Quem usa sistemas de compartilhamento de bicicletas em São Paulo precisa retirar e devolver as bikes em estações distribuídas pela cidade. O modelo é ruim para usuários que se deslocam para regiões em que não existem muitos pontos de parada. Esse problema deverá ser solucionado com um serviço que deverá ser liberado até julho, segundo a Folha de S.Paulo.
Oferecido pela Yellow, o novo sistema utiliza o modelo “dockless”, que não conta com essas estações. Com isso, qualquer pessoa pode pegar uma bicicleta da empresa na rua e depois devolvê-la em outro ponto da cidade. Nesse formato, as bikes ficam bloqueadas no intervalo das viagens e podem ser liberadas por meio de um aplicativo.
Para não sofrer com furtos, a Yellow aposta em três fatores. O primeiro é o baixo valor agregado das bicicletas, que contam com pouquíssimos componentes. Elas não terão marchas e os pneus não podem ser usados em outros veículos. Além disso, cada bike será monitorada por GPS. Por fim, a empresa também acredita que o alto número de bicicletas circulando nas ruas diminuirá o interesse pelos crimes.
O serviço deverá ser liberado em São Paulo com 20 mil bicicletas. A Yellow acredita que esse número poderá chegar a 100 mil. O objetivo é que as bicicletas ajudem a complementar o transporte público com viagens curtas, como o caminho de casa até o ponto de ônibus ou a estação de metrô. As bikes terão características para resistir ao uso constante, como quadros de aço, que são mais resistentes, e pneus maciços, que não furam.
A Yellow foi criada por Ariel Lambrecht, fundador da 99, e Eduardo Musa, ex-CEO da Caloi. À Folha, Musa disse que a distribuição inicial das bicicletas será feita com carros. A ideia é que o sistema seja balanceado automaticamente conforme usuários se deslocarem pela cidade.
O preço do serviço ainda não foi definido, mas, de acordo com Musa, deverá ser mais vantajoso que os R$ 4 da tarifa do transporte público em São Paulo. Assim como o Uber, o sistema terá um preço dinâmico, que varia de acordo com a demanda. O pagamento poderá ser realizado com cartão bancário, Bilhete Único e até mesmo pela fatura do celular.
Comentários
Envie uma perguntaOs mais notáveis
"o alto número de bicicletas circulando nas ruas diminuirá o interesse pelos crimes". isso, igual os carros, nem são roubados.
Não sua besta, vc pode chegar no trabalho e tomar banho, como eu faço. Se for longe, se for perto como meus amigos no ensino médio faziam, nem disso precisava.
Rapaz, nego viaja q estamos em Oslo mesmo.
imagina eu então, gordo feito um porco diabético iria falecer em 30m
Em São Paulo, salvo engano, o número é próximo 1% da população. Mas isso pouco importa pois o foco desse sistema em específico é o de pequenas distancias. Então muito mais gente pode estar sucetível ao uso delas.
dá uma olhada nisso:
https://www.youtube.com/wat...
https://www.youtube.com/wat...
se a tua cidade for relativamente tranquila qto ao trânsito de bike, é possível levar sua filha em cadeiras especiais a depender da idade dela. mas, aqui em sp, sinceramente, não recomendo aos pais transitarem de bike com crianças. os motoristas (não todos, claro) são muito raivosos e se vc tá ou não com criança... tanto faz pra eles: tacam o carro em cima sem a menor cerimônia.
essa decida é muito boa! fazia todo dia até chegar no metrô são bento indo pelo centro.
subir sem marcha... eu acho q não conseguiria e olha q tenho preparo.
Bike definitivamente não é pra todo mundo. Especialmente nas cidades zoadas como as nossas, mas eu só parei de andar de bike (ia quase todo dia ao trabalho com a minha) por conta das novas políticas adotas em SP e q fizeram os motoristas se sentirem à vontade para, literalmente, oprimir ciclistas. O trânsito ficou mais violento e a descontinuidade da política de implantação de ciclovias por birra do prefeito bagunçou ainda e se eu poderia ter certeza q eu teria uma ciclovia no meu caminho, essa certeza escorreu pelo ralo.
Eu levava minha roupa na mochila e me trocava no banheiro. Banho era desnecessário, pq o truque era: tomar banho antes de pedalar. Mesmo que vc fique suado, depois de uma higiene simples e troca de roupa, ao entrar no ambiente com A/C da empresa, vc para de transpirar. Pode ser q pra algumas pessoas não funcione e só um banho dê jeito, mas é possível, sim.
O q pega nessa bike amarela é a falta de marcha. A minha, uma dobrável com sete marchas, me deixava na mão nas subidas, diferente de uma bike com mais marchas. Essa bike amarela não deve ser leve e provavelmente a pessoa q fizer uso dela, se parar em lugares q não sejam planos, vai ter q empurrar se não for montanhista.
Sinceramente, acho uma pena as cidades brasileiras, praticamente em uníssono, serem literalmente contra a preferência do ciclista e das políticas de incentivo ao uso das bikes. Nosso ar é uma merda de tão poluído e as pessoas fazendo atividade física ao pedalar tem altos ganhos com isso. Além, claro, da economia e da agilidade. Meu trajeto eu fazia em 25-30 minutos tranquilamente. De ônibus, se tudo desse certo, dava os mesmo 25, mas qdo tinha trânsito pesado, 50-60 minutos... por 8 mangos ida e volta.
Pedalar de paletó, no calor, eu não recomendo, mas pode ser q tenha roupas sociais adequadas pra pedalar e dependendo do emprego, talvez nem seja necessário trocar de roupa...
Não, mas creio que se lançassem um serviço nos mesmos moldes (em que você fica com a bike e é responsável por ela), seria um bom modelo.
Só pra deixar claros todos os valores:
Preço mensal: 15 euros
Valor a ser pago caso a bike seja roubada, mas esteja com as trancas: 40 euros
Valor a ser pago caso a bike seja roubada e você não tenha a chave da tranca: 350 euros
Só pra esclarecer: a chave da tranca só sai quando vc a tranca, em uso normal a chave fica presa nela.
É no Brasil?
CEC: Chief Executive Cement
ri demais do "pedreiro executivo" kkk
Desejo sucesso na empreitada! Contratei recentemente um serviço em que pago 15 pratas por mês para alugar uma bike (que fica sempre comigo). Caso tenha qualquer problema a empresa vem até onde estou, pega a bike e leva pro reparo (me devolvendo depois). Caso seja roubada e esteja trancada (ou seja, caso eu tenha as chaves da tranca), pago 40 pratas e me dão outra. Estou achando o serviço muito bom e creio que seria um modelo interessante de se trabalhar em São Paulo.
Pare de reproduzir, fera. Bjs maroto
Êta. 😱
Pronto, dúvida respondida e a conclusão final: mais um troll. Leva aquele block maroto.
Para quem tem filho e se diz entender do tema, tem bastante tempo para ficar comentando qualquer coisa.
Não preciso de uma. Basta ler seus comentários. Como eu disse: coisa que você só vai entender se vivenciar.
Fui ver se tinha câmera aqui em casa. É você, Zuckerberg ?
Vários conceitos que você só vai entender quando tiver sua própria família... ia perder meu tempo aqui escrevendo um "textão" mas não vale gastar o teclado com gente que sequer sabe o que é criar um filho.
Estou falando que tem seus reveses. Meu direito. Se você quer ir de bike, de helicóptero, de jet ski... bom.
Continua indo no seu carro com ar condicionado ou no busão lotado de gente fedorenta e para de criar obstáculos, se não serve pra você não quer dizer que não sirva pra todos.
Mas que diabo de trabalho é esse seu que, por um lado, o obriga a chegar vestindo roupa social impecável e sem uma gota de suor e, por outro, te exige tanto fisicamente que você não consegue pedalar no final do expediente? Pedreiro executivo?
Não sou hipster mas acho a ideia muito boa. E, na perifa tem muita gente que usa bike não só pra passear. Vamos torcer pra dar certo. Todo mundo ganharia com isso (menos gente usando carro, menos gente nos ônibus...). Obviamente não será em um mês ou em um ano. Mas não dá pra pensar em melhorar SP sem ser pensando um pouco lá na frente.
Não tenho ideia do universo de pessoas que se deslocam diariamente com bicicletas, mas não deve ser chegar nem perto do total da população. Pro início de negócio, 20 mil tá muito bom.
É um empreendimento privado, não? A Prefaketura deixando de eliminar as ciclovias que herdou já ajuda muito.
Comentário sensato e que vai na contramão do pensamento provinciano. Ainda bem que ainda tem gente que vai lá e tenta, enquanto outros ficam tentando atravancar o país.
Aproveite e a incentive ter uma mentalidade melhor
Caraca, tem gente detonando a coisa só pq não pode usar. Ah, trabalha de paletó e acha q vai passar calor? Continue indo no seu jeito. Ah, precisa buscar filhos na escola? Continue indo como sempre fez. Ah, vão roubar todas as bikes? Cara, é um risco dos empreendedores. Pra quem quer, quem pode usar, pode ser uma ótima. Quem não pode, aplauda tb. Quem sabe sua vida muda e vc passa a se utilizar do serviço. Mais bom-humor, por favor.
E a calça faz como? Suja ela de graxa da corrente da bicicleta? E se veste sem tomar um banho, todo suado mesmo? Como eu disse: pra país com temperatura amena a bike pode ser uma opção. Aqui nas nossas temperaturas amenas de 30ºC fica ótimo você chegar pingando de suor no trabalho. Realidades, realidades.
Peraí, vou na escola buscar minha filha de bike...
Certeza? Direto aparece uma dessas pra vender no OLX/Mercado Livre....kkkk
https://www.youtube.com/wat...
Amarra com trava de bicicleta que roubam mais rápido ainda.
quem dera
Dois gps,colocados por times diferentes, uma coloração chamativa, um cartãozinho (com seu cadastro) que vc coloca no leitor de cartao pra pegar a bike. A bike sumiu? vamos atrás de vc, se vc não tiver um BO vc paga, se tiver a gente liga os gps e vamos atrás.
minino como vc é antenado nas news do mundo afora. parabéns
Considerando que você possua um lugar no trabalho onde possa deixar seu terno, além de um lugar para tomar banho, dá. Fora isso, concordo também que fica muitíssimo inviável.
uai, bicicleta não é mais coisa de comunista ? :)
vc acha mesmo q da p levar um terno dobradinho numa bolsa?
trabalho de terno por necessidade....nao por gosto...em uma cidade que e mais quente q o rj....e ternos amassados nao sao la um bom cartao de visita
Ficar travado no trânsito, se estressando, gastando horrores com carros capados e caríssimos, estradas mal asfaltadas, gasolina “barata”, etc, etc.. também é uma opção.
Não acho que dê trabalho levar o palitó e o sapato numa bolsa de corda e só vestí-los quando chegar. Vestir palitó - 20s, trocar sapato - 1m...
Aqui em Sorocaba não some bike não... Mas também, se tu não devolver, paga 30 conto de multa ou, pior, 1400 do valor da bicicleta debitados diretamente no cartão kkk
Vai acontecer igual a todas as cidades que tentaram implementar isso, irão roubar, vandalizar e a prefeitura irá deixar de manter esse projeto depois de alguns meses.
o Itaú ja faz isso e as bikes deles não somem. basta um cadastro rigoroso..
Achei a ideia bem interessante, seria fácil um usuário desse sistema para ir e voltar da faculdade. Espero que dê certo e que, futuramente, haja expansão pra outras cidades.
sou totalmente a favor de bicicletas compartilhadas, mas ,assim como outros aqui presentes, eu tambem acho que as bicicletas podem ser furtadas. penso que esse modelo proposto não vai funcionar muito bem.
Coloque um terno, um sapato social e vá andar de bicicleta por 1km que seja. E ônibus lotado sem A/C conheço bem, moro numa cidade que tem temperatura média maior que o RJ.
Em breve no OLX.
E qual é o SEU argumento?
essa terra é uma beleza. o que estraga é essa gente.
nossa, belo argumento. pode cancelar totalmente o projeto.
Andar dentro de um ônibus lotado aqui no Rio de Janeiro vc fica suado e amarrotado do mesmo jeito.
Quando tem ar condicionado não funciona.
Se o deslocamento for perto, não vejo alternativa melhor que bicicletas.
Esses dois parágrafos me fizeram rir um pouco: 1º: "... a empresa também acredita que o alto número de bicicletas circulando nas ruas diminuirá o interesse pelos crimes"; 2º: "O serviço deverá ser liberado em São Paulo com 20 mil bicicletas". Gente, São Paulo tem 21 milhões de pessoas (contando a Grande SP). Como que 20 mil bicicletas é um número alto? Mesmo 100 mil ainda não é!
E nem por isso a idéia merece demérito.
Renovaram a frota. Tá tudo novinho.
vi isso lá na china. ta sobrando as bikes lá. em qualquer lugar.
https://www.youtube.com/wat...
E não importa o valor. Se deixar um pedaço de pau no chão é capaz de roubarem só por roubar.
Naquele lugarejo, à beira mar, cercado por SP, MG e ES (não vou falar o nome do local pra evitar mimimi), só tem os cacos de bicicleta laranja. Isso quando se encontra pedaço.
Rio de Janeiro, 30°C às 7,30 da manhã: não basta tomar só banho, tem que ficar de molho.
É tudo rotina. Você precisa se readaptar para utilizar a bike. Acredito que algo que pode impedir o uso é a questão dos vestiários nos locais de trabalho. Se não tem, fica complicado mesmo.
Outra coisa, se você mora numa cidade com muitas ladeiras (como Salvador, por exemplo), uma bike sem marchas dificulta mais.
Eu já tive uma curta experiência de utilizar bike no dia-a-dia aqui em Salvador, me limitando ao Centro (histórico e entorno), deu pra usar de boa. É só ter força vontade e andar esperto.
Eu podendo pegar a bike pra descer a rua consolação até o centro ta de boas, mas subir essa disgraça é complicado, ainda mais sem marcha
Se você trabalha em uma atividade que não exija de você demais pode até ser.
Mas pode ser muito interessante para voltar do trabalho, vai de ônibus, volta de bicicleta.
Uma iniciativa bacana e muito interessante. Mas no Brésil em que vivemos não sei não. Vai sumir todas as bicicletas que eles colocarem nas ruas. Esse país não tem jeito.
Pra hipster vai ser ótimo. Bicicleta pode ser bonito no hemisfério norte em que temperatura não passa dos 20ºC e você dificilmente transpira mesmo se exercitando. Aqui você já sua fazendo caminhada, imagina andando de bike. Fora a inconveniência de estar usando uma roupa que é obrigatória no trabalho mas inadequada pra usar uma magrela. E antes do "tomar banho, trocar de roupa", pouquíssimas empresas oferecem ducha no local de trabalho e muito menos vestiário ou local adequado pra trocar de roupa. E ainda inclui você ter que gastar pelo menos 30 minutos do seu dia com essas atividades (15 antes do expediente e 15 depois).