Você pode postar imagens de qualquer formato no Twitter, mas a rede social só vai exibir parte dela na timeline. Como eles sabem qual parte mostrar? Com a ajuda de inteligência artificial.

O Twitter tem uma ferramenta de reconhecimento facial para centralizar as prévias de imagem no rosto das pessoas. No entanto, isso não funciona muito bem com objetos, paisagens ou animais. Pior: “nosso detector muitas vezes não encontra os rostos, e às vezes detecta rostos erroneamente quando não há nenhum”, diz a empresa.

Twitter

Por isso, os engenheiros do Twitter começaram a explorar pesquisas sobre rastreamento ocular, isto é, sobre o movimento dos olhos ao se concentrar em partes da imagem. Isso pode ser usado para treinar redes neurais, ensinando-as a focar no que as pessoas querem ver.

O processo se chama “recorte de imagem através de saliência”, isto é, através de características que se sobressaem. Isso inclui rostos, textos, animais e regiões de alto contraste.

Rede neural detecta partes da imagem em que humanos focarão o olhar

No entanto, esse processo geralmente consome muito tempo, e o Twitter precisa de algo que funcione em tempo real. Por isso, os engenheiros aplicaram uma técnica chamada “destilação de conhecimento” para treinar uma rede neural menor a imitar uma rede mais poderosa (e mais lenta).

E pelo visto, deu certo:

Antes e depois: Twitter implementa rede neural para escolher prévia de imagens

Este novo método de selecionar prévias de imagem está sendo distribuído para o twitter.com, iOS e Android.

Com informações: Twitter, Engadget.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Anderson
Tio @jack fica feliz
Daniel Silva
Achei que uma rede neural depois de treinada fosse de rápido processamento.
Doug
Muito bom. Sem sombra de dúvidas é a melhor rede para mim. Cancelei todas as outras.
Henrique Dias
Seja o primeiro a comentar