Modelo do RIC em estudo. (Quem aposta que a foto não terá fundo transparente?)

Já conhece o RIC? É o Registro de Identificação Civil, que deverá começar a ser implantado no país até o fim do ano. Ele vem com objetivo de unificar em um registro único toooodos aqueles documentos que a gente tem que ter (RG, CPF, Título de Eleitor, CNH, número do ICQ… Ah não, o último não :P). Como esse aqui é um blog de tecnologia, vamos procurar nos focar nas tecnologias utilizadas no RIC. Se tiver curiosidade de saber mais sobre a parte burocrática (projetos de lei, instituições envolvidas etc.) este artigo do Portal Exame pode ser um ótimo ponto de partida. Mas agora vamos às tecnologias.

O documento conterá um chip semelhante aos que atualmente encontramos nos cartões de crédito. Nele estarão armazenadas informações tais quais: nome completo, filiação, sexo, data de nascimento, local de nascimento e a imagem da impressão digital do portador. Todos esses dados seguirão um padrão internacional criado para cartões desse tipo, a norma ISO 7816, e serão criptografados, além de conter a assinatura de um certificado digital que garantirá sua autenticidade.

As impressões digitais serão coletadas por aparelhos similares a scanners, chamados AFISs (sigla para Sistema Automatizado de Identificação de Digitais em inglês). Você já deve te-los visto por aí, o Governo já o utiliza desde 2004. Eles lêem as digitais, e as armazenam em servidores em Brasília, com backups em todos os estados.

Quando um novo documento é criado, as digitais são comparadas com aquelas do banco de dados. Assim se garante que a mesma pessoa não criará mais de um documento. Como os dados são também armazenados no chip contido no RIC, eles podem ser verificados comparando-os com a leitura de um desses scanners de digitais, o que permite a verificação de que o portador é, de fato, o dono do documento, mesmo sem se conectar com o banco de dados central.

O RIC também contará com uma série de dispositivos que permitirão verificar a autenticidade do cartão sem qualquer equipamento inicial, pois há a consciência de que não se pode esperar que todo e qualquer órgão público ou privado adquira equipamentos necessários para fazer a leitura do cartão e das digitais do portador. Então poderemos esperar nele todo aquele conjunto de mecanismos de segurança que estamos acostumados: marcas d’água, fundos complexos, efeitos ópticos etc.

“Com a tecnologia que existe hoje, pode-se dizer que é impossível falsificar este tipo de documento. Com o passar do tempo, investiremos em novas ferramentas de segurança, para evitar fraudes mesmo que os elementos atuais se tornem vulneráveis”, afirma Renato Martini, presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI).

Com informações: Portal Exame.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

ISAIAS DE SOUZA
NÃO ACEITE IMPLANTAR O CHIP NA SUA MÃO OU NA TESTE E O SINAL DA BESTA COMO ESTA EM APOCALIPSES NOS DEVEMOS PEDIR URGENTE DESTA PRESIDENTA TIRAR ELA DO GOVERMO JÁ E TODA A CÚPULAS DO PT SÃO TODOS ANTICRISTOS VAMOS SAIR AS RUAS MANIFESTAR PEDIR A SAIDA DA DILMA INTERVENÇÃO MILITAR URGENTE
Lua
VOÇES NAO FAZEM IDEIA DO QUE ESTAO A FALAR, nao entendem sequer o perigo que isto é para toda a Humanidade, voçes estao a ser engandos com a ideia que é seguro e mais pratico, mas isso é a "cantiga do lobo, e estao a ser comidos"..voçes estao a se submeter a uma coisa super invasiva para o corpo e tambem algo que muito de voz nem sabe o que é que se chama nanotecnologia , o chip é uma implementaçao que vai ser feita a nivel mundial para que as grande elites possam controlar cada ser vivo neste planeta, um dos milhoes de problemas é que esses chips contem dentro deles certos quimicos que vao lentamente se espalhar no vosso corpo e atrofiar certas partes do cerebro de modo que por fim, todos voçes vao ser um bando de rebanhos comandados sem se perceberem, a geraçao zomby é isso mesmo..ha muita informaçao sobre isto, muita mesmo, se informenm, e saibam de onde vem a fonte desta historia, Dilma pertence a essa elite mundial de controlo mundial ela é uma vendida um fantoche, abram os vossos olhos investiguem, a rede Iluminati esta a controlar este pais, lutem pelo direito da liberdade, somos seres livres, somos seres com direitos a privacidade,somos seres com mais e mais informaçao e isso assusta essa gente e por isso eles tem que o mais rapido possivel controlar o maximo numero de pessoas para poderem estar em controlo,porque cade vez mais sabemos que governos nao funcionam, e so escravizam, nos manipulam, e nos estamos aqui para os servir???? se informem, a informaçao é poder voçes estao a cair na grande mentira, depois desse chip a vossa vida simplesmente acabou..
eurobô
Gostaria que implantasse este chip em mim! uii.
Felipe
Pra isso existe as taxas de emissão de documentos!!! No final quem sai pagando é o povo!
lory
Isso ae é o fim dos tempos,é as peofecias se cumprindo,e essa nova carteira de identidade é só o começo..ae depois vem o chip q emplanta no corpo e daq uns dias vc só vai poder comprar com esse chip.eele é implantado na mão e na testa e tem o sinal da besta.Eu que não qro nem vou tirar essa nova carteira de identidade..
alan
é eu acho que é uma boa ter chip na carteira de indentidades
@ricardowl
Daqui uns anos vão substituir esses aí por chips implantados na própria pessoa. :O hehehe
Gilcimar Helena
Sabem o que deveria ter também? Já que tem o nr. do título eleitoral, seria bom também poder votar em qualquer caixa eletrônico, sem precisar ir à sua zona votar. Assim, eu poderia até estar na Alemanha (rsrsrs) e votaria no meu candidato daqui do Brasil.
Luccas Florencio
Ele ta falando que quase impossivel falsificar... garanto que em São paulo ja tem baquinha que faz isso...kkk
Raph4
Espero que o chip seja mais útil que a tarja magnética do CPF - nunca utilizei aquilo, nem vi ninguém fazê-lo. Só espero que unifiquem de vez o cartão com um número só (mas duvido), porque é burro ter número de RG, CPF, Eleitor, CNH e etc.. poderia utilizar apenas um para tudo, caceta! O Estado auto-burocratiza-se mais e mais por escolha própria. Ô porcaria.
CS-TOA™
Aqui em Portugal já usamos esse sistema há cerca de 2 anos e meio. Sem duvidas que veio simplificar muita coisa e eliminar vários documentos. Em caso de perda ou furto, o mesmo pode ser anulado e criado outro muito mais facilmente, uma vez que é feito tudo junto. Já imaginaram perder o porta documentos e ter que fazer todos os documentos, cada um em seu serviço? Meu porta documentos agradeceu! he he he
Alcione Domingues
Apesar de relativo atraso no uso deste modelo de tecnologia, só em saber que todos aqueles documentos que carregamos diariamente se tornarão unicos, é uma noticia das melhores possíveis.
Tiago César Oliveira
Gostei da sugestão... Se implementarem uma central única pra controlar isso, ia ser muito legal.
Damn it!
Impossível de falsificar? Humm.. tenho minhas dúvidas ;x
Jaime
Legal (mas pensaram do começo?) Sim, là quando a criatura nasce? Por que ja não sair com esse TAL RIC DESDE a maternidade. Pensaram nisso? Então não fação pela metade.Comescem pelo começo e sigam a vida mas so um documento nada mais. legal o simples o melhor o novo R I C
Exibir mais comentários