Enquanto o Facebook se esforça para priorizar publicações de usuários em detrimento do conteúdo das páginas, o Twitter tenta abrir mais espaço para as notícias. Pelo menos é o que um dos experimentos atuais do serviço sugere: alguns usuários estão encontrando notícias destacadas no topo da timeline.

Nesta quarta-feira (14), por exemplo, o Twitter destacou para esse grupo o falecimento de Stephen Hawking. Esse detalhe já deixa claro que o objetivo aqui é dar espaço para os acontecimentos mais relevantes do momento, ou seja, para breaking news.

Twitter - teste com breaking news

Keith Coleman, vice-presidente de produtos do Twitter, confirmou o teste ao BuzzFeed e explicou que as pessoas frequentemente usam a rede social para falar de coisas que acontecem agora, por isso, o destaque, se lançado, tornará mais fácil a descoberta de assuntos atuais e relevantes.

Esse é um recurso que chama atenção porque, além de destacar uma notícia de um modo mais chamativo, tweets relacionados ao assunto podem ser exibidos na sequência, permitindo que o usuário consulte facilmente outras fontes ou visualize discussões a respeito. Em tempos de notícias falsas se proliferando como praga, esse detalhe pode ajudar o usuário a escapar de ciladas.

É claro que, para isso, o Twitter não pode descuidar da curadoria. Esse trabalho é feito via algoritmo e funciona como uma espécie de extensão da função Happening Now que, atualmente, vem destacando conteúdo sobre grandes eventos esportivos nos Estados Unidos.

Por enquanto, o teste está restrito a um grupo de usuários norte-americanos que usa o Twitter para iOS ou Android. Keith Coleman não informou se ou quando o serviço pretende disponibilizar o recurso globalmente.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Rodolfo Q.

Só queria sinc de timeline!! :(

Cesar Augusto

Acho uma boa idéia. Assim como esse pessoal, eu uso o Twitter procurando notícias. Espero que chegue por aqui. :)

Keysha

Exibe "Better Watch Out" apenas neste site com a melhor qualidade de todo o idioma completo >>> STREAMHBOHD.BLOGSPOT.COM

pedrowillyam

não entendi, como assim usar a barra de navegação na parte inferior da tela no Android?

𝕵𝖆𝖈𝕶 ⚡𝖎𝖑𝖘𝖆𝖓

Pois é, os filtros não atingem o Moments, infelizmente.

𝕵𝖆𝖈𝕶 ⚡𝖎𝖑𝖘𝖆𝖓

Pode crer 😕 Isso não deve mudar tão cedo, pra quase todos os outros apps inclusive, enquanto as guidelines do Material Design não se adequarem a essa óbvia necessidade.

Carlin

Ainda bem, o carácter principal do twitter é tratar de assuntos imediatos, particularmente uso com um agregador de noticias é mais interessantes que alguns apps que se propõem a fazer o mesmo!

Eliézer José Lonczynski

Só acho legal se for em caso de ser uma p* de uma headline e se for bem customizável.

Fábio

Twitter indo na contramão do Facebook, que está ficando às moscas.

Ed. Blake

Usar a barra de navegação na parte inferior da tela no Android nada....

pedrowillyam

Mas isso já existia antes, era a função Descobrir, que foi retirada no último redesign e em seu lugar veio a função Momentos que não chegam nem perto do quão bom era o Descobrir.

Doug

A curadoria do Twitter deixa a desejar. Só aparece BBB. Não assisto, não leio notícias a respeito, já adicionei no filtro de palavras bloqueadas e, ainda assim, não me livro desse tal de BBB 🤷‍♂️