Início » Carro » Uber desativou freio de emergência em carro autônomo que matou pedestre no Arizona

Uber desativou freio de emergência em carro autônomo que matou pedestre no Arizona

Victor Hugo Silva Por

Uma nova informação relacionada ao acidente fatal causado por um de seus carros autônomos pode piorar ainda mais a situação do Uber. Segundo investigações, a empresa desabilitou o sistema de freios de emergência do Volvo XC90 usado no teste.

A informação foi divulgada nesta quinta-feira (24) em relatório preliminar do Conselho Nacional de Segurança nos Transportes (NTSB, na sigla em inglês). De acordo com o documento, os sistemas de radar próprios do veículo identificaram uma pessoa seis segundos antes do acidente acontecer.

No entanto, o sistema do Uber "classificou a pedestre como um objeto desconhecido, como um veículo, e depois como uma bicicleta". A 1,3 segundo do acidente, o sistema da empresa determinou que o freio de emergência era necessário, mas ele estava desativado.

O Uber diz que o dispositivo original do Volvo XC90 foi desligado para reduzir as chances de ocorrerem comportamentos erráticos.

Procurada, a empresa não questionou o relatório, mas destacou a contratação de Christopher Hart, ex-diretor do NTSB, para ser seu conselheiro. "À medida que a investigação deles continua, iniciamos nossa própria análise de segurança de nosso programa de veículos autônomos", afirmou o Uber.

Com a repercussão negativa, a empresa decidiu encerrar os testes de carros autônomos no estado do Arizona. Eles já estavam suspensos desde o acidente por decisão própria e por determinação do governo local.

Os testes ficarão restritos a Pittsburgh e a duas cidades na Califórnia e deverão ser retomados até setembro, com menos carros e rotas menores.

Com informações: Reuters.

Mais sobre: ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Dummye Sooneed
owwnt que fofo o pistolinha pistolando, ignorando o resto do comentário sobre o vídeo ser alterado... e com perfil privado... uuuuh
Fabio Montarroios
tem aquela coisa que chamam de comentarista de site de tecnologia, sabe? alguns desses, rapaz, são piores até q a escória, da escória, da escória, da escória, da escória (e segue) dos comentaristas do... g1. se tivesse uma plaquinha pra premiar comentarista escroto, olha, vc seria forte candidato. apesar, te adiando, o páreo ser duro, viu? se vc olhar em volta, vai ver q vai precisar de muito todynho pra vencê-los.
Fabio Montarroios
me impressiona a quantidade de tolices q vcs escrevem aqui. sério... talvez, veja, apenas talvez, a "imbecil" tenha problemas mentais ou com drogas. talvez, apenas talvez mesmo, a "imbecil", fosse a mãe de alguém fugindo de um tarado (um machinho desses q comenta em sites, sabe?) e agiu de modo desesperado... ou talvez, sob efeito de algum medicamento ou por passar tanto tempo morando nas ruas, perdeu a noção do perigo q os carro (autônomos ou não) representam às pessoas. a "imbecil" estava a poucos metros de uma bike lane... imagina um cilista, não um "imbecil" com aquela "velha", um desses q tb faz comentário em sites de tecnologia, e ao pedalar com sua bike toda moderninha, fosse atropelado? desconfio, talvez, apenas talvez, q seria o caso de ter um comentário cretino a menos neste mundo (além de uma vida a menos, afinal, até esses devem ter alguém por lamentarem suas mortes). outro dia era um cara chamando a mulher de "obstáculo", como gente dando ok pra isso. e assim vamos, com uma horda de trogloditas ditando os rumos das coisas... talvez, apenas talvez, um dia seja vc o atropelado. acho q poderemos chamar vc de imbecil aqui tb, mas, dessa vez, com grande convicção.
Dummye Sooneed
o que impediria dela ter feito a mesma merda, no dia seguinte, fatalmente num carro do google ou da tesla?sistemas melhores e funcionais (eles já tem aliás...)? há também a investigação sobre o fato do vídeo ser alterado pois aquela rua ali não é qualquer rua lá nos istates ENEM tem iluminação porca como mostra aquele vídeo editado.Uber fez caquinha, tentou sair como bonzinho e tá se ferrando mais ainda, eu acho é pouco.
Dummye Sooneed
e não precisam recorrer á edições de vídeo mal feitas para tentar sair como inocentes.
Dummye Sooneed
aí você olha a parte do vídeo onde aquela coisa que chamam de mulher aparece... e a pista magicamente fica clara...o vídeo foi editado pois ali é uma AVENIDA, não uma rua qualquer...
Dummye Sooneed
Skynet...
Neu
Concordo que os sistemas autonomos são mais seguros do que o ser humano, mas você já assistiu os vídeos dos Teslas evitando acidentes? Estão anos luz a frente. Infelizmente o Uber está vacilando muito com o desenvolvimento desta tecnologia e causando, além de mortes, uma má reputação para todos os sistemas do tipo.
Firmino Gomes
concordo 100% contigo. a velha atravessa numa RODOVIA, fora da faixa, a noite! quem tá errado? A atitude de uma imbecil, pode engessar legislações de carros autônomos, que matarão bem menos gente do que os malucos humanos que dirigem. OBS: o povo aqui fala que o sistema do uber é todo bugado e etc, como se fossem os pica da galáxia e já tivessem acesso ao código fonte, e revisado linha a linha o mesmo. TALVEZ, e veja bem que o talvez tá em destaque, o sistema de frenagem desativado pudesse ter salvado a mulher. Mas e ai? o que impediria dela ter feito a mesma merda, no dia seguinte, fatalmente num carro do google ou da tesla? Já foi tarde.
Cleyton
Lembrando que os dois fracassaram a longo prazo.
@Sckillfer
Concorde (Google) vs Concordsky (Uber)Entendedores entenderão.
Carlin
Bom, da a entender que o sistema do Uber não sabe reconhecer muito bem o que esta a sua frente! Já que "o dispositivo original do Volvo XC90 foi desligado para reduzir as chances de ocorrerem comportamentos erráticos." Logo o Uber preferiu desabilitar o freio de emergência com medo que qualquer objeto causa-se a frenagem do veiculo!
DumbSloth87
Entendo a sua p
JulioTenorio
Não dá para analisar por aquele vídeo, a câmera está ajustada para filmar com a quantidade de luz dos faróis, não posso afirmar com certeza, mas geralmente é muito mais visível no olho humano. Além de que temos que lembrar que há outros sensores no carro, esses que deveriam detectar inclusive no escuro ou com outras variáveis.
Cristiano Corrêa Schmidt
A galera ta criticando o carro automato, porem se você assistir o vídeo da colisão, a mulher aparece com a bicicleta do nada na rua que estava muito escura.. Nenhum humano conseguiria identificar a mesma ante para evitar a tragedia... o Sistema identificou sim mas ficou em duvida se era um erro pois foi uma situação muito rápida e de difícil escolha.Claramente os sistemas autômatos tem e podem melhorar, porem mesmo hoje já são muito superiores a um humano dirigindo, então não tenham tanto alarme por causa desse acidente.
Renan
Lembra Titanic. A gente não precisa de tantos botes salva-vidas.
Caleb Enyawbruce
Aí nao ia evitar o acidente nunca... <facepalm>