O Android conta com um recurso pouco conhecido, mas muito útil para quem é fã de podcasts. Por meio da busca do Google, o sistema ajuda a organizar os episódios dos programas em que você se inscreveu. O melhor de tudo é que você não precisa instalar nenhum aplicativo.

Para usar a ferramenta, basta pesquisar por um determinado programa como “this american life podcast”. A busca mostra mais informações sobre o podcast e uma lista com os episódios mais recentes, que podem ser reproduzidos a qualquer momento.

Foto por USA-Reiseblogger/Pixabay

Quando você começa a ouvir um podcast, a ferramenta do Google mostra um ícone no canto superior esquerdo da tela. Ao selecioná-lo, você pode ter acesso a uma área com todas as suas assinaturas. Lá, também é possível criar um atalho para ser exibido na tela inicial.

Assim como Stitcher e Pocket Casts, o player do Google também é bem simples. Ele conta somente com as funções mais importantes, como play e pause, e opções para avançar ou retroceder para um ponto exato do episódio.

O Tecnocast ainda não é exibido na busca do Google, mas já aparece na área interna da ferramenta:

A tela inicial do player mostra os episódios que você ainda não terminou, além de sugestões baseadas no gênero e na popularidade entre as pessoas que ouvem os mesmos podcasts que você.

Por estar dentro da plataforma de buscas, a ferramenta também pode ser usada em outros dispositivos do Google. Por exemplo, é possível começar um episódio do celular e terminá-lo no Google Home.

Não há confirmação sobre um possível lançamento de aplicativo separado para quem gosta de podcasts. Porém, é interessante saber que o Google está atento ao formato. Resta saber se a empresa tentará emplacar algo parecido no iOS, que já conta com um serviço nativo.

Atualizado às 13h26 de quarta-feira (25) para corrigir informações. O player não está disponível no Google Assistente. Além disso, ele não permite que os episódios sejam baixados.

Com informações: Pacific Content, The Next Web, Engadget.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

carolicarmike
Uriel Dos Santos Souza

um simples PWA

Emanuel

Aqui também não consegui no Android 7.1

paulo yan

O cozinheiro não vai ficar feliz

André G

A cada dia que passa o Google parece mais uma empresa que faz tudo nas coxas, com o Larry Page isso já era notável mas nem chegava próximo do que se tornou após o Sundar Pichai assumir o poder.
Eles fazem algo de qualquer jeito e lançam, pensando "Se colar, colou. Senão a gente cancela e faz outro"

Henrique Silveira Steinmetz

No moto G2 , com android 6, aparece diferente a tela, e não tem como navegar pra outros podscasts, alguem achou uma solução pra isso? https://uploads.disquscdn.c...

Eduardo Braga

:(
Você tem o mesmo problema com livros?

Alan Aquino

Click no episódio, depois escolhe a opção, "Fazer download do episódio"

https://uploads.disquscdn.c...

Kodos Otros

Mas aí é que está, quando estou fazendo outra coisa não consigo prestar atenção no que estou ouvindo. Eu consigo ver um vídeo na tv, mexer no computador, ler uma msg no cel, tudo ao mesmo tempo, mas só áudio não consigo.

Cleiton Dantas

Escuto enquanto lavo louça, vou no mercado, arrumo o quarto, viajo e vou pra faculdade. Podcats são incríveis, gostaria de que fossem mais populares.

Marcelo

Caraca...muito trampo pra algo muito simples...

Não gosto de ficar baixando vários apps pra coisas simples...mas honestamente, é mais facil baixar logo um pocketcast ou similar...

Gertrudes, a Lhama Morta

Cara, essa imagem do Nexus 5 com Lollipop na capa me fez perceber como o Android é elegante hoje.

Gertrudes, a Lhama Morta

Eu não consigo parar pra escutar, mas gosto de escutar o Tecnocast enquanto faço algo mais trivial no trabalho. Não presto 100% de atenção no Tecnocast, mas pego umas frases no geral que me fazem entender o que tá sendo falado.

Felipe Xavier

Dentro do "aplicativo", você pode adicionar o ícone para acesso direto.

Felipe Xavier

Aqui eu só consegui acessando pela barra de buscas. Pelo assistente não foi. E tive que pesquisar pelo podcast sugerido no post, senão não acha.

Exibir mais comentários