Início » Gadgets » Câmera do Google que faz fotos sozinha usando IA começa a ser vendida

Câmera do Google que faz fotos sozinha usando IA começa a ser vendida

Por
1 ano atrás

Uma câmera compacta e discreta que, por meio de inteligência artificial, fica silenciosamente registrando fotos e vídeos dos melhores momentos do seu dia. Polêmica para uns, curiosa para outros, essa é a proposta da diminuta Google Clips, câmera que começou a ser vendida recentemente nos Estados Unidos.

Google Clips

A novidade não tem visor, tela ou botões de regulagem. Para usar a Google Clips, você só precisa achar um local que favoreça bons ângulos de captura e colocá-la lá. Você pode até deixá-la pendurada em uma cadeira ou na borda de uma janela, por exemplo, pois ela tem uma espécie de clipe de fixação, como o nome sugere.

Deixe a câmera ali, ligue-a e pronto, o resto é com ela. Graças a um algoritmo de inteligência artificial treinado com auxílio de fotógrafos profissionais, a câmera “fica de olho” em toda movimentação para identificar momentos potencialmente memoráveis e, então, registrá-los, tudo com o máximo de discrição. O treinamento teve como base aspectos como composição, edição e reconhecimento de normais sociais.

Nas especificações técnicas, a câmera não é espantosa, mas consegue gerar fotos interessantes, garante o Google: o dispositivo tem 5 x 5 cm de tamanho, sensor de 12 megapixels, lente com ângulo de visão de 130 graus e abertura f/2,4, 16 GB de espaço interno, bateria com autonomia de 3 horas, porta USB-C, Wi-Fi Direct e Bluetooth LE. O conteúdo pode ser transferido para um smartphone com Android 7.0 ou superior, assim como para o iPhone 6 ou sucessores.

Apesar de ter sido lançada agora, a Google Clips foi revelada em outubro de 2017. Questionamentos sobre privacidade surgiram logo após o anúncio. Mas o Google afirma que não há problemas para a privacidade do usuário porque a câmera não se conecta a servidores externos.

Google Clips

O dispositivo deve atrair, por exemplo, usuários do Instagram que tentam se mostrar espontâneos nas fotos. Mas os interessados precisam saber que o preço não condiz com o tamanho da câmera: a Google Clips está à venda por US$ 249 mais despesas de envio (durante a publicação deste post, havia uma lista de espera, na verdade). Não há previsão de lançamento no Brasil.

Com informações: PetaPixel.

Mais sobre: , ,
Participe das conversas do Tecnoblog

Leia o post inteiro antes de comentar
e seja legal com seus amiguinhos.

Carregar Comentários Conheça nossa política de comentários aqui.