está disponível na Microsoft Store. (Você não precisa de uma conta Microsoft para baixá-lo, no entanto.)

Para acessá-lo, é preciso instalar a build 17083 ou superior, seguir o caminho Configurações > Privacidade > Diagnóstico e comentários e ativar a opção “Visualizador de dados de diagnóstico”.

Estes são os tipos de dados que a Microsoft coleta:

  • dados básicos, como ID e classe do dispositivo;
  • lista de aplicativos instalados, histórico de instalação, e informações sobre atualização de software;
  • dados sobre uso do dispositivo, sistema operacional, aplicativos e serviços;
  • propriedades do dispositivo, preferências e configurações, periféricos conectados, e informações de rede;
  • dados sobre desempenho e confiabilidade do dispositivo.

A Microsoft e empresas parceiras usam esses dados para diagnosticar falhas, analisar o hardware dos usuários, entre outros. Inclusive, elas têm uma ferramenta semelhante ao Diagnostic Data Viewer.

A telemetria está ativada por padrão no Windows 10; você só pode alterar entre os níveis “básico” e “completo” de informações que o sistema pode enviar, indo em Configurações > Privacidade > Diagnóstico e comentários.

Além disso, a Microsoft atualizou seu Painel de Privacidade, que reúne quais dados a empresa coleta no Windows, Bing, Cortana e outros serviços. Você pode acessá-lo em account.microsoft.com/privacy.

Ele ganhou uma seção “Histórico de atividade” para um feed completo de quais dados foram coletados, e quando isso ocorreu:

Com informações: Microsoft, TechCrunch.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Russo
Meio Bit, Adrenaline, Tecnoblog, qualquer um desses que solte uma matéria sobre a Microsoft você vai ver sempre os mesmos defendendo a empresa mais do que defendem a mãe. Culpa de um site chamado Windows Team que concentra a maioria desses doentes.
Marcos Guilherme
Olho os comentários e vejo os mesmos fanboys discuntindo em mais um post aqui no Tecnoblog, parece que estão perseguindo um ao outro kkkkkkkkkk, não liga não Guilherme. Achei engraçado depois que percebia os mesmos carinhas de um post anterior kkkkkk.
Tori
Ambas. Microsoft Adv. e Bing Ads.
Luís Felipe
Quem lucra com ads Google ou Microsoft? pesquisa antes de falar qualquer merda...
Tori
"M-MUH WINDOWS TA OLHANDO MEUS VIDEOS DE TRAP" install gentoo, privacyfag. https://uploads.disquscdn.com/images/1f68b88db538c934f919ce4d04d1967b4cc5f389195f1ef26811651fc7ade687.jpg
Tori
Outlook também, mongolão.
Dedpul™
Um pouco mais de transparência não faz mal a ninguém, né.
Guilherme
Fonte: Datacu.
Guilherme
A galerinha desse blog gosta de assumir muita coisa. O que a porra do Gmail tem a ver com AOSP?
Molinex
Mano ce falou em atualização, um dia desses foi implementar um treco no windão, aí cai na besteira de atualizar a maquina... Foi a manhã toda atualizando, com gente me ligando perguntando onde eu tava, o que tinha acontecido. Aí falei, to atualizando a maquina aqui, o patrão queria me matar por telefone kkkk Depois de metade do dia, algumas reiniciadas, e muitos esporros tomados, o atualizador ainda retornou um erro em um numero em hexa (é isso aí, tem que fazer engenharia reversa pra descobrir o que é o erro kkk). E pediu pra eu usar esse numero, e procurar na internet a solução... Na hora fiquei me sentindo um idiota, e pensando, como alguem paga pra usar um negocio desses... Mas agora to mais tranquilo, eles tão coletando dados pra resolver esses problemas...
CtbaBr©
A "privacidade prometida" nunca passou de uma grande hipocrisia. Todas coletam dados, bem mais do que deveriam e precisariam!
Pinho
Desde 1995, a Microsoft coleta dados dos usuários de Windows. A Apple é outra. Então, não há sentido em reclamar. Quem quiser ficar na moita é fácil, não se conecte na Internet. Viver no meio do mato, ouvindo música sertaneja no radinho de pilha em ondas curtas e cozinhando o feijão no fogão de lenha.
CtbaBr©
Também não vejo problema... Alias como ver? Se eu quase nem consigo mais usar um Laptop que tenho com o 10, ele esta sempre atualizando alguma coisa...
Luís Felipe
diria que a Telemetria é um versão melhorada daqueles relatórios de problemas enviados pelo Windows (versões anteriores).
Luís Felipe
Gmail tá lá gerando ADS encima dos teus e-mails
Exibir mais comentários