Início » Curiosidades » Relógios na Europa estão 6 minutos atrasados por causa de uma disputa internacional

Relógios na Europa estão 6 minutos atrasados por causa de uma disputa internacional

Paulo Higa Por

Os relógios de pulso comuns, baseados na tecnologia de quartzo, são extremamente precisos: mesmo os modelos baratinhos variam cerca de 10 segundos a cada mês. Só que, na Europa, os relógios que equipam eletrodomésticos, como micro-ondas, já acumularam 6 minutos de atraso (!) desde janeiro. Por quê? Por causa de uma disputa política.

Antes, vamos explicar como esses relógios funcionam. Diferente do quartzo (e dos mecânicos), os modelos ligados à energia elétrica costumam se basear na frequência da rede para atualizar a hora. No Brasil, essa frequência é de 60 Hz (ou seja, a corrente alterna 60 vezes por segundo); no continente europeu, o padrão é de 50 Hz. Como a frequência é constante, essa é uma forma relativamente confiável de medir o tempo.

O problema é que houve variação significativa na frequência da rede elétrica na Europa. Como informa a ENTSO-E, agência que regula a transmissão de energia na União Europeia, a média desde janeiro de 2018 tem sido de 49,996 Hz. Parece algo pequeno, mas foi suficiente para causar o atraso nos relógios — se a frequência estiver acima dos 50 Hz, os relógios ficam adiantados; se estiver abaixo, eles atrasam.

A variação ocorreu devido a uma disputa entre a Sérvia e o Kosovo. O Kosovo declarou independência em 2008, mas ainda não é reconhecido como país pela Sérvia. Isso gerou brigas sobre quem ficaria com a infraestrutura já existente de telecomunicações e eletricidade. Sem acordo, em dezembro de 2017, algumas regiões do Kosovo (habitadas em sua maioria por sérvios) deixaram de pagar pela energia elétrica que utilizavam.

Isso desbalanceou o sistema, já que o Kosovo passou a gastar mais eletricidade do que gerava. A Sérvia poderia balancear a rede naquela região, mas decidiu não fazer isso devido à disputa política. Como os sistemas da União Europeia são interligados e necessitam de comunicação constante para manter os números estáveis em 25 países, o que não aconteceu, os relógios foram atrasando gradualmente nas últimas semanas.

Felizmente, os relógios vão parar de atrasar: o Kosovo vai pagar pela eletricidade consumida, está produzindo energia suficiente para servir a população e o sistema será novamente balanceado. A expectativa é que tudo volte ao normal dentro de algumas semanas — mas os europeus terão que adiantar seus relógios manualmente.

Com informações: Boing Boing.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

André G

Eu tinha um relógio desses na minha época de escola e o sinal para irmos embora atrasava 3 segundos todos os dias e um amigo tinha um parecido que adiantava 7 segundos.
Mas o mais incrível é ver que esses relógios voltaram a moda.

https://uploads.disquscdn.c...

Mendonza

Até porque relógio atrasado não adianta nada.

Pedro do Caminhão

Kosovo td desbalanceado. Arremaria!

Francisco Antunes Neto

O Brasil entre eles.kkkkkkkkkk

Francisco Antunes Neto

Essa funcionalidade de correção do fator de erro de tempo no sistema elétrico, há muito no Brasil, desde que esse sistema foi privatizado, não exite mais.
Iniciei minha vida laborativa em uma usina hidroelétrica e com essa privatização e por razões "comerciais" os donos destas destas empresas desativaram essa funcionalidade.

Além e claro da própria qualidade do fornecimento elétrico no Brasil.

E ainda tem uma empresa que abre a boca e a plenos pulmões se gaba de ser a "melhor energia do Brasil"

Kkkkkkkkkkkkkk

Gertrudes, a Lhama Morta

Estou desapontado

Paulo Higa
Joseph Arimateias Diniz

"Vem cá cossaco, cossaco dança agora
Na dança do cossaco, não fica cossaco fora"

Nada com nada.
Eu sei.
Mas lembrei.

Sergio Augusto

Se eles utilizarem fontes eletrônicas ligadas na tomada sim! Basicamente relógios com circuitos mal projetados vão atrasar ou adiantar mais cedo ou mais tarde.

Rodrigo Rosa

Péééé. Tente novamente.

Valerio de Vito

finalmente eu descobri pq esses relogios de cabeceira q vc compra no camelo adiantam ou atrasam tanto, tem a ver com essa frequencia? hummm

Julian Leno

julian respondeno

Gertrudes, a Lhama Morta

HIGA, AGORA QUE NOTEI que se tu postasse uma hora antes a imagem e o horário do post iriam bater! SERIA GENIAL HAHAHAH

O relógio mostra 1:05 (p.m.), que sem o atraso seriam 1:11, ou no nosso fuso horário(-3) 10:11. O horário do post é 11:11

Eu excluiria o post e postaria amanhã no horário correto

Matilde Ribeiro Cunha

big jato ffilm, se você quiser vê-lo aqui: MINISERIESY.BLOGSPOT.COM

Diego Nascimento

kkkkkkkkk

Exibir mais comentários